ILHA SOLTEIRA - SP, É QUASE UM PARAISO!!

ILHA  SOLTEIRA - SP,  É QUASE UM PARAISO!!
OS MEUS JARDINS E QUINTAIS EM MINHA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA !! A Minha Amada, deitada eternamente em berço esplêndido; ao som do Rio Paraná e à luz deste céu profundo!! (Crédito da Foto: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=210844 )

Cidade Gaúcha - Noroeste do Estado do Paraná

Cidade Gaúcha - Noroeste do Estado do Paraná
Meu Lar Cidade!! Aqui sou abençoado em 21 anos de lutas em prol das garantias essenciais de vida ao Povo! (Imagem Google Earth)

OUÇA A RÁDIO DO VAL!! (Se preferir não ouvir clic em Stop)

A LognPlay mantém contratos com o ECAD (Órgão para o repasse dos direitos autorais) e com a ABLF - Associação Brasileira de Licenciamento Fonográfico.

CORAÇÃO CIVIL

PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS CLIC EM II (Pause) NO RÁDIO ACIMA.

__________________________________________

sábado, 24 de julho de 2010

ANIVERSÁRIO DE CIDADE GAÚCHA.

25 de julho - Este é o dia do Aniversário de Cidade Gaúcha!!

Neste 25 de julho de 2010 Cidade Gaúcha comemora 50 Anos!!

Vista aérea de Cidade Gaúha - Paraná (Programa Google Earth).

Etimologia
Cidade: Origina-se do latim “civitas -atis” e designa complexo demográfico formado social e economicamente, por uma concentração populacional não agrícola. (AGC, ABHF).
Gaúcha: Feminino de “gaúcho”. O termo “gaúcho” vem do quíchua “waychu”, adaptado ao espanhol platino “gaúcho”, que designa habitante do campo, oriundo de indígenas, portugueses e espanhóis – o natural do Estado do Rio Grande do Sul, dos pampas. (ABHF, AGC).

Cidade Gaúcha é um município brasileiro do estado do Paraná. Sua população estimada em 2009 era de 11.079 habitantes (IBGE)

Gentílico:   cidade-gauchense ou citadino
Cidade Gaúcha, surgiu do movimento colonizador em busca de terras para o plantio do café. Os primeiros compradores de lotes eram em sua maioria provenientes de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, fato ao qual se deve o nome da cidade. A primeira derrubada da floresta nesta região data de fevereiro de 1951. No início de sua colonização a principal atividade econômica era o café a qual foi dando espaço às grandes áreas de pasto deixando a atividade agrícola em segundo plano e cedendo espaço a pecuária. Criado através da Lei Estadual n° 4.245 de 25 de julho de 1960, e instalado oficialmente em 15 de novembro de 1961, foi desmembrado de Rondon e Cruzeiro do Oeste.

O município, no noroeste do Estado do Paraná, surgiu do movimento colonizador em busca de terras para o plantio do café, devido ao ciclo da cafeicultura. Os primeiros compradores de lotes eram em sua maioria provenientes de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, fato ao qual se deve o nome da cidade. A primeira derrubada da floresta nesta região data de fevereiro de 1951. No início de sua colonização a principal atividade econômica era o café que, com a crise no Brasil, foi dando espaço às grandes áreas de pasto deixando a atividade agrícola relacionada a cafeicultura em segundo plano e cedendo espaço e sendo substituído por outras atividades agrícolas e pecuária.

Segundo FERREIRA (1999), a área que hoje pertencente ao Município de Cidade Gaúcha, pertencia inicialmente ao Município de Peabiru e posteriormente foi elevado a Distrito Administrativo do Município de Rondon. Conforme dito anteriormente, e de acordo com historiadores, a primeira derrubada da floresta nesta região data de fevereiro de 1951, liderada por Lauro Ranulfo Muller. Em 1952, a Imobiliária Ypiranga de Boralli & Held planejou e executou a colonização do local, que com o intuito de atrair famílias da região Sul do Brasil, denominou o município de Cidade Gaúcha. Com Lei Municipal nº 12, de 25 de abril de 1955, criou-se o Distrito Administrativo de Cidade Gaúcha no município de Rondon. Na seqüência, com a Lei Estadual nº 4.245, de 25 de julho de 1960, foi criado o Município de Cidade Gaúcha – data em que é comemorado o dia do aniversário da cidade – cujo território foi desmembrado dos municípios de Rondon e Cruzeiro do Oeste, tendo sua instalação em 15 de novembro de 1961. A primeira eleição municipal realizou-se em outubro de 1961, elegendo para prefeito o Sr. Lauro Ranulfo Muller (1961/65), depois assumiram: Mário Ribeiro Borges (1966/68); Gentil Geraldi (1968/69); Moacir Motta (1970/72); novamente Gentil Geraldi (1973/76); Nelson Enumo (1977/82); Gilberto Pedro Aita (1983/88); Antonio Milton de Oliveira Lucena (1989/92); Ideval Santos Ferrarini (1993/96); Gilberto Pedro Aita (1997/2000); Antonio Milton de Oliveira Lucena (2001/2003), que com seu falecimento assumiu o seu vice, Ideval Santos Ferrarini (2003/2004); ...  ...

Geografia

O município de Cidade Gaúcha possui área total de 403,866 km² sendo apenas 0,94% área urbana (3,808 km²) e o restante, área rural (IBGE, 2004). O município é um dos 61 municípios que compõem a Mesorregião Noroeste do estado do Paraná (figura abaixo), estando localizado à 586 km da capital Curitiba. É membro da Associação dos Municípios da Região de Entre Rios – AMERIOS – fundada em 1970.

Clima

O clima da região em que está situado o município de Cidade Gaúcha é classificado como Sub-Tropical Úmido Mesotérmico, com verões quentes, geadas pouco freqüentes, sem estação seca definida e com chuvas com tendência de concentração nos meses de verão. As temperaturas médias registradas nos meses mais quentes do ano no município são entre 27°C e 29°C, e as dos meses mais frios entre 14°C e 16°C.


Outros documentos e informações sobre Cidade Gaúcha

CADERNO ESTATÍSTICO DO MUNICÍPIO DE CIDADE GAÚCHA – PR (GERADO EM ABRIL DE 2010).  Clic no link abaixo:

http://www.ipardes.gov.br/cadernos/Montapdf.php?Municipio=87820

DADOS BÁSICOS SOBRE CIDADE GAÚCHA – IBGE.
Clic no link abaixo:

http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=410560

OUTROS DADOS SOBRE A FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA DE CIDADE GAÚCHA.
Clic no link abaixo:

http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/parana/cidadegaucha.pdf


Algumas fotos antigas de Cidade Gaúcha!!

Estes registros fotográficos são registros fantásticos da história de nossa Cidade Gaúcha. Eu encontrei esse material na coleçãos de fotos, através do Flick do Frei Wilmar Santin. Ao final estão os links para visualizar as fotos.

Quando acessar o site, clic sobre as fotos para ampliá-las.

(Atenção: As fotos possuem direitos autorais e não podem ser feito cópias ou usadas sem o prévio consentimentodo autor e proprietário).

Links: 

Nenhum comentário: