ILHA SOLTEIRA - SP, É QUASE UM PARAISO!!

ILHA  SOLTEIRA - SP,  É QUASE UM PARAISO!!
OS MEUS JARDINS E QUINTAIS EM MINHA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA !! A Minha Amada, deitada eternamente em berço esplêndido; ao som do Rio Paraná e à luz deste céu profundo!! (Crédito da Foto: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=210844 )

CORAÇÃO CIVIL

PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS CLIC EM II (Pause) NO RÁDIO ACIMA.

__________________________________________

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

DICAS DE SAÚDE

LAVAGEM E DESINFECÇÃO DE FRUTAS,VERDURAS E LEGUMES.

Por que devemos limpar os alimentos antes de consumi-los?
Na natureza existe uma infinidade de espécies de parasitos que contaminam a água, as frutas, verduras e os legumes. Se o ser humano ingerir água ou um alimento contaminado, os parasitos irão evoluir no seu organismo e passarão a causar danos, determinando assim a ocorrência de doenças parasitárias, como a Giardíase, Amebíase, Amarelão, Lombriga e etc. Daí a importância de se tratar adequadamente a água e de se desinfetar corretamente os alimentos, especialmente aqueles que são consumidos crus (alface, agrião, espinafre, rúcula, tomate, pimentão, morango, uva, etc.). Os parasitos são sensíveis ao calor, ou seja, morrem com dez a trinta minutos de cozimento, logo, alimentos cozidos não oferecem risco de contaminação para o ser humano.
Os parasitos contidos na água e nos alimentos contaminados são microscópicos, portanto, imperceptíveis ao olho humano. Dessa forma, ao olharmos para o alimento não podemos saber se estão contaminados ou não. Daí a necessidade de desinfetá-los sempre, antes de consumi-los.
Quanto à água, recomenda-se não tomar água direto da torneira. O ideal é consumir água mineral ou água da torneira desde que seja filtrada ou fervida antes do consumo.


A simples lavagem com sabão e água já é suficiente para desinfetar os alimentos?

Não. A lavagem com água corrente e sabão contribui para a retirada mecânica dos parasitos, mas por vezes, boa parte deles permanece na superfície dos alimentos após a lavagem. Por isso, a recomendação de deixá-los de molho em soluções contendo substâncias desinfetantes, antes do consumo.

O vinagre é eficiente para fazer esta higiene?

Aprendemos com nossas mães, que por sua vez aprenderam com nossas avós, que para desinfetar os alimentos, devemos deixá-los de molho por quinze a vinte minutos em uma solução de água e vinagre. Na verdade, isto é um mito que tem se perpetuado ao longo do tempo. O vinagre que contém fermentado acético (ácido acético) obtido a partir do arroz, álcool ou vinho branco, não mata os parasitos, pois a concentração de ácido acético contida no vinagre não é suficiente para matar as formas parasitárias que contaminam os alimentos.

O ácido acético em concentrações bem mais elevadas que a do vinagre é eficiente para matar os parasitos, mas se o vinagre tivesse estas concentrações de ácido acético, seria extremamente nocivo ao ser humano e nos mataria também. Em suma, o vinagre é apenas um tempero culinário e não uma solução anti-séptica.

A água sanitária serve para desinfetar alimentos?

Com certa freqüência se usa a água sanitária, que contém hipoclorito de sódio nas concentrações de 2,0 a 2,5 %, para desinfetar os alimentos. A água sanitária é eficiente para matar os parasitos, mas existem inconvenientes se a usarmos de forma rotineira. O hipoclorito de sódio funciona como alvejante e se adere fortemente na superfície dos alimentos quando os deixamos de molho na água sanitária. Mesmo depois de enxaguar os alimentos em água corrente, o hipoclorito segue, em parte, aderido na superfície destes alimentos. A ingestão freqüente desta substância pode ser nociva à nossa saúde, logo, o seu uso eventual é saudável, mas não devemos usá-la no dia a dia, sob pena de termos efeitos maléficos à saúde com o passar do tempo.

Qual seria então, a forma correta e benéfica à nossa saúde, para desinfetar os alimentos que são consumidos crus?

Inicialmente, os alimentos devem ser lavados com sabão e em água corrente. Posteriormente, devem ser mergulhados por quinze minutos em uma das seguintes soluções:

- 0,3 gramas de permanganato de potássio (vendido em farmácias) para três litros de água

- três gotas de iodo (vendido em farmácias) para cada litro de água

- soluções desinfetantes contendo hipoclorito de sódio em baixas concentrações (vendidas em supermercados ou farmácias)Em seguida, enxaguar os alimentos em água corrente para retirar estas soluções.

Caso exista alguém com problemas de Tireóide na família, recomenda-se não usar o iodo por ser prejudicial a estas pessoas.Desta forma, você estará fazendo a higiene adequada dos seus alimentos, se protegendo de infecção pelos parasitos e garantindo boa saúde para você e seus familiares.


Nenhum comentário: