ILHA SOLTEIRA - SP, É QUASE UM PARAISO!!

ILHA  SOLTEIRA - SP,  É QUASE UM PARAISO!!
OS MEUS JARDINS E QUINTAIS EM MINHA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA !! A Minha Amada, deitada eternamente em berço esplêndido; ao som do Rio Paraná e à luz deste céu profundo!! (Crédito da Foto: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=210844 )

CORAÇÃO CIVIL

PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS CLIC EM II (Pause) NO RÁDIO ACIMA.

__________________________________________

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Batalha das Termópilas

Neste dia - 11 de agosto*  - em 480 a.C. - o exército persa do rei Xerxes derrota os espartanos de Leónidas I na Batalha das Termópilas.
( * O mês era anteriormente chamado Sextilis, o sexto mês do calendário de Rómulo.)
Leonidas em Termopilas
Óleo sobre tela – 1814
Jacques-Louis David (1748–1825)

Batalha das Termópilas

A batalha das Termópilas, travada no contexto da Segunda Guerra Médica, decorreu no verão de 480 a.C., no desfiladeiro das Termópilas, na Grécia Central. Ali, de acordo com a tradição veiculada pelo historiador Heródoto de Halicarnasso, 300 espartanos sob o comando de seu rei Leónidas, enfrentaram centenas de milhares (historiadores não entram em acordo exato quanto ao número, que podia variar de uma ou duas centenas de milhares) de persas liderados por Xerxes, filho de Dario.(Diz-se que Leônidas, sabendo-se perdido, teria ordenado a retirada dos não-espartanos, e, com 300 compatriotas, teria combatido o colosso persa).

A grande disparidade numérica entre os combatentes levou a que a batalha terminasse, aparentemente, com uma vitória persa - muito embora os Gregos, antes de serem totalmente aniquilados, tenham conseguido infligir um elevado número de baixas e retardar consideravelmente o avanço dos Persas pela Grécia. A intervenção dos Gregos, para além de os levar a morrer como homens livres, e não como escravos persas, foi decisiva para o futuro do conflito, pois atrasou o avanço persa por três dias (apesar que o desejado fossem 10 dias), assim permitindo a salvação de Atenas e, por conseguinte, da nascente Civilização Ocidental.

Fonte:


Trailer do Filme 300


Fonte:

300 - Cena da Batalha Final em Termópilas

Fonte:


Para saber mais sobre a Batalha das Termópilas, clic no link abaixo:


Para saber mai sobre a história de Leónidas I de Esparta, clic no link abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Le%C3%B3nidas_I_de_Esparta

Λεωνίδας ("Filho de Leão" ou "Similar a Leão") Leónidas foi rei e general de Esparta.

Este é o resgistro mais antigo sobre a imagem do rei Leónidas I de Esparta.

Gerard Butler como Rei Leónidas em interpretação no Filme 300
Fonte foto: http://theslorg.com

Nenhum comentário: