ILHA SOLTEIRA - SP, É QUASE UM PARAISO!!

ILHA  SOLTEIRA - SP,  É QUASE UM PARAISO!!
OS MEUS JARDINS E QUINTAIS EM MINHA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA !! A Minha Amada, deitada eternamente em berço esplêndido; ao som do Rio Paraná e à luz deste céu profundo!! (Crédito da Foto: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=210844 )

Cidade Gaúcha - Noroeste do Estado do Paraná

Cidade Gaúcha - Noroeste do Estado do Paraná
Meu Lar Cidade!! Aqui sou abençoado em 21 anos de lutas em prol das garantias essenciais de vida ao Povo! (Imagem Google Earth)

OUÇA A RÁDIO DO VAL!! (Se preferir não ouvir clic em Stop)

A LognPlay mantém contratos com o ECAD (Órgão para o repasse dos direitos autorais) e com a ABLF - Associação Brasileira de Licenciamento Fonográfico.

CORAÇÃO CIVIL

PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS CLIC EM II (Pause) NO RÁDIO ACIMA.

__________________________________________

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dia do Mar

DIA DO MAR
CRÉDITO: http://cienciaevida.atarde.com.br/wp-content/uploads/2009/07/ondas_mar_oceano.jpg

Os oceanos e os mares guardam 97,5% de toda água do planeta. É muita coisa! Todo esse volume de água salgada (mais a água doce dos rios, lagos e a existente na superfície do solo) se evapora com o calor do sol e forma as chuvas.


Os oceanos também são fontes de alimento para o homem (fornecem peixes e outros animais, por exemplo) e de oxigênio para o meio ambiente (por meio das algas marinhas e de outras plantas), além de possibilitarem o transporte de pessoas e de mercadorias através da navegação. Ah! E como se não bastasse tudo isso, as águas dos oceanos formam as praias no litoral de muitos países. E nosso país é cheio delas!


Existem três oceanos. O Pacífico é o maior deles, representando 50% de toda água salgada do planeta. Está localizado entre a Ásia, a América e a Austrália. O Atlântico é o oceano mais navegado e se estende pela costa leste da América, pela Europa e pela costa oeste da África. O Índico é o menor dos três oceanos e banha a África, a Ásia e a Austrália.

FONTE: http://www.ibge.gov.br/7a12/voce_sabia/datas/data.php?id_data=52


BALEIAS - AS RAINHAS DA FAUNA MARINHA

CRÉDITO: http://alexandretripeiro.blogs.sapo.pt/2008/01/ (ORIGEM DA FOTO)

O mar representa uma importante fonte de alimento, emprego, energia e divisas para as nações com aberturas na costa marítima. Sendo assim, as questões relacionadas aos oceanos assumem importância fundamental para o povo brasileiro. Nos vários ambientes da costa brasileira povoa uma grande diversidade de organismos marinhos representando importantes recursos econômicos e naturais.


Muitos destes recursos são ainda desconhecidos e podem representar reservas econômicas de grande importância na economia futura do Brasil. Estrategicamente, o mar brasileiro é uma opção de desenvolvimento sócio-econômico para o País nos próximos anos. Por esta razão, os Ministérios da Ciência e tecnologia, do Meio Ambiente e da Amazônia Legal, da Marinha e da Agricultura e Abastecimento desenvolveram planos setoriais específicos para os assuntos do mar brasileiro.

A grande riqueza genética dos ecossistemas marinhos brasileiros representa imenso potencial pesqueiro, biotecnológico, mineral e energético. Estes recursos devem ser considerados patrimônio natural e econômico do nosso País e não devem ser desperdiçados através da degradação ambiental e exploração excessiva a ponto de comprometer a sustentabilidade a médio e a longo prazo.

Também de grande importância são os recursos humanos e culturais que se desenvolveram ao longo da costa. Estes recursos estão diretamente associados com a sustentabilidade exploratória dos recursos pesqueiros através da pesca artesanal e do turismo costeiro através das comunidades tradicionais da orla marítima – folclore, tradições, estilo de vida. Entretanto, a vulnerabilidade desse patrimônio sócio-ambiental está ameaçada pela falta de planejamento na ocupação e nas ações das atividades humanas na zona costeira.

Quando se pensa em recursos do mar, imediatamente se associam tais pensamentos com os produtos da pesca, tais como peixes, camarões, lagostas ou com os recursos de lazer como praias, mergulho, náutica; porém, as riquezas marinhas utilizáveis pelo homem são muito maiores.

Cerca de 71% da superfície da terra é coberta pelo mar e vários grupos animais são predominantemente ou exclusivamente marinhos. Portanto, o potencial genético marinho é inestimável e ainda inexplorado. As empresas de biotecnologia descobrem a cada ano vários elementos com potencial de uso industrial provenientes de organismos marinhos. Estes elementos podem ser utilizados na fabricação de tintas, filmes fotográficos, antibióticos, cervejas, xampus, moldes dentários, na lavoura e na ração animal, entre muitos outros. Além disso, a exploração de petróleo e de recursos minerais, a construção naval e a portuária, a pesca em áreas oceânicas, a maricultura e os serviços associados são importantes atividades geradoras de emprego, de serviços, de tecnologia e de produtos, relevantes à economia nacional.

ASPECTO DO OCEANO PACÍFICO E O OCEANO ATLÂNTICO ENVOLVENDO A AMÉRICA DO SUL.

CRÉDITO: PROGRAMA SOFTWARE GOOGLE EARTH


ESTA POSTAGEM NO DIA DO MAR É DEDICADA AO NAVEGADOR AMYR KLINK

AMYR KLINK - UM SER HUMANO ILUMINADO. NAVEGADOR E CONHECEDOR DOS MARES.

CRÉDITO: http://www.portalms.com.br/adm/imagens/%7B424FDDB2-10DA-4C77-BAB1-63E366BDA09C%7D_1288012857Amyr_Klinkcapasite.jpg

Amyr Klink é autor de feitos únicos, como atravessar o Atlântico sul a remos e em solitário numa viagem e aventura fantásica, a qual completou em exatos 100 dias . É um dos maiores navegadores polares do mundo. Seus feitos orgulham o Brasil e são verdadeiras realizações da arte de navegar.

Trecho do Livro de Amyr Klink - CEM DIAS ENTRE CÉU E MAR:

"Dias inteiros de calmaria, noites de ardentia, dedos no leme e olhos no horizonte, descobri a alegria de transformar distâncias em tempo. Um tempo em que aprendi a entender as coisas do mar, a conversar com as grandes ondas e não discutir com o mau tempo. A transformar o medo em respeito, o respeito em confiança. Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer”.

A LÂMPADA FLUTUANTE - O BARCO COM O QUAL, NO ANO DE 1984, AMYR KLINK ATRAVESSOU A REMOS O OCEANO ATLÂNTICO - DA ÁFRICA AO BRASIL, EM CEM DIAS DE VIAGEM. O BARCO FOI PROJETADO E CONSTRUÍDO POR AMIR KLINK.
CRÉDITO: http://static.panoramio.com/photos/original/7558823.jpg

ASPECTO DO INTERIOR DO BARCO DE AMYR KLINK

CRÉDITO: http://www.veleiro-aragem.com/AmyrKlinkNoPararty.JPG

CAPA DO LIVRO - CEM DIAS ENTRE CÉU E MAR - DE AMYR KLINK - 17ª EDIÇÃO

CRÉDITO: http://images.quebarato.com.br/photos/big/C/3/3A94C3_1.jpg

CAPA DO LIVRO - CEM DIAS ENTRE CÉU E MAR - DE AMYR KLINK - ÚLTIMAS EDIÇÕES.

ESTE LIVRO É FACILMENTE ENCONTRADO EM BIBLIOTECAS NOS COLÉGIOS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL - NO ESTADO DO PARANÁ.

É UM LIVRO FANTÁSTICO!! EU O LI TRÊS VEZES!! HÁ RELATOS FASCINANTES, DENTRE ELES, DESTACO ALGUNS NARRADOS POR AMYR:

1 - A OPORTUNIDADE DE PODER VISLUMBRAR A SI PRÓPRIO REFLETIDO NO OLHO DE UMA BALEIA.

2 - VISLUMBRAR UM ARCO-ÍRIS NOTURNO.

ALÉM DE OUTRAS NARRAÇÕES FANTÁSTICAS!! FATOS QUE ENTENDO, SOMENTE DEUS PODERIA PROPORCIONAR A UM SER HUMANO COMO O AMYR.

ESTE LIVRO É DE FÁCIL COMPREENSÃO PELO GLOSSÁRIO EXISTENTE, PELAS CARTAS E MAPAS NÁUTICAS INSERIDOS NO LIVRO.

RECOMENDO!! VOCÊ IRÁ SE APAIXONAR POR ESTA OBRA LITERÁRIA. É TAMBÉM UMA ÓTIMA FORMA DE PRESENTEAR ALGUÉM.

CRÉDITO: http://www.sebodomessias.com.br/loja/imagens/produtos/produtos/57641_1552.jpg

PARA SABER MAIS SOBRE AMYR KLINK ACESSE O SITE OFICIAL DE AMIR:
http://www.amyrklink.com.br/conteudo.php?page=biografia

DEDICO TAMBÉM ESTA POSTAGEM NO DIA DO MAR EM HOMENAGEM AO MEU IRMÃO ALESSANDRO MINILLO

CRÉDITO: ALESSANDRO MINILLO.

ALESSANDRO MINILLO É TAMBÉM UM SER ILUMINADO E ABENÇOADO. UM PROFUNDO CONHECEDOR DAS CIÊNCIAS RELACIONADAS ÀS ÁGUAS.

Possui graduação em Oceanologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1995), mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica pela Universidade do Rio Grande (2000) e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de São Carlos (2005). Tem experiência na área de Limnologia e Ecologia Aquática, com ênfase em estudos de ecologia e ecotoxicologia de cianobactérias, atuando principalmente nos seguintes temas: cianotoxinas, ecotoxicologia; eutrofização, bioensaio. Atualmente é pesquisador associado da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - UNESP, onde desenvolve projeto de pesquisa como Jovem Pesquisador FAPESP em estudos de biofiltração e biodegradação de cianotoxinas, pesticidas e compostos farmacológicos em águas destinadas ao abastecimento público.
CRÉDITO: ALESSANDRO MINILLO

PARA SABER MAIS SOBRE ALESSANDRO MINILLO, CONSULTE O CURRÍCULO:


VÍDEO SOBRE AMIR KLINK - DO LIVRO "MAR SEM FIM"

AMIR KLINK LENDO UM TRECHO DE SEU LIVRO

ABAIXO, UM VÍDEO EXIBIDO NO PROGRAMA FANTÁSTICO - REDE GLOBO DE TV A HUMANIDADE ESTÁ DANDO A SENTENÇA DE MORTE AO PLANETA TERRA. AQUELE SIMPLES PAPEL DE BALA JOGADO NAS RUAS DAS CIDADES, JUNTO COM AS GARRAFAS PLÁSTICAS E OUTROS TIPOS DE LIXOS PODE ESTAR INDO AOS OCEANOS...


UM VÍDEO SOBRE A POLUIÇÃO DO OCEANO PACÍFICO

Nenhum comentário: