ILHA SOLTEIRA - SP, É QUASE UM PARAISO!!

ILHA  SOLTEIRA - SP,  É QUASE UM PARAISO!!
OS MEUS JARDINS E QUINTAIS EM MINHA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA !! A Minha Amada, deitada eternamente em berço esplêndido; ao som do Rio Paraná e à luz deste céu profundo!! (Crédito da Foto: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=210844 )

Cidade Gaúcha - Noroeste do Estado do Paraná

Cidade Gaúcha - Noroeste do Estado do Paraná
Meu Lar Cidade!! Aqui sou abençoado em 21 anos de lutas em prol das garantias essenciais de vida ao Povo! (Imagem Google Earth)

OUÇA A RÁDIO DO VAL!! (Se preferir não ouvir clic em Stop)

A LognPlay mantém contratos com o ECAD (Órgão para o repasse dos direitos autorais) e com a ABLF - Associação Brasileira de Licenciamento Fonográfico.

CORAÇÃO CIVIL

PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS CLIC EM II (Pause) NO RÁDIO ACIMA.

__________________________________________

terça-feira, 8 de março de 2011

Livro dos Salmos

A Bíblia Sagrada

Livro dos Salmos

Salmos ou Tehilim (do hebraico תהילים, Louvores) é um livro do Tanakh (fazendo parte dos escritos ou Ketuvim) e da Bíblia Cristã, vem depois do Livro de Jó e antes do Livro dos Provérbios. Constitui-se de 150 (ou 151 segundo a Igreja Ortodoxa) cânticos e poemas que são o coração do Antigo Testamento, é a grande síntese que reúne todos os temas e estilos dessa parte da Bíblia, utilizados pelo antigo Israel como hinário no Templo de Jerusalém, e hoje são utilizados como orações ou louvores, no Judaísmo, no Cristianismo e também no Islamismo (o Corão refere os salmos como "um bálsamo"). Tal fato, comum aos três monoteísmos semitas, não tem paralelo, dado que judeus, cristãos e muçulmanos acreditam nos Salmos que foram escritos em hebraico, depois traduzidos para o grego e latim.

Origens
A autoria da maioria dos salmos é atribuída ao rei Davi, o qual teria escrito pelo menos 73 poemas. Asafe é considerado o autor de 12 salmos. Os filhos de Corá escreveram uns nove e o rei Salomão ao menos dois. Hemã, com os filhos de Corá, bem como Etã e Moisés, escreveram no mínimo um cada. Todavia, 51 salmos seriam tidos de autoria anônima.

O período em que os salmos foram compostos varia muito, representando um lapso temporal de aproximadamente um milênio, desde a data aproximada de 1440 a.C., quando houve o êxodo dos Israelitas do Egito até o cativeiro babilônico, sendo que muitas vezes esses poemas permitem traçar um paralelo com os acontecimentos históricos, principalmente com a vida de Davi, quando, por exemplo, havia fugido da perseguição promovida pelo rei Saul ou quanto ao arrependimento pelo seu pecado com Bate-Seba.

Poemas de louvor, os salmos foram inicialmente transmitidos através da tradição oral e a fixação por escrito teve lugar, sobretudo através do movimento de recolha das tradições israelitas, iniciado no exílio babilônico pelo profeta Ezequiel (séculos VII-VI a.C.). Como tal, muitos destes textos são muito anteriores, sendo bastante difícil a sua crítica do ponto de vista literário estritos. Ainda assim, tendo em conta a comparação com a literatura poética coeva do Egito, da Assíria e da Babilônia, pode-se afirmar que estes poemas de Israel são um dos expoentes da poesia universal.

Os salmos, em termos de conteúdo, possuem estrutura coerente, o que também pode ser observado em passagens do Antigo Testamento e em obras literárias do Oriente Médio da Antiguidade.

Tal como em outras tradições culturais, também a poesia hebraica andava estreitamente associada à música. Assim, embora não seja de se excluir para os salmos a possível recitação em forma de leitura, "todavia, dado o seu gênero literário, com razão são designados em hebraico pelo termo Tehillim, isto é, «cânticos de louvor», e, em grego psalmói, ou seja, «cânticos acompanhados ao som do saltério», ou ainda: oração cantada e acompanhada com instrumentos musicais.

De fato, todos os salmos possuem um certo caráter musical, que determina o modo como devem ser executados. E assim, mesmo quando o salmo é recitado sem canto, ou até individualmente ou em silêncio, a sua recitação terá de conservar este caráter musical.
Os salmos acabaram por constituir um hinário litúrgico para uso no templo de Jerusalém, do qual transitaram quer para a sinagoga judaica, quer para as liturgias cristãs.

Na Igreja Católica, os 150 salmos formam o núcleo da oração cotidiana: a chamada Liturgia das Horas, também conhecida por Ofício Divino e cuja organização remonta a São Bento de Núrsia. A oração conhecida por rosário, com as suas 150 Ave Marias, formou-se por analogia com os 150 salmos do Ofício.

Os salmos são também poesia, que é a forma mais apropriada para expressar os sentimentos diante da realidade da vida permeada pelo mistério de Deus, o aliado que se compromete com o homem para com ele construir a história. É Deus participando da luta pela vida e liberdade. Dessa forma, os salmos convidam para que também nós nos voltemos com atenção para a vida e a história. Nelas descobrimos o Deus sempre presente e disposto a se aliar, para caminhar na luta pela construção do mundo novo.

Os salmos supõem o contexto maior de uma fé que nasce da história e constrói história. Seu ponto de partida é o Deus libertador que ouve o clamor do povo e se torna presente, dando eficácia à sua luta pela liberdade e vida (Ex 3,7-8). Por isso, os salmos são as orações que manifestam a fé que os pobres e oprimidos têm no Deus aliado. Como esse Deus não aprova a situação dos desfavorecidos, o povo tem a ousadia de reivindicar seus direitos, denunciar a injustiça, resistir aos poderosos e até mesmo questionar o próprio Deus. São orações que nos conscientizam e engajam na luta dentro dos conflitos, sem dar espaço para o pieguismo, o individualismo ou a alienação.

O livro dos Salmos é um dos mais citados pelos escritores do Novo Testamento. O próprio Jesus orava os salmos, e sua vida e ação trouxeram significado pleno para o sentido que essas orações já possuíam. Depois dele, os salmos se tornaram a oração do novo povo de Deus, comprometido com Jesus Cristo para a transformação do mundo, em vista da construção do Reino.

Vários salmos são considerados pelos teólogos como proféticos ou messiânicos, pois referem-se à vinda do Cristo e, por isso, existem muitas citações de versos dos salmistas no Novo Testamento com o propósito de provar o cumprimento das profecias na pessoa de Jesus.

O Salmo 150 constituiria uma doxologia, ou arremate de louvor do livro.


Para Saber mais sobre o Livro de Salmos clic no link acima.



Os Salmos Bíblicos e os seus significados

Os Salmos Bíblicos sempre são orados com fé e existem salmos para as mais diversas situações em nosso dia-a-dia. Muitas são as intenções pedidas em orações e em reflexões  através dos Salmos. Quando oramos o nosso Anjo da Guarda se aproxima de nós e é um intercessor por nossas orações.

Salmo 1 - Para  alcançar um objetivo especial em suas vidas.
 
Salmo 2 - Para iluminar as pessoas em um momento de dor.

Salmo 3 - Para fortalecer o espírito e ajudar a realizar trabalhos difíceis.

Salmo 4 - Para aliviar o coração e  vencer honestamente causas judiciais.

Salmo 5 - Para afastar energias negativas.

Salmo 6 - Para ter uma vida tranqüila e receber auxilio nas horas de provações.

Salmo 7 - Para pedir proteção e afastar a inveja e os problemas que impedem a felicidade a dois.

Salmo 8 - Para combater o desânimo e a depressão.
 
Salmo 9 - Para manter a esperança sempre viva, principalmente nos casos de doenças graves.
  
Salmo 10 - Para trazer alívio nos momentos de solidão, desamparo e dor.
  
Salmo 11 - Para anular as influências negativas, conquistar paz interior.
  
Salmo 12 - Para demonstrações de carinho e livre de falsidades.
  
Salmo 13 - Para fortalecer a fé.
  
Salmo 14 - Para obter auxílio do próximo nos momentos de intrigas.
  
Salmo 15 - Para desembaraçar negócios complicados, como divórcios, paternidade e heranças.
  
Salmo 16 - Para receber um conselho certo em uma decisão importante.
  
Salmo 17 - Para receber uma graça no campo afetivo ou profissional.
  
Salmo 18 - Para agradecer uma bênção alcançada, como a cura de uma doença.
  
Salmo 19 - Para iluminar a intuição, atrair a sorte e o êxito.
  
Salmo 20 - Para trazer tranqüilidade ao espírito e equilíbrio ao corpo.
  
Salmo 21 - Para aumentar a sintonia entre os casais, promover a felicidade conjugal e afastar as traições.
  
Salmo 22 - Para estimular a força de vontade diante das provações apresentadas pela vida.
  
Salmo 23 - Para afastar as aflições do espírito, as pessoas falsas.
  
Salmo 24 - Para fortalecer a fé e obter a misericórdia de Deus.
  
Salmo 25 - Para sintonizar à distância pessoas que se deseja encontrar e não se sabe onde estão.
  
Salmo 26 - Para acalmar os nervos, afastar o medo.
  
Salmo 27 - Para afastar falsos amigos.

Salmo 28 - Para ter luz e proteção nos seus caminhos.
  
Salmo 29 - Para respeitar pais e idosos.
  
Salmo 30 - Para captar as mensagens transmitidas pelos salmos e obter grandes vitórias.
  
Salmo 31 - Para conquistar a liberdade.
  
Salmo 32 - Para viver em harmonia com todos ao seu redor.

Salmo 33 - Para cumprir as suas tarefas com boa vontade e alegria.
  
Salmo 34 - Para proteger as pessoas perseguidas injustamente.
  
Salmo 35 - Para proteger os animais contra o extermínio.
  
Salmo 36 - Para agilizar as mudanças referentes à obtenção de ganhos, novos negócios e para acelerar processos judiciais.
  
Salmo 37 - Para receber graças no casamento, na maternidade e para ter prosperidade em todos os campos.
  
Salmo 38 - Para alcançar a libertação, preservando a paz interior.
  
Salmo 39 - Para ter sucesso em concursos públicos, vestibulares ou seleção para empregos.
  
Salmo 40 - Para receber auxílio nos momentos de sofrimento, como perdas de pessoas queridas, separações dolorosas ou traições.
  
Salmo 41 - Para trazer muita paz ao amor.
  
Salmo 42 - Para trazer mais paz de espírito e atrair a proteção de Deus.
  
Salmo 43 - Para atrair energias positivas e desenvolver a compreensão.
  
Salmo 44 - Para estimular a confiança, a fé e a paciência.
  
Salmo 45 - Para superar as dificuldades e atrair sorte.
  
Salmo 46 - Para agradecer bênçãos, vitórias, e alegria alcançadas.
  
Salmo 47 - Para afastar aflições do relacionamento afetivo.
  
Salmo 48 - Para atrair sabedoria nos momentos de decisão.
  
Salmo 49 - Para a preservação da natureza: florestas, campos, jardins e espécies em extinção.
  
Salmo 50 - Para receber o perdão de Deus.



Salmo 51 - Para usar de maneira correta o talento, a popularidade e a sabedoria para se destacar.
  
Salmo 52 - Para se prevenir contra opressão, tristeza e  maldade.
  
Salmo 53 - Para afastar as pessoas perigosas, invejosas.
  
Salmo 54 - Para se proteger contra as perseguições de inimigos.
  
Salmo 55 - Para afastar inimigos impiedosos.
  
Salmo 56 - Para pedir misericórdia e lutar contra injustiças e todos os tipos de energias negativas.
  
Salmo 57 - Para impedir a entrada de falsidades, mentiras, miséria, medos e dúvidas na sua vida.
  
Salmo 58 - Para se proteger de ladrões e todo tipo de opressão.
  
Salmo 59 - Para afastar as tristezas trazidas pelo mundo em geral.
  
Salmo 60 - Para auxiliar nas causas políticas em favor da Humanidade.
  
Salmo 61 - Para a nação conquistar o reconhecimento merecido, preservar a saúde e favorecer os governantes, de acordo com a vontade divina.
  
Salmo 62 - Para viver em abundância.
  
Salmo 63 - Para pedir proteção contra mentiras, maldades, etc.
  
Salmo 64 - Para esclarecer verdades ocultas e revelar mistérios que bloqueiam sua vida.
  
Salmo 65 - Para combater tristezas e amarguras, ansiedade, depressão e desinteresse pela vida.
  
Salmo 66 - Para o recomeço de uma vida normal após longos períodos de batalha.
  
Salmo 67 - Para atrair a prosperidade às empresas, lavouras e aos trabalhadores.
  
Salmo 68 - Para auxiliar na realização de trabalhos difíceis e obtenção de vitória sobre os adversários.
  
Salmo 69 - Para ter sucesso em tratamentos médicos e cirurgias complicadas.
  
Salmo 70 - Para superar humilhações, proporcionando confiança e força moral.
  
Salmo 71 - Para atrair paz e justiça para todos, visando a fraternidade.
  
Salmo 72 - Para auxiliar o tratamento das doenças dos membros, dos rins e do coração. Combate problemas mentais e vícios em geral.
  
Salmo 73 - Para se defender de pessoas desonestas e tristezas causadas por eles.
  
Salmo 74 - Para combater a tristeza, a ansiedade, e dormir com tranqüilidade.
  
Salmo 75 - Para trazer o fim de tantas batalhas e guerras pessoais.
  
Salmo 76 - Para conquistar o amor, viver feliz e sem as preocupações.
  
Salmo 77 - Para atrair o equilíbrio entre corpo e espírito.
  
Salmo 78 - Para afastar o desespero, e atrair a alegria de viver.

Salmo 79 - Para ser valorizado em seu trabalho e se destacar pelas suas capacidades.

Salmo 80 - Para se proteger contra calúnias, e combater as energias negativas.
  
Salmo 81 - Para restabelecer a paz entre as pessoas e fortalecer os justos.
  
Salmo 82 - Para ajudar a Humanidade a se livrar das explorações religiosas.
  
Salmo 83 - Para acalmar os corações de pessoas más e invejosas.

Salmo 84 - Para abençoar os doentes que estão hospitalizados.

Salmo 85 - Para clarear todos os seus caminhos rumo ao sucesso.

Salmo 86 - Para receber apoio de amigos, e também dos anjos.

Salmo 87 - Para comemorar as graças recebidas.

Salmo 88 - Para adquirir forças para enfrentar problemas relacionados ao trabalho, à saúde ou ao amor.

Salmo 89 - Para alcançar mais e vencer os obstáculos da vida.

Salmo 90 - Para pedir luz e proteção para alcançar os objetivos referentes à vida afetiva e profissional.

Salmo 91 - Por ser o mais poderoso dos Salmos pode ser usado para todas as horas de necessidade, para agradecer e pedir proteção para tudo e todos.

Salmo 92 - Para conquistar disposição.

Salmo 93 - Para viver bem dentro da comunidade, com paz e alegria.

Salmo 94 - Para se livrar  das  más influências de pessoas invejosas, e energias negativas.

Salmo 95 - Para fortalecer o corpo e a alma.

Salmo 96 - Para agradecer as bênçãos recebidas.

Salmo 97 - Para manter as amizades sempre fortes.

Salmo 98 - Para ter sempre a presença dos anjos e santos.

Salmo 99 - Para obter a misericórdia de Deus e purificar o coração das pessoas.

Salmo 100 - Para fortalecer a justiça e favorecer os bons acontecimentos na vida das pessoas.



Salmo 101 - Para amparar as mães que desejam ter filhos, as que têm filhos com problemas de saúde graves e as que têm filhos com problemas com drogas ou outros vícios.

Salmo 102 - Para as pessoas idosas que necessitam de paciência.

Salmo 103 - Para alívio nos momentos de desespero.

Salmo 104 - Para atrair sucesso e riqueza nos negócios e no trabalho e para receber alguma herança até então impedida de ser repassada.

Salmo 105 - Para exercer o domínio sobre os negócios e sobre si mesmo.

Salmo 106 - Para sanar necessidades, como a fome, a sede, a miséria, etc.

Salmo 107 - Para evitar invasões na privacidade, na consciência, e na moradia.

Salmo 108 - Para afastar as energias negativas de pessoas mentirosas e maquiavélicas.

Salmo 109 - Para buscar a Deus nos momentos de aflição, como doenças, cirurgias e resultado de exames.

Salmo 110 - Para se livrar de assuntos angustiantes.

Salmo 111 - Para aquecer o coração e a alma com muito amor e carinho, atrair a felicidade e os bons momentos ao lado de alguém especial.

Salmo 112 - Para fazer novos amigos e formar fortes laços de ajuda e parceria.

Salmo 113 - Para desenvolver virtudes, como bondade, misericórdia, e compreensão.

Salmo 114 - Para saber demonstrar gratidão e atrair prosperidade para a sua vida.

Salmo 115 - Para afastar a mentira, a paixão não correspondida, o ciúme infundado e atrair a esperança e o amor.

Salmo 116 - Para invocar Deus e os anjos, e conservar a paz entre os casais.

Salmo 117 - Para suportar as provocações da vida e alcançar o sucesso.

Salmo 118 - Para manter  a harmonia interior e a  compreensão.

Salmo 119 - Salmo especial para louvar ao Senhor e para a realização de todos os seus sonhos.

Salmo 120 - Para se manter no emprego e atrair prosperidade para os negócios.

Salmo 121 - Para obter a graça Divina.

Salmo 122 - Para eliminar energias negativas no ambiente.

Salmo 123 - Para facilitar a vida de casais que se separam, restabelecendo a paz.

Salmo 124 - Para afastar paixões desenfreadas por pessoas erradas, envolvimento com viciados e dividas com agiotas.

Salmo 125 - Para consolar as pessoas tristes e  aflitas.

Salmo 126 - Para proteger a família e todos os bens possuídos.

Salmo 127 - Para atrair um grande amor repleto de virtudes.

Salmo 128 - Para fortalecer a sua fé em Deus e vencer os inimigos.

Salmo 129 - Para se livrar das traições.

Salmo 130 - Para alcançar o perdão e se proteger contra as agressividades.

Salmo 131 - Para se livrar do orgulho e aprender a viver com humildade.

Salmo 132 - Para manter o equilíbrio e o pensamento firme nas orações.

Salmo 133 - Para alcançar a cura de doenças nos olhos e nos órgãos vitais.

Salmo 134 - Para agradecer a Deus pelas suas dádivas.

Salmo 135 - Para se livrar dos invejosos.

Salmo 136 - Para suportar a tristeza nos casos de perdas de pessoas queridas.

Salmo 137 - Para diminuir a saudade, afastar as mágoas e fortalecer a sua espiritualidade.

Salmo 138 - Para proteção nas viagens em transportes aéreos e rodoviários, em dias conturbados e com chuva ou neblina.

Salmo 139 - Para se cercar da proteção Divina.
                                                                                                                                  
Salmo 140 - Para ter cautela e paciência na hora de agir e  falar, e na convivência com as pessoas.

Salmo 141 - Para se proteger das tentações e das doenças contagiosas.

Salmo 142 - Para se livrar de aflições, desespero, tristezas e preocupações sem fundamento.

Salmo 143 - Para as pessoas queridas já falecidas, para que recebam a luz Divina e sejam encaminhadas ao descanso eterno.

Salmo 144 - Para superar as dificuldades do dia-a-dia, tomar a decisão certa e acelerar a solução de um problema complicado.

Salmo 145 - Para ter fé em Deus e confiar sem medo em seu amparo.

Salmo 146 - Para se fortalecer diante das fraquezas.

Salmo 147 - Para afastar, imprevistos.

Salmo 148 - Para estimular o amor e agradecer pelas alegrias da vida.

Salmo 149 - Pelas vitórias alcançadas em todas as disputas apresentadas no seu dia-a-dia.

Salmo 150 - Para promover a harmonia e o respeito entre as nações.

Nenhum comentário: