ILHA SOLTEIRA - SP, É QUASE UM PARAISO!!

ILHA  SOLTEIRA - SP,  É QUASE UM PARAISO!!
OS MEUS JARDINS E QUINTAIS EM MINHA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA !! A Minha Amada, deitada eternamente em berço esplêndido; ao som do Rio Paraná e à luz deste céu profundo!! (Crédito da Foto: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=210844 )

CORAÇÃO CIVIL

PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS CLIC EM II (Pause) NO RÁDIO ACIMA.

__________________________________________

sábado, 10 de outubro de 2009

VÍDEO DOCUMENTÁRIO - BALEIA AZUL

BALEIA AZUL

Vamos falar de um animal que não podemos criar, mas que apresentam grandes curiosidades no reino animal e nos encantam pela sua semelhança e ao mesmo tempo excentricidade.

Considerada o maior mamífero, a baleia, costuma ser um animal muito dócil que apresentam características próprias que nos fascina muito. Como outras espécies a baleia azul não diferente sofreram e sofrem ainda muito pela caça predatória de humanos que tem interesse na sua gordura e óleo já que apenas uma baleia pode render de 70 a 80 barris de óleo e o osso da baleia tem grande importância econômica levando em conta a quantidade de queratina que tem recobrindo a pele, bem antigamente esse animal era caçado apenas pelos méritos de caçar um animal tão grande e imponente como as baleias, porém a intensidade da caça aumentou muito, além dos humanos as baleias azuis filhotes podem ser caçadas por tubarões e baleias orcas. Mas ainda assim é considerada por muitos uma predadora sendo que comem desde plânctons microscópicos a grandes peixes.

As baleias assim como nós humanos respiram por pulmões que são menores que guelras, tem um sangue quente e amamentam seus filhotes com leite,que bebem cerca de 50 galões de leite por dia, através de glândulas mamárias. Já que a visão e o olfato são limitados para comunicarem entre si é através de um som que emitem o qual é extremamente alto e que pode ser ouvido por quilômetros de distancia, o som que a baleia azul emite é considerado um dos mais baixos. As fêmeas podem dar apenas um filhote por vez e a ligação entre mãe e filho são extremamente forte, possuem uma gestação que dura de 11 a12 meses sendo que um filhote nasce com aproximadamente 7 a 8 m e quando adulto se fêmea chega a medir 27m e macho 25m. Embora algumas não migrem a baleia azul no geral é caracterizada por serem migratórios. Migram normalmente no inverno para locais com água que tenham baixas latitudes, na primavera vão em direção aos pólos e no verão é quando se alimentam em águas de alta latitude. Não tem o costume como outras de viverem em grupos grandes, você as encontra normalmente em duplas, mas pode ser vistas sozinhas ou pequenos grupos.

A base de sua alimentação são os krills, um crustáceo parecido com o camarão bem pequeninhos, e para se saciarem precisam de 4-6 toneladas. Elas não dormem profundamente elas tiram alguns cochilos rápidos freqüentemente flutuando perto da superfície dos oceanos já que agüentam ficar com oxigênio nos pulmões durante cerca de 30 minutos e se dormissem profundamente poderiam perder o ar nos pulmões e por incrível que pareça se afogarem por isso ficam perto da superfície.

Elas são encontradas em todos os oceanos do mundo, e dificilmente eram pegas por arpões de mão, porém com o passar dos anos foram aperfeiçoadas armas para enganarem esses animais e elas se tornaram suscetíveis a caça chegando uma época em que 29.000 foram mortas. Hoje elas são protegidas e sua caça é proibida já que sua espécie estava se tornando escassa. Esses animais são de uma inteligência incrível e de uma sensibilidade enorme apesar de seu tamanho assustador uma beleza dos oceanos, a qual temos que ajudar do jeito que pudermos para a sua preservação.


VÍDEO DOCUMENTÁRIO

BALEIA AZUL - UM DOCUMENTÁRIO INTERESSANTE, COM ÁUDIO EM PORTUGUÊS.

UM VÍDEO TAMBÉM INTERSSANTE - UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO COM AS BALEIAS, ATRAVÉS DA MÚSICA.

2 comentários:

Ewerton Macedo. disse...

Muito bom este artigo, goste muito.
Otima explição e belo videos, principalmente o segundo que não tinha conhecimento até então.
Espero ver novas postagem sobre este belo mamifero.

Anônimo disse...

Awesome blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere?
A design like yours with a few simple adjustements would really make my blog stand out.
Please let me know where you got your theme. Thanks

Feel free to visit my homepage: game of war research times