ILHA SOLTEIRA - SP, É QUASE UM PARAISO!!

ILHA  SOLTEIRA - SP,  É QUASE UM PARAISO!!
OS MEUS JARDINS E QUINTAIS EM MINHA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA !! A Minha Amada, deitada eternamente em berço esplêndido; ao som do Rio Paraná e à luz deste céu profundo!! (Crédito da Foto: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=210844 )

CORAÇÃO CIVIL

PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS CLIC EM II (Pause) NO RÁDIO ACIMA.

__________________________________________

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Aniversário de ILHA SOLTEIRA!!

15 de outubro é o aniversário de ILHA SOLTEIRA: 42 ANOS !!

Crédito Fonte:

A Estância Turistica de Ilha Solteira é quase o paraíso!! Uma Cidade de primeiro mundo. A capital da Cultura!!

Ilha Solteira
A identidade desta terra rica e famosa caracteriza-se pela soma da cultura, tradições e costumes dos diversos povos que a compõem e dos atrativos de rara e grande beleza que a diferenciam dos municípios de toda a região dos Grandes Lagos.
Ilha Solteira é única e todos que a visitam, encantam-se com tudo o que oferece: desde a infra-estrutura básica constituída de todos os benefícios para a sua população, como suas belezas incomparáveis como é o caso da UHE Ilha Solteira, suas magníficas praias, o Centro de Conservação da Fauna Silvestre, a pesca e outros tantos que a tornam um centro diversificado de serviços e atrativos só encontrados em pólos turísticos de determinada complexidade.
Localização:

A cidade de Ilha Solteira localiza-se no extremo noroeste do estado de São Paulo, na divisa com Mato Grosso do Sul, na margem paulista do Rio Paraná, logo abaixo da confluência com o rio São José dos Dourados. Limita-se, ao Norte, com Rubinéia; ao Sul, com Itapura; ao Leste, com Pereira Barreto; ao Oeste, com Selvíria; ao Nordeste, com Suzanápolis e ao Sudeste, com Andradina. Está a 680 km da capital.
Fonte: http://www.ilhasolteira.sp.gov.br/


Estância turística
Ilha Solteira é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais. Assim, a cidade dispõe de hotéis, pousadas e casas de veraneio para aluguel, oferecendo também boas opções de restaurantes que servem pratos típicos da região.

Cultura
Ilha Solteira possui cultura e turismo ricos e diversificados, como consequência da miscigenação de brasileiros oriundos de várias regiões brasileiras para construção da UHE. A cidade se evidenciou culturalmente em âmbito regional e estadual devido à qualidade da sua produção cultural. Em meados de 2001, Ilha Solteira recebeu o título de "Capital da Cultura" em função da grande proporção de pessoas que tem alto grau de instrução, que estudam e/ou exercem alguma atividade artística-cultural no município. Na cidade ocorrem eventos de grande repercussão regional, tais como: Feiras Agropecuárias e Comerciais, Feiras de Artesanato, Festivais de MPB, Torneios de Pesca Esportiva, Semanas das Engenharias, Reuniões e Congressos Técnico-Científicos.

Ilha Solteira é a única cidade em toda a América do Sul com um Professor Doutor para cada 150 habitantes. Em cada 12 ilhenses, um é estudante. Em cada 33, um é praticante de arte.

Crédito Fonte:

História
Fundação: 15 de outubro de 1968 (42 anos)

Foi uma das poucas cidades planejadas do Brasil, nasceu em 1968 para abrigar os trabalhadores da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira. Localizada próxima à divisa de São Paulo com o Mato Grosso do Sul já teve uma população de mais de 30 mil habitantes. Sua infra-estrutura tem ruas organizadas, iluminação, água e saneamento básico para toda a população. Construída e administrada pela CESP, na época, Centrais Elétricas de São Paulo e depois Cia. Energética de São Paulo, passou de distrito especial de Pereira Barreto a município em 1992.

Em outubro de 1970 a nomenclatura das vias e logradouros da cidade foram estabelecidos de acordo com o mapa do Brasil, onde cada alameda corresponde ao nome de um estado e cada quadra, chamada de "Passeio" recebeu o nome de um município do estado a que se refere à alameda.

Ilha Solteira: É uma ilha fluvial situada a 800m da jusante da UHE, batizada assim, devido à existência a 12 quilômetros dela, de um arquipélago fluvial com cinco ilhas, cujo o nome é "Cinco Ilhas". Desta forma, a ilha em questão, por estar sozinha, foi denominada "Ilha Solteira". A ilha é repleta de espécies nativas da fauna e da flora regional, possui 2000 metros de comprimento com cerca de 300 metros de largura. Seu acesso se faz pelo Porto de Navegação, situado à margem esquerda do rio Paraná.

Praia Catarina
Praia Marina
Este Artigo sobre o 42º Aniversário de Ilha Solteira, é também uma homenagem ao jovem amigo Fernando Schiavon Canonico de Cidade Gaúcha - PR; estudante de Agronomia em Ilha Solteira - SP.
Fernandinho é uma amigo nota 1000!!!

Pude ser seu companheiro no Curso Técnico em Meio Ambiente, na Cidade de Paranavaí - PR.

Quem o conhece e tem o prazer e a satisfação de sua amizade, pode se considerar uma pessoa abençoada na vida.

Amigo como o Fernandinho é coisa pra se guardar dentro do peito - Sempre nos Jardins dos Nossos Corações!! Que a sua formação e estadia em Ilha Solteira, possa ajudá-lo nas suas missões de construção de um mundo melhor.
Para saber muito mais sobre Ilha Solteira, acesse os sites abaixo:

Um comentário:

Gerson Grind Noise disse...

Bom dia adorei seu blog vou divulgá-lo a começar pela cidade linda que é Ilha solteira,eu particularmente adoro lugares que tem água,sou paulista más moro aqui em Belém do Pará a quase três anos!Parabéns pelas músicas esclhidas,todas são de gostosas de se ouvir...não sei se é pelo mesmo gosto musical,más são as mesmas músicas que eu coloco para meu filho de um ano ouvir...Abraço Feliz 2014...Gerson vieira.