ILHA SOLTEIRA - SP, É QUASE UM PARAISO!!

ILHA  SOLTEIRA - SP,  É QUASE UM PARAISO!!
OS MEUS JARDINS E QUINTAIS EM MINHA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA !! A Minha Amada, deitada eternamente em berço esplêndido; ao som do Rio Paraná e à luz deste céu profundo!! (Crédito da Foto: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=210844 )

CORAÇÃO CIVIL

PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS CLIC EM II (Pause) NO RÁDIO ACIMA.

__________________________________________

quinta-feira, 22 de março de 2012

22 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA ÁGUA



ÁGUA - UM BEM ESSENCIAL À VIDA - CRIAÇÃO DE DEUS !!


Uma gota de sereno, ou um oceano. Em toda e qualquer quantidade a água produz e mantêm a vida na Terra.

Sobre o Dia Mundial da Água

Em dezembro de 1992, a Assembléia Geral da ONU declarou que a partir de 1993, no dia 22 de março de cada ano seria celebrado o Dia Mundial da Água.

Essa decisão baseou-se nas recomendações contidas no capítulo 18 da Agenda 21, que define como objetivo geral assegurar a manutenção da oferta adequada de água de boa qualidade para toda a população do planeta e a preservação das funções hidrológicas, biológicas e químicas dos ecossistemas. Todos os anos a ONU define um tema para ações e reflexão dos estados membros. Em 2010, o tema do Dia Mundial da Água é “Água Limpa para um Mundo Saudável”.

Dia 22 de março é a data escolhida pela Organização das Nações Unidas para celebrar o Dia Mundial da Água. Mais do que uma comemoração, é um momento para conscientizar a população do planeta a respeito dos problemas relativos à escassez deste elemento indispensável à vida. Cerca de dois terços do corpo humano são constituídos de água, assim como a superfície terrestre, que tem dois terços de sua composição líquida. É o elemento que melhor simboliza a essência humana. No entanto, embora a Terra seja conhecida como o "planeta azul", a água disponível para consumo não é tão abundante como se pode imaginar.

PLANETA ÁGUA ?!
CRÉDITO FONTE: http://www2.ana.gov.br/Paginas/imprensa/noticia.aspx?id_noticia=8478


Nosso planeta tem cerca de dois terços só de água. Pela lógica, parece haver água sobrando para a população, não é? Parece um absurdo falar em crise da água?

1.403.311.200 km3 (1,4 bilhão). Esta é a quantidade total de água disponível no mundo.


A água salgada corresponde a 97,63% desse total ou 1.370.104.000 (1,37 bilhão), enquanto a água doce representa 33.207.200 km3 (33,2 milhões) ou 2,36%.


Da quantidade de água doce, 83,72% ou 27.801.200 km3 (27,8 milhões) estão armazenadas nas geleiras. Já 0,20% ou 67.000 km3 (67 mil) estão concentrados na umidade do solo. Na atmosfera, em forma de vapor há outros 0,04% ou 14.000 km3 (14 mil). Para o homem restam 16,3% ou 5.325.000 km3.


Se 1 litro representasse toda a água do mundo, á água doce corresponderia a 23 mililitros (ml), ou menos do que um copinho de café. A água disponível para o homem seria de 3,79 ml.


Dá pra matar a sede? Claro que não!


Some-se a isto o despejo de lixo e esgoto sanitário nos rios, ou ainda as indústrias que jogam água quente nos rios - o que é fatal para os peixes. A pouca água que existe fica ainda mais comprometida. Isto exige a construção de estações de tratamento de esgoto e dessalinização, por exemplo. E exige conscientização para que se evite o desperdício e a poluição, principalmente nas grandes cidades.


Com o objetivo de chamar a atenção para a questão da escassez da água e, conseqüentemente, buscar soluções para o problema, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1992 o Dia Mundial da Água: 22 de março.

Por conta disso, a ONU também elaborou um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água", que trata desse líquido como a seiva do nosso planeta.

Declaração Universal dos Direitos da Água


De acordo com a Declaração Universal dos Direitos da Água, ela é seiva do nosso planeta e condição essencial da vida na terra. Confira os artigos:


Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

A água e nosso futuro

De acordo com a ONU, o uso da água triplicou de 1950 para cá. Para o futuro, estima-se que nos próximos 20 anos o homem vai usar 40% a mais de água do que usa agora.


Antes que esse dia chegue, imagine só como ficarão as pessoas que, no presente, já carecem de água. É o caso de cerca de 200 milhões de pessoas na África hoje e que, no futuro, podem chegar a 230 milhões sofrendo com a escassez de água.


O que pouca gente se dá conta é de que os problemas relacionados à água estão mais ligados à má administração de recursos do que propriamente da escassez natural. Isto quer dizer que o futuro pode ser um pouquinho melhor, se soubermos utilizar a água e criarmos soluções para situações críticas.


No caso das regiões semi-áridas brasileiras, por exemplo, isto fica bem claro: a região tem um índice pluviométrico (quantidade de chuva) bem alto - mais alto até do que de muitas outras regiões. O problema é a irregularidade dessas chuvas, os chamados períodos de "seca". Adaptando-se a essa realidade, é possível manejar o problema da água na região e a vida de muitas pessoas melhoraria! É possível um futuro melhor para a população.

Dicas para usar, sem desperdiçar!

Escovando os dentes: com a torneira fechada, claro! Você só precisa abrir na hora certa, quando vai enxaguar a boca. Assim, você deixa de desperdiçar até 80 litros de água.


Na hora de lavar a louça, atenção: não deixe a torneira aberta enquanto ensaboa e aproveite para enxaguar toda a louça de uma vez só! Com isso você pode deixar de desperdiçar até 100 litros de água! E, já que não custa lembrar, utilize sabão ou detergente biodegradáveis, que não poluem os rios porque se decompõem facilmente.

Quando for lavar o automóvel, use um balde! Pode não parecer, mas enquanto um banho de mangueira de meia hora consome até 560 litros, usando um balde o gasto não passaria de 40. Viu só a diferença? Os maiores desperdícios a gente nem nota...

Lavar a calçada com a mangueira também é um desperdício. Principalmente para quem aproveita para pôr as fofocas em dia enquanto molha o passeio... Por isso, na hora de lavar a calçada, também é melhor usar um balde, evitando-se um gasto que poderia chegar a 280 litros (quinze minutos de esguicho). Mas o melhor mesmo é usar uma vassoura, que dispensa água!

Banhos longos gastam de 95 a 180 litros de água. Banhos rápidos economizam água e energia. E banhos de banheira usam mais água ainda, cerca de 200 litros


Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas


As águas sempre foram companheiras e presença constante em meu caminhos trilhados nos jardins e quintais desde a minha infância e adolescência em Ilha Solteira - SP.

Vista aérea da cidade de Ilha Solteira. Na parte superior da foto está o Rio Paraná.

Rio Paraná em Ilha Solteira - Bacia do lago represado da Usina Hidrelétrica - Os meus Jardins!

No lado direito da foto, o Rio Paraná segue o seu curso normal - Os meus quintais em meus tempos de andanças na infância e adolescência!

No centro e ao lado direito estão o balneário e as Praias Marina e Catarina.
A Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira.

Sua potência instalada é de 3.444,0 MW e tem 20 unidades geradoras com turbinas tipo Francis. A usina foi concluída em 1978. É uma usina com alto desempenho operacional que, além da produção de energia elétrica, é de fundamental importância para o controle da tensão e freqüência do Sistema Interligado Nacional. Sua barragem tem 5.605 m de comprimento e seu reservatório tem 1.195 km2 de extensão.
CRÉDITO: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=210844


Vista aérea da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira.

Com o represamento do rio Paraná pela Usina Hidrelétrica Ilha Solteira, formou - se o terceiro maior reservatório artificial do Brasil, com 21 bilhões e 166 milhões de m3 de água, correspondente a 6 ou 7 vezes o volume de água da Baía da Guanabara. É o paraíso dos amantes de esportes náuticos, lazer e pesca, sendo o terceiro maior reservatório artificial do país. Localização: A montante da Usina Hidrelétrica Ilha Solteira.

Vista aérea do lago da Usina. Abaixo está a Ilha Solteira no Rio Paraná. O nome da cidade é em razão da existência desta Ilha.



SAIBA SOBRE O CAPÍTULO 18 DA AGENDA 21


PROTEÇÃO DA QUALIDADE E DO ABASTECIMENTO DOS RECURSOS HÍDRICOS: APLICAÇÃO DE CRITÉRIOS INTEGRADOS NO DESENVOLVIMENTO, MANEJO E USO DOS RECURSOS HÍDRICOS.
CLIC NO LINK ABAIXO:
http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=18&idConteudo=861


(Para assistir o vídeo clic em II Pause no Player da Rádio ao início do Blog)

Vídeo Planeta Água - Música e composição de Guilherme Arantes.
Fonte: http://www.youtube.com/user/vilmaquinteiro

O video foi realizado pela profª Delzi para o trabalho da Expo 2008 da Escola Novo Horizonte.





22 comentários:

Anônimo disse...

Hey there, You have performed a great job.

I’ll certainly digg it and individually suggest

to my friends. I'm sure they will be benefited from this site.

Feel free to surf to my weblog keeprecipes.com

Anônimo disse...

As I site possessor I believe the content matter here is rattling
magnificent , appreciate it for your hard work. You should keep it up forever!
Good Luck.

Feel free to surf to my blog post ... rincon-luna.no-ip.org

Anônimo disse...

I will immediately grasp your rss feed as I can not
find your email subscription link or e-newsletter service.
Do

you have any? Please permit me understand so that I may just subscribe.
Thanks.

Review my page: http://cartoons.org

Anônimo disse...

I used to be more than happy to seek out this net-site.I wished to thanks
in your time for this wonderful read!! I definitely enjoying every

little little bit of it and I have you bookmarked to take a look at new stuff
you

weblog post.

Also visit my weblog ... clickforu.com

Anônimo disse...

I’ve been exploring for a bit for any high quality articles or blog posts in this kind of
area . Exploring in Yahoo I eventually stumbled upon
this site. Studying this information So i’m

satisfied to convey that I've an incredibly good uncanny feeling I came upon exactly what I needed. I such a lot

for sure will

make sure to don’t forget this site and give it a look on a relentless basis.

Feel free to visit my weblog: Upnonwards.com

Anônimo disse...

Hi, i believe that i saw you visited my web site thus i

got here to “return the favor”.I'm attempting to find things to improve my website!I suppose its

adequate to use some of your ideas!!

Here is my webpage; http://www.natoktube.com

Anônimo disse...

Good post and straight to the point. I am not sure if this is


actually the best place to ask but do you guys have any
ideea where

to hire some professional writers? Thanks :)

Feel free to visit my web blog ... hamzetwasel.com

Anônimo disse...

Great - I should certainly pronounce, impressed with your
web site. I had no trouble

navigating through all the tabs and related info ended up being
truly easy to do

to access. I recently found what I hoped for before you
know it at all. Reasonably unusual. Is

likely to appreciate it for those who add forums or
anything, site theme . a tones way for

your customer to communicate. Nice task..

My web-site http://www.somerco.com/42796

Anônimo disse...

I'm so happy to read this. This is the kind of manual that needs to be given and not the random misinformation that is at the other blogs. Appreciate your sharing this best doc.

Feel free to surf to my blog post: partners.tsfz.info

Sting disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Sting disse...

Hello Val Minillo.

You are a superstar a champion. Your blog posts I've read confirms what I'm talking about.

It seems that the only hydroelectric Island, which is more worked in Brazil, without causing many environmental impacts. I'm in the fight against Belo Monte, along with my friend Raoni and his people.

I also visited the sites of musicians listed on your blog. I personally know Milton Nascimento, Gilberto Gil and Chico Buarque. They are excellent. Lenine Pimentel I've watched his show he is fantastic. Has some sites of musicians you indicate on your blog that is defective and can not find the correct address.

Very good.

Sting. Matthew Gordon,

Anônimo disse...

Nice post. I be taught something tougher on completely different blogs everyday.
It's going to at all times be stimulating to learn content material from different

writers and observe just a little

something from their store. I’d desire to use some with the

content material on my blog whether you don’t mind. Natually I’ll

provide you with a hyperlink on your internet blog. Thanks for sharing.

Also visit my web blog jamballad.com

Anônimo disse...

Howdy just wanted to give you a brief heads up and let you know a
few of the

images aren't loading properly. I'm not sure why but I think its a linking issue.
I've tried it in

two different browsers and both show the same outcome.

Also visit my weblog: gracepub.net

Anônimo disse...

Hi there, You have performed an incredible job.
I will certainly digg it and in my view suggest

to my friends. I'm sure they will be benefited from this web site.

My page http://cuongnguyen.net

Anônimo disse...

Hello! Would you mind if I share your blog with my zynga group?
There's a lot of folks that I think would really appreciate your content.

Please let me know. Many thanks

My homepage: Keeprecipes.com

Anônimo disse...

Fantastic beat ! I wish to apprentice while you amend your

web site, how can i subscribe for a blog site? The account helped me a

acceptable deal. I had been tiny bit acquainted of this your broadcast offered bright clear

idea

Take a look at my website level304media.com

Anônimo disse...

Simply want to say your article is as astounding.

The

clearness to your post is just nice and that i could suppose you are an expert
in this subject. Fine together with your permission

let me to clutch your RSS feed to keep up to date

with forthcoming post. Thanks 1,000,000 and please carry on the rewarding work.


My web blog http://www.23hq.com/dianawellman/story/13838278

Anônimo disse...

I'm really impressed along with your writing talents and also with
the structure to your

blog. Is this a paid subject or did you modify
it

yourself? Either way keep up the excellent quality writing, it’s

rare to peer a great blog like this one nowadays..

Here is my page webpage

Anônimo disse...

Aw, this was a really nice post. In concept I wish to put in
writing

like this additionally - taking time and precise effort to make a very
good article…

but what can I say… I procrastinate alot and not

at all seem to get one thing done.

My web page :: http://blogs.albawaba.com/harrietmitten

Anônimo disse...

I don’t even know how I stopped up here,

but I thought this publish was great. I

don't recognize who you might be however definitely you are going to a well-known blogger if you aren't already ;) Cheers!


Also visit my blog post :: Almoradi Costa Blanca - -

Anônimo disse...

My wife and i felt now joyful when Jordan could finish up

his

researching from the ideas he discovered when using the web

pages. It's not at all simplistic to just happen to be offering information
and facts the rest could have been trying to sell. So we realize we've
got you to be grateful to for this. Those explanations

you've made, the easy blog

navigation, the relationships your site give support to instill - it's
got many fabulous, and it is letting our son in addition to the family feel that
that

matter is brilliant, and that's

really serious. Many thanks for all!

Visit my web blog :: web site ()

Anônimo disse...

I wanted to jot down a brief word to be able to

express gratitude to you for some of the magnificent tactics you are giving
out on this website. My time intensive internet research
has at

the end of the day been paid with pleasant strategies
to talk about with my contacts. I 'd repeat that many of us
readers are quite fortunate to live in a magnificent

community with very many marvellous individuals
with very beneficial pointers. I feel

very much grateful to

have seen your website page and look forward to some more amazing

times reading here. Thanks a lot again for all the details.


Also visit my homepage ... go offshore fishing Spain ()