ILHA SOLTEIRA - SP, É QUASE UM PARAISO!!

ILHA  SOLTEIRA - SP,  É QUASE UM PARAISO!!
OS MEUS JARDINS E QUINTAIS EM MINHA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA !! A Minha Amada, deitada eternamente em berço esplêndido; ao som do Rio Paraná e à luz deste céu profundo!! (Crédito da Foto: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=210844 )

CORAÇÃO CIVIL

PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS CLIC EM II (Pause) NO RÁDIO ACIMA.

__________________________________________

domingo, 19 de setembro de 2010

FELIZ ANIVERSÁRIO !!!


CRÉDITO: http://katrix.com.br/recados//128/14/Aniversario.html

Hoje, 19 de setembro; é o 1º aniversário do Blog  JARDINS DO CORAÇÃO !! 

ESTOU MUITO FELIZ!!

Me sinto gratificado e dignificado por poder dispor deste meio de comunicação, de forma livre e sem fins lucrativos; e aqui poder manifestar e partilhar as minhas formas de pensamento, sentimentos e ideologias; em especial, quando me manifestei em defesa da vida, em suas variadas formas de existências.  Tudo o que existe, existe porque DEUS criou e permitiu viver e existir.

Aos homens cabem a missão de ajudar a cuidar da Terra.

A CASA É SUA, PODE ENTRAR!!
Foto de PPS (País Grécia)  - Formatação Mariza V.R.  

... Quanta alegria, tanto prazer
Tô aqui, vamos chegar

A casa é sua, pode entrar
Meus braços vão te abraçar

Há tanto pra plantar
Por aqui
É assim, quando posso
Vou aí lhe visitar.

(Trem de lata - Almir Sater)

Os meus caminhos  na minha infância e adolescência, trilhados pelas matas da minha  outra  Cidade - Ilha Solteira - SP.  

Se tu queres conversar com DEUS, converse com os seres que Ele criou.  São seus irmãos.  Fazem parte da mesma família - A Terra. Para caminhar pelo Lar onde habitam outros seres vivos, peça sempre licença a eles e a tudo o que ali está; pois, há que se ter o respeito pela vida e por toda a criação. DEUS cuidará de quem cuidar da Terra!!


"Todos os caminhos trilhados pelo homem, conduzem ao seu próprio coração!!"
(Willian Wallace - "O Coração Valente" - Mártir da Escócia).

Há 20 anos vindo de meu outro lar, em Ilha Solteira - SP; de onde vim, pedindo a DEUS que me colocasse onde eu pudesse ser  útil à vida, e instrumento de Suas Obras; aqui cheguei. Agradeço todos os dias as oportunidades por Ele concedidas a mim para dedicar-me aos trabalhos sociais e filantropicos em prol  também desta minha Cidade Gaúcha; onde o que me dignifica como ser humano é o trabalho pelo povo; e de forma especial, me sinto abençoado por poder merecer a dádiva de lutar em defesa das classes mais necessitadas e oprimidas em todos esses anos; onde, estive apenas ausente entre os anos de 1999 ao início de 2003; porém, pelos mesmos objetivos, a meu pedido; e creio que designado por DEUS, numa missão em Porto Primavera - SP.  

Por Meus Pais, entendo que um entre os grandes ensinamentos que recebi e em mim formei; é que, o sacrifício pela humanidade é uma ação necessária a ser prestado para a construção do Bem Comum, como agradecimentos a DEUS pela vida que Ele nos concedeu. Há que lutarmos pelo que acreditamos, independente do preço que teremos que pagar. 


Muitas pessoas nesta comunidade de Cidade Gaúcha foram e são imprescindíveis também na minha formação e lapidação do meu caráter. Atualmente, e já há seis anos, fazendo parte tanto como profissional em saúde pública, como trabalho voluntário em Conselho Municipal de Saúde - onde, representando gestores, bem  como os trabalhadores;  e vivenciando os esforços coletivos de muitos profissionais imbuídos em propiciar as garantias constitucionais do provimento da saúde pública, como forma a garantir as condições básicas de cidadania ao povo;   em toda a minha carreira profissiional que já desempenhei; sinto que, talvez seja este o maior desafio em trabalho profissional que passarei. 

Considerando também a excelente gestão pela qual passou e passa a nossa Secretaria Municipal de Saúde; o que muitas vezes deixa a desejar são as outras participações falhas por responsabilidades das demais esferas de governo - Municipal, Estadual e Federal - de forma até a falltarem por diversas vezes com os compromissos constitucionais, enaltecidos apenas no papel; quando na prática podem e devem ser melhorados, em muito; para que não atinja e degrade a dignidade das pessoas do povo, e por consequência afetar também a integração familiar em seus lares.   Por vezes, o descontentamento gera manifestações (até de minha própria parte) com repúdio, que desagradam a alguns.  Mas, creio que são formas também de aparar espinhos e assentar tijolos na construção dos caminhos, a serem trilhados por todos. Estamos apenas de passagem, por onde muitos já passaram, e por onde muitos irão passar - aqueles que virão após nós!!

Não só aqui em nossa Cidade Gaúcha - Paraná, mas em milhares de cidades e confins desse Brasil, muitos gestores em saúde pública se esforçam, se doam em tudo o que é possível e as vezes até no impossível, para poderem efetivar e garantir a saúde ao povo, conforme dispõe a Constituição Federal: "A saúde é direito de todos e dever do Estado...". O pecado é quando os gestores políticos não entendem dessa forma. Acham em suas teses, teorias e práticas esdrúxulas, que, mesmo eles não vivenciando o dia-a-dia nos ambientes onde a população busca, corre atrás, vivem dias de suas vidas reivindicando saúde a si e aos seus familiares; mesmo não testemunhando até alguns próprios avanços, por menores que sejam, conquistados na área de saúde; os gestores políticos deixam muito a desejar, pecam em demasia por não atenderem as reivindicações feitas pelo povo, pelos profissionais de saúde e pelos próprios Conselhos de Saúde.

PEQUENO E NÍTIDO EXEMPLO:

Para os descasos por parte dos gestores políticos relacionados à saúde pública, existe um pequeno e nítido exemplo, o qual é aquela velha "máxima" (Princípio geralmente admitido em qualquer arte ou ciência), que os gestores em saúde pública vivenciam e entendem claramente, a qual diz:   “Para cada um real investido em saneamento, economizamos quatro reais no gasto com saúde pública”. 

Creio que a maior dificuldade para entendimento dos gestores políticos sobre a importância essencial e constitucional de que "A saúde é direito de todos e dever do Estado...", é que, em sua maioria, senão a totalidade;  os gestores políticos não necessitam de atendimento em saúde pública nos casos de urgência e emergência; pois, os seus planos de saúde os atendem a contento. Mas, poderão entender sobre a seriedade do que é a necessidade dos investimentos em saúde pública, quando por exemplo, forem também afetados por doenças quando ocorridas por problemas oriundos da falta de saneamento ambiental.

Assim também, no continuísmo, muitos gestores políticos preferem a política do "Pão e circo", do que as políticas públicas sociais dos investimentos sérios em Saúde e também em meio ambiente; porém, para entendermos também de forma simples, basta olharmos e verificarmos se está tudo em ordem em nossas cidades: a paisagem urbana onde demonstra a limpeza das ruas e vias públicas por onde andamos e trafegamos; como está  a condição do lixo nas ruas, e se existem  lixões a céu aberto nas periferias; a arborização pública; o impedimento das ruas pelas obras, seus materiais e equipamentos; os mananciais poluídos; os investimentos concretos e reais em aterros sanitários, ou aterros controlados;  entre outros vários problemas, os quais, em sua maioria, quando não bem cuidados refletem em problemas de saúde.  

Como eu disse anteriormente - A casa é sua, pode entrar. Sinta-se a vontade!!

 Foto de PPS (País Grécia)  - Formatação Mariza V.R.         

As vezes o "véinho" aqui demora um pouco a chegar e a postar uns escritos. É que as atribuições são diversas!!
Mas, sinta-se em casa. Há muitas postagens feitas. Outras idéias ainda virão. Muitos são os projetos já pensados.

Observando a palavra acima "véinho" - fica uma pergunta no ar:

Por que será que pelas janelas dos nossos olhos, nós  sempre enxergamos o mundo com os nossos 18 anos (ou menos)  de idade ?!

Boa pergunta essa!!


Os parabéns não é apenas para o Blog. É para todos nós!!

Agradeço de Coração!!


Val Minillo.

Um comentário:

Lusa Vilar disse...

Parabéns, pelo aniversário do Blog. Parabéns por ser a pessoa que passa ser através das suas palavras. Faço leituras maravilhosas através das suas postagens. Que Deus o ilumine sempre para que possa disseminar o bem em favor da humanidade. Um abraço fraterno e obrigada pelas maravilhosas matérias aqui veiculadas. Viva a liberdade de expressão!