ILHA SOLTEIRA - SP, É QUASE UM PARAISO!!

ILHA  SOLTEIRA - SP,  É QUASE UM PARAISO!!
OS MEUS JARDINS E QUINTAIS EM MINHA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA !! A Minha Amada, deitada eternamente em berço esplêndido; ao som do Rio Paraná e à luz deste céu profundo!! (Crédito da Foto: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=210844 )

CORAÇÃO CIVIL

PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS CLIC EM II (Pause) NO RÁDIO ACIMA.

__________________________________________

sábado, 25 de setembro de 2010

DIA DO RÁDIO

25 DE SETEMBRO
O dia dedicado ao rádio

No dia 25 de setembro, data do nascimento de Roquete Pinto - o "Pai do Rádio Brasileiro" -, comemora-se o Dia do Rádio. Em 1923, Roquete fundou a primeira emissora do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Era uma fase experimental do veículo, sem grandes avanços tecnológicos.
A primeira transmissão radiofônica em terras brasileiras, no entanto, já havia ocorrido no ano anterior, mais precisamente em 7 de setembro de 1922, na comemoração do centenário da independência brasileira. Na ocasião, uma estação de rádio foi instalada no Corcovado, no Rio de Janeiro, para a veiculação de músicas e do discurso do então presidente Epitácio Pessoa.
De lá para cá, muita coisa mudou: das interferências e ruídos dos primeiros aparelhos de rádio (pesados, enormes e à válvula) aos pequenos, leves e modernos rádios de transistores. A década de 1950 foi marcada pela consolidação do veículo como meio de comunicação. Em 1968, surgiram as primeiras emissoras de freqüência modulada (FM).
O inventor do rádio foi o italiano Guglielmo Marconi, que criou o seu "telégrafo sem fio", um modelo inicial que se desenvolveu até o sistema que conhecemos hoje. Em 1896, Marconi demonstrou a eficiência de seu aparelho numa transmissão na Inglaterra, do terraço do English Telegraphy Office para a colina de Salisbury. Ganhou do governo da Itália uma patente pela sua criação.
A história também cogita que um padre brasileiro, Roberto Landell de Moura, tivesse sido o inventor do rádio. Em 1894, Roberto havia desenvolvido aparelho semelhante e efetuado a emissão e recepção de sinais a uma distância de oito quilômetros, do bairro de Santana para os altos da avenida Paulista, em São Paulo.
Fanáticos religiosos, contudo, cientes de que o padre brasileiro tinha pactos com o demônio, destruíram seu aparelho e suas anotações, o que atrasou o reconhecimento de sua criação pelas autoridades científicas. Só em 1900 Roberto conseguiu fazer uma demonstração pública de seu invento.

FONTE: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/datas_com.aspx?cod=716

EM HOMENAGEM AO MEU SAUDOSO AVÔ PATERNO - JOSÉ MINILLO - DE PIRAJU - ESTADO DE SÃO PAULO.
MEUS AVÓS PATERNOS - JOSÉ MINILLO E ISABEL RAMOS MINILLO (JANEIRO DE 1982) NA SALA DO LAR SIMPLES , AO LADO DO APARELHO DE TELEVISÃO TAMBÉM MONTADO NA DÉCADA DE 1970; POR MEU AVÔ !!

O MEU AVÔ JOSÉ MINILLO FOI UM DOS PIONEIROS DO RÁDIO AMADOR BRASILEIRO. O PREFIXO DE SEU APARELHO DE TRANSMISSÃO EM RÁDIO AMADOR ERA - PY2EN. NA CIDADE DE PIRAJU - SP; FEZ DESTA PROFISSÃO A SUA FORMA DE VIDA.

AOS MEUS NOVE ANOS DE IDADE, MEU AVÔ JÁ PREVIA; E ASSIM COMO A MINHA TIA DALVA MINILLO TAMBÉM RELEMBRA; O MEU AVÔ SEMPRE DIZIA: "CHEGARÁ O TEMPO EM QUE IREMOS VER COM QUEM ESTAREMOS FALANDO" (ASSIM COMO ACONTECE NOS DIAS DE HOJE!!) "LEIA ABAIXO UM POUCO TAMBÉM SOBRE A ARTE DE MEU AVÔ EM SUA PROFISSÃO.

JMR


A indústria JMR – José Minillo Rádio – foi fundada na década de 1950 por José Minillo, PY2EN (SK), em Piraju-SP. Minillo produziu em série transmissores de AM multibanda de excelente qualidade, sendo um deles, montado em chassis de amplificadores de áudio, com duas válvulas 6DQ6 modulando uma 6DQ5. O outro modelo, montado numa caixa idêntica ao dos Delta 310 utilizava duas 6DQ5 modulando duas outras 6DQ5. A seleção de banda nesses transmissores era por substituição de bobinas montadas em soquetes. O VFO, externo, era de excepcional estabilidade. Os transmissores JMR são considerados os melhores equipamentos de AM já montados no país.
FONTE: http://www.radioamador.org.br/artigos/Fabricantes_brasileiros_de_equipamentos_para_radioamador.doc

VEJA OUTROS ASSUNTOS INTERESSANTES SOBRE RÁDIO AMADOR, NO SITE: http://www.radioamador.org.br/


NESTE DIA DO RÁDIO - QUERO ENVIAR UM GRANDE, FORTE E FRATERNO ABRAÇO PARA TODOS OS LOCUTORES E LOCUTORAS DA NOSSA QUERIDA FAMÍLIA DA RÁDIO GAÚCHA FM - 104,9.


Quero também manifestar aqui o meu carinho e os meus agradecimentos para a Rádio CBN de Maringá, que, através de toda a sua Equipe de profissionais em Rádiodifusão, com imensurável ética tem auxiliado também na construção do Bem Comum em todo o Estado do Paraná.

Agradeço a DEUS e a todos os profissionais da Rádio CBN de Martingá:

Obrigado por vocês existirem, ser como são, e por fazerem parte de nossas vidas!!

Deus abençoe a todos.


UM PRESENTÃO!!

PARA TODAS AS PESSOAS QUE SEMPRE GOSTARAM, GOSTAM OU DE ALGUMA FORMA ADMIRAM A ARTE DO RÁDIO E DO RADIALISMO; DEIXO ABAIXO DOIS LINKS PARA ACESSO A INTERNET.

NESTES LINKS ESTÃO 400 NOMES DOS RADIALISTAS MAIS FAMOSOS DO BRASIL - EADIALISTAS DO PASSADO - E ALGUNS QUE AINDA DESENVOLVEM O OFÍCIO DO RADIALISMO ATUALMENTE. VALE A PENA VER, SÃO AS BIOGRAFIAS DOS RADIALISTAS!!


PARA VISUALIZAR É FÁCIL, FÁCIL!!


CLIC COM O MOUSE SOBRE OS LINKS - ENTÃO IRÁ ABRIR A PÁGINA DA ENCICLOPÉDIA LIVRE WIKIPÉDIA. VEJA OS NOMES E PARA PODER LER SOBRE A BIOGRAFIA DE ALGUM RADIALISTA CLIC COM O MOUSE SOBRE O NOME DO RADIALISTA QUE ESTÁ ESCRITO EM AZUL.


VAMOS LÁ ?!


CLIC NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR A PÁGINA DOS RADIALISTAS CUJOS NOMES TÊM AS INICIAIS DO PRIMEIRO NOME COM AS LETRAS DE - A a P
http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Categoria:Radialistas_do_Brasil&until=Paulo+Stein


CLIC NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR A PÁGINA DOS RADIALISTAS CUJOS NOMES TÊM AS INICIAIS DO PRIMEIRO NOME COM AS LETRAS DE - P a Z
http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Categoria:Radialistas_do_Brasil&from=Paulo+Stein

Nenhum comentário: