ILHA SOLTEIRA - SP, É QUASE UM PARAISO!!

ILHA  SOLTEIRA - SP,  É QUASE UM PARAISO!!
OS MEUS JARDINS E QUINTAIS EM MINHA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA !! A Minha Amada, deitada eternamente em berço esplêndido; ao som do Rio Paraná e à luz deste céu profundo!! (Crédito da Foto: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=210844 )

CORAÇÃO CIVIL

PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS CLIC EM II (Pause) NO RÁDIO ACIMA.

__________________________________________

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

DIA DA NÃO-VIOLÊNCIA

30 DE JANEIRO
DIA DA NÃO-VIOLÊNCIA

30 de janeiro é o dia mundial da não-violência. A data ficou sendo uma homenagem ao líder indiano Mahatma Gandhi. Líder pacifista indiano. Principal personalidade da independência da Índia. Seu nome verdadeiro era Mohandas Karamchand Gandhi que nasceu em 1869 e morreu em 1948, ganhou o apelido de Mahatma que significa “grande alma”. Formou-se em direito em Londres e, em 1891, voltou para a Índia a fim de praticar a advocacia.

Dois anos depois, vai para a África do Sul, também colônia britânica, onde inicia o movimento pacifista, lutando pelos direitos dos hindus. Volta à Índia em 1914 e difunde seu movimento, cujo método principal é a resistência passiva. Nega colaboração com o domínio britânico e prega a não violência como forma de luta.

Em 1922, organiza uma greve contra o aumento de impostos, na qual uma multidão queima um posto policial. Detido, declara-se culpado e é condenado à seis anos, mas sai da prisão em 1924. Gandhi lutou pela libertação de seu país das mãos do governo britânico. Os quatro principais pensamentos de Gandhi eram a verdade, o amor, a não-violência e a não-cooperação, aos quais se poderá ainda acrescentar a desobediência civil. Para muitos estudiosos Gandhi havia descoberto o princípio na não-violência observando a vida de Cristo, ledo engano, pois Cristo declarão que não veio abolir a lei, e sim cumpri-la.

Gandhi foi morto no dia 30 de janeiro de 1948 pouco depois da Índia ter conquistada a independência.Hoje, o princípio da não-violência ainda é viável? Como cristãos, devemos lutar por ele? Realmente existiu alguma influencia cristã nas ações de Gandhi?

De acordo com Romanos 13.1-2 “Todos devem respeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aquele que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos”.

Nós, filhos de Deus , podemos ser idealistas sem ser rebeldes. Tenho certeza que uma pessoa pode mudar a história de uma nação ou até o mundo. Ao exemplo de Gandhi e outros como Martin Luther King Jr, e Martinho Lutero, podemos mudar a história de muitas pessoas.

Todos tinham um ideal, um sonho e lutaram por eles até que uma dia puderam ver que a luta não foi em vão, mas com um propósito. Se não fosse a rebeldia de Martinho Lutero, hoje não existiria os protestantes ou os evangélicos, se não fosse por Martin Luther King, hoje os americanos negros e as classes menos favorecidas como os latinos não conquistariam os mesmos direitos dos brancos ou americanos natos, se não fosse por Gandhi talvez a estaria Índia até hoje sob o domínio britânico. Gandhi viveu em uma época conturbada, aonde a Índia vivia sobre o domínio da Inglaterra e de seus próprios conflitos internos, luta entre hindus e mulçumanos.

Os ingleses, sendo representantes de uma cultura cristã, dominavam e oprimiam o povo em nome do que eles chamavam uma Ìndia mais segura, mais ocidental.

Gandhi já tinha criado uma situação de desconforto na África do Sul ao lutar contra a discriminação racial antes de voltar para a Índia e reforçar o desejo pela independência.
A Índia conseguiu liberdade e foi dividida, sendo criado o Paquistão para os mulçumanos. Até hoje o sistema de castas continua oprimindo e matando por lá. Gandhi contribuiu para que houvesse transformação, e com certeza alguns princípios cristãos o influenciaram.

Se ao olharmos para a vida desse homem e concluirmos que sua vida e sua doutrina não foram 100% Cristo, mas conseguiu mudanças significativas, o que diremos de nós, os do Caminho?

Devemos orar para que nós cristãos, irmãos na fé não nos tornemos a casta evangélica mundial, aprisionando Deus em nossos conceitos que não condizem com o verdadeiro caráter e propósito de Jesus Cristo – “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado sera salvo, mas os que não crer sera condenado” – Marcos 16.15
© Copyright 2003 by Refletir.com

GANDHI - O SIMBOLO DA NÃO-VIOLÊNCIA

Mohandas Karamchand Gandhi - Porbandar, 2 de Outubro de 1869 — Nova Déli, 30 de Janeiro de 1948. - "A minha vida é um Todo indivisível, e todos os meus atos convergem uns nos outros; e todos eles nascem do insaciável amor que tenho para com toda a humanidade."
MARTIN LUTHER KING JR. - um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis (para negros e mulheres, principalmente) nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo. Se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. Seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho".

FRANCISCO ALVES MENDES FILHO - CHICO MENDES. Um líder brasileiro assassinado. A sua luta e participação em movimentos de defesa da floresta amazônica e do desenvolvimento sustentável aos povos da floresta (primava pela não-violência) o tornou conhecido internacionalmente. Apesar das saudades eternas, Chico Mendes é muito presente!!

MARTIN LUTERO - CRIADOR DO PROTESTANTISMO. Um homem a serviço de DEUS. Opôs se a Igreja e ao papado romano, em seu comércio pela venda de indulgências. Na época a Igreja praticava os maiores atos de terrorismo sob os preceitos da Inquisição.

4 comentários:

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Boa tarde.
Desconhecia essa data. Interessante.
Respondendo ao seu comentário, recebo lendas de todos os meus antigos alunos. Gosto de trabalhar com os populares porque não precisa ficar queimando a pestana atrás da autoria. Eu leio tanta coisa mal escrita na internet que é de aterrorizar. Chego a conclusão que é por isso que as pessoas não se interessam por ler, como entender algo tão mal escrito, fruto de copia e cola ?
Procuro dar uma outra roupagem as lendas, algumas muitas são da minha infância, contadas pela minha avó materna. Adorava ouvir. E aos poucos, conforme vou lembrando, procuro reescrevê-las.
A história de hoje fala sobre o BERIMBAU.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja Bom domingo para você.
Beijo grande.

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Boa tarde.
Vim agradecer sua visita e dar uma espiada para ver as novidades. Muito obrigada pelo seu carinho para com o meu trabalho.
Hoje eu postei sobre a literatura africana, uma de minha tantas paixões.
Que tenhamos um mês de fevereiro mais calmo, com menos intervenções desse fenômeno "El Ninho". Que as chuvas venham com pouca intensidade.
Beijo grande

o mar e a brisa do prazer de aprender disse...

Tão fácil amar e o Ser Humano complica com violência.
Tenho um presentinho para vc. Passe no meu blog e pegue com muito carinho.

Lusa Piancó Vilar disse...

Conhecemos as pessoas através da manifestação dos seus pensamentos e da valorização que elas dão a determinados comportamentos éticos e morais. Nesta postagem consigo sentir o cheiro de rosas que exala do seu coração em forma de apelo para uma vida de paz. Li várias matérias sobre o "O dia da não Violência", graças a oportunidade de fazer parte do seu "Jardim". Para os que andam por aqui, deixo este endereço: http://www.naoviolencia.org.br/projeto-nao-violencia.htm
Obrigada, pela oportunidade de reflexão!