ILHA SOLTEIRA - SP, É QUASE UM PARAISO!!

ILHA  SOLTEIRA - SP,  É QUASE UM PARAISO!!
OS MEUS JARDINS E QUINTAIS EM MINHA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA !! A Minha Amada, deitada eternamente em berço esplêndido; ao som do Rio Paraná e à luz deste céu profundo!! (Crédito da Foto: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=210844 )

CORAÇÃO CIVIL

PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS CLIC EM II (Pause) NO RÁDIO ACIMA.

__________________________________________

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Águia Americana

Haliaetus leucocephalus


Nome científico: Haliaetus leucocephalus
Nome Comum: Águia-americana
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Accipitridae
Nome em inglês: Bald Eagle
Outros nomes: águia-de-cabeça-branca-americana; águia-careca

Seu comprimento está em torno de 1,1 m e a envergadura varia entre 1,9 m a 2,50 m. Suas asas são quadrangulares, com as extremidades penteoladas. Seu pio é cacarejado, chiado e áspero.

Plumagem

A águia-americana adulta é facilmente reconhecida pela cabeça, pescoço e cauda brancos. As águias mais novas têm a cabeça e a cauda marrons ou castanhos. A plumagem branca só aparece quando a águia tem mais ou menos cinco anos de idade.

Bico
Como outras aves de rapina, possui um bico grande, curvo e afiado, que serve para dilacerar sua comida.

Crédito foto: Dave Menke

Ninho e reprodução
Ela constrói seu ninho na copa de árvores, utilizando galhos, gravetos e grama seca. A cada ano que passa a águia vai aumentando o seu ninho. Em uma ninhada ocorre 2 ovos e a incubação dura um mês e meio. 

Alimentação
Alimenta-se de peixes, que retira da água com suas garras afiadas.

Crédito foto: Dave Menke

Habitat
Vive principalmente perto do mar, de rios e lagos, desde o Alasca e a parte ártica do Canadá até o golfo do México.

Comportamento
Elas formam casais permanentes e quando os filhotes conseguem voar e caçar sozinhos, são expulsos do ninho pelos pais que lhes negam alimento.

É um símbolo ameaçado. Apesar de ser o símbolo nacional dos Estados Unidos, a águia-americana está ameaçada de desaparecer. A caça, o envenenamento por mercúrio e a destruição de seu habitat natural são as causas da sua extinção na América do Norte. Está atualmente protegida e em recuperação.


A LENDA SOBRE A ÁGUIA:
A lenda sobre a águia é muito antiga.  Hoje em dia é muito comum a propagação de mensagens de motivação e otimismo utilizando essa lenda sobre a águia, através de Power Point Slides (PPS) via internet. Em pesquisas realizadas em muitos sites e livros pude verificar, que desde a idade média, já haviam relatos e narrativas de variadas formas muito parecidas com essa história a respeito da águia; em que, num certo tempo de sua vida, ela refugia-se no pico mais alto das montanhas para retirar o seu bico, e após o mesmo nascer novamente, retira em seguida as suas unhas e as suas penas; para renascerem novamente, e a partir desses "sofrimentos naturais" a águia volta a ter mais vigor e viver também por um certo tempo de vida prolongado. A mesma traz grandes simbologias em diversos povos. O que se crê e aceita-se nas correntes das ciências biológicas, e da ornitologia (parte da Zoologia), é que tal lenda são formas de motivações.

Destacando algumas explicações óbvias, cito e indico por exemplo o site Artigos.com onde o Falcoeiro André Bizutti faz os seus relatos e considerações.

Para ver o artigo, clic no link abaixo:

Nenhum comentário: