ILHA SOLTEIRA - SP, É QUASE UM PARAISO!!

ILHA  SOLTEIRA - SP,  É QUASE UM PARAISO!!
OS MEUS JARDINS E QUINTAIS EM MINHA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA !! A Minha Amada, deitada eternamente em berço esplêndido; ao som do Rio Paraná e à luz deste céu profundo!! (Crédito da Foto: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=210844 )

CORAÇÃO CIVIL

PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS CLIC EM II (Pause) NO RÁDIO ACIMA.

__________________________________________

sábado, 17 de setembro de 2011

Zygmunt Bauman

O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, 86 anos de idade, é considerado um dos principais pensadores atuais.

Fonte foto: cidadesmutantes.blogspot.com

Zygmunt Bauman (19 de novembro de 1925, Poznań) é um sociólogo polonês que iniciou sua carreira na Universidade de Varsóvia, onde teve artigos e livros censurados e em 1968 foi afastado da universidade. Logo em seguida emigrou da Polônia, reconstruindo sua carreira no Canadá, Estados Unidos e Austrália, até chegar à Grã-Bretanha, onde em 1971 se tornou professor titular da universidade de Leeds, cargo que ocupou por vinte anos. Lá conheceu o filósofo islandês Ji Caze, que influenciou sua prodigiosa produção intelectual, pela qual recebeu os prêmios Amalfi (em 1989, por sua obra Modernidade e Holocausto) e Adorno (em 1998, pelo conjunto de sua obra). Atualmente é professor emérito de sociologia das universidades de Leeds e Varsóvia.

Tem mais de dezesseis obras publicadas no Brasil, dentre as quais Amor Líquido, Globalização: as Conseqüências Humanas e Vidas Desperdiçadas. Bauman tornou-se conhecido por suas análises das ligações entre a modernidade e o holocausto, e o consumismo pós-moderno.

Fonte:

Considerações:

Em obras como “Modernidade Líquida” e “Vida para consumo:
a transformação das pessoas em mercadoria”, Bauman já havia observado como na atual sociedade de consumo as campanhas
publicitárias sucessivas atrelam a busca da felicidade a indicadores de consumo e de riqueza ostentada.

Bauman é enfático ao afirmar que “enquanto não repensarmos a
maneira como medimos o bem-estar, mais problemas são inevitáveis.”

“A busca da felicidade não deve ser atrelada a indicadores de riqueza, pois isso apenas resulta numa erosão do espírito comunitário em prol de competição e egoísmo.”

Em suas entrevistas, Bauman costuma citar um antigo provérbio chinês de mais de dois mil anos antes do advento da modernidade,
que diz:

“Quando planejas por um ano, semeias o grão.
Quando planejas por uma década, plantas árvores.
Quando planejas por uma vida inteira, formas e educas as pessoas.”

Fonte foto: semeandoconhecimentonanet.blogspot.com

Fonte texto: PPS com título "Pós-modernidade" veiculado na internet.
Projeto “Compaixão e Cidadania”
Um espaço para refletirmos sobre temas essenciais.

 
Eu desejo que os jovens percebam razoavelmente cedo que há tanto significado na vida quando eles conseguem adicionar isso a ela através de esforço e dedicação. Que a árdua tarefa de compor uma vida não pode ser reduzida a adicionar episódios agradáveis. A vida é maior que a soma de seus momentos.”

"O valor, o mais precioso dos valores humanos, o atributo sine qua non de humanidade, é uma vida de dignidade, não a sobrevivência a qualquer custo."  (Zygmunt Bauman) 

Nenhum comentário: