ILHA SOLTEIRA - SP, É QUASE UM PARAISO!!

ILHA  SOLTEIRA - SP,  É QUASE UM PARAISO!!
OS MEUS JARDINS E QUINTAIS EM MINHA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA !! A Minha Amada, deitada eternamente em berço esplêndido; ao som do Rio Paraná e à luz deste céu profundo!! (Crédito da Foto: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=210844 )

CORAÇÃO CIVIL

PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS CLIC EM II (Pause) NO RÁDIO ACIMA.

__________________________________________

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

CARAMUJO GIGANTE AFRICANO

ELE NÃO TEM CULPA NENHUMA...

O HOMEM É O CULPADO POR ESSE DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL

Achatina fulica – nome cientifico ou CARAMUJO GIGANTE AFRICANO – nome popular, é um molusco terrestre de grande porte. A concha pode atingir até 20 centimetros. É originário da África. Foi introduzido no Brasil, na década de 1980, para ser criado e substituir ao “ESCARGOT”, molusco que é servido como prato típico sofisticado na França. Não teve aceitação pela população, que rejeitou o prato; foi abandonado e acabou virando praga no Brasil. Por ser de outro país e continente não possui predador natural no Brasil. Pode viver até nove anos, e pesar até 400 gramas. É uma espécie HERMAFRODITA, possui os órgãos sexuais – masculino e feminino; o que facilita muito a sua reprodução.

A reprodução se dá através de postura, isto é, de ovos. O caramujo atinge a idade adulta aos seis meses, quando já inicia-se a fase de posturas. Podem ocorrer até quatro posturas por ano. O CARAMUJO pode expelir de 200 a 600 ovos em cada postura. Os ovos podem ficar incubados por até um ano, aguardando as condições ideais para a eclosão. Ou seja : umidade, calor e abrigo da luz solar.
QUAL É A ALIMENTAÇÃO DO CARAMUJO AFRICANO ?

A espécie tem um apetite muito voraz. Alimenta-se de aproximadamente 500 espécies de vegetais especialmente hortaliças, mas na falta dessa alimentação pode devorar tudo que encontrar pela frente: papel, papelão, jornal, restos de madeira, reboco de parede, fezes de animais, plantações agrícolas, pomares, grãos armazenados, etc.


CARAMUJO ALIMENTANDO-SE DE OUTRO CARAMUJO DA PRÓPRIA ESPÉCIE - CANIBALISMO.
O caramujo precisa de muito cálcio para viver. E na falta dessa substância se torna canibal, devorando outros moluscos ou os caramujos da própria espécie.
COMO SE PROLIFERA O CARAMUJO ?


A praga não tem grande mobilidade. O deslocamento se dá por vários meios de condução da espécie viva ou de ovos. Exemplos: sola de calçados, pneus de veículos, transporte de materiais contaminados, tais como: madeira, materiais de construção, lixo, entulho, águas pluviais, etc. Alguns moradores catam os caramujos e jogam na rua. Os caramujos são esmagados e suas larvas e ovos acabam sendo transportados para outros locais conforme acima. Outra forma errada é a colocação dos caramujos em bueiros. A enxurrada irá levar esses animais para todas as regiões, não só da cidade, mas também para a área rural.
QUAIS OS RISCOS À SAUDE ?
VERME NEMATÓIDE ANGIOSTRONGYLUS - QUE PODE CAUSAR A DOENÇA ANGIOSTRONGILÍASE ABDOMINAL


Existe a possibilidade do caramujo transmitir ao homem e animais domésticos, um verme nematóide, que provoca a ANGIOSTRONGILÍASE ABDOMINAL. Os sintomas são: cefaléia severa; rigidez na nuca; formigamentos diversos; paralisias temporárias e febre alta. Os sintomas podem se prolongar por vários meses. O verme também pode se alojar no olho, e causar distúrbios de visão e até a cegueira completa. A doença causa muito sofrimento físico e às vezes até fatal, pois além de paralisar o sistema nervoso central, o verme pode perfurar o intestino, provocando hemorragias e levar a morte.

O nematóide pode estar no muco, uma espécie de gosma, que o animal deixa por onde passa. Em contato com essa substancia pode-se contrair a contaminação. Para se prevenir da infecção deve-se proteger bem as mãos ao lidar com a praga, e jamais permitir que crianças manipulem os caramujos, ou mesmo as conchas; após a morte do animal. Essas conchas também não devem ser usadas como artesanato.

Outros cuidados a serem tomados são em relação às verduras e legumes.
Nos locais onde houver, ou se suspeite da existência do caramujo; as verduras e legumes antes de serem consumidos devem passar por processo de desinfecção e lavagem. Para isso, utilizar uma solução de 1 colher de sopa de água sanitária (QBOA), para cada litro de água. Deixar mergulhados os legumes e verduras por 15 minutos, depois lavar bem em água corrente.

COMO FAZER O COMBATE AO CARAMUJO ?A forma principal de combate e controle da praga é a limpeza de quintais e terrenos vazios. Em locais limpos o caramujo não se desenvolve.

Nos períodos de chuvas, grande umidade e calor, especialmente à noite, os caramujos saem das tocas e esconderijos para se alimentar e aproveitar o ambiente. Neste momento é a oportunidade apropriada de efetuar a CATAÇÃO MANUAL, que é a forma mais efetiva de eliminação dos animais adultos.


QUINTAIS E TERRENOS SUJOS POSSUEM MAIOR PROBABILIDADES DE INFESTAÇÃO E PROLIFERAÇÃO DO CARAMUJO AFRICANO.

COMO FAZER A CATAÇÃO MANUAL ?
Os períodos ideais para a catação é no período noturno, ou ao amanhecer em dias úmidos, após as chuvas. A catação deve ser realizada somente por pessoas adultas.
Para realizar a catação manual dos caramujos, proteja as mãos com luvas apropriadas – de látex; ou com sacos plásticos. Colocar um pouco de cal virgem em uma vasilha – balde ou lata, que só deverá ser utilizada para essa finalidade. Coletar os caramujos e colocar na vasilha com o cal, revirando os caramujos de vez em quando.
Após vistoriar todo o quintal, jardins e áreas das residências e propriedades, principalmente em meio de plantas e não estiver mais encontrando os caramujos; encerrar a catação.

Em seguida escavar um buraco com medidas aproximadas de 30 cm largura x 30 cm comprimento x 30 cm de profundidade, esparramar cal no fundo do buraco; e em seguida coloque os caramujos.

Em seguida, com uma pá (a qual só deverá ser utilizada para esse fim), ou com um pedaço de madeira com tamanho aproximado de 1,50 metro, quebrar as conchas dos caramujos; cuidando e protegendo os olhos para evitar acidentes.
É interessante que após esse processo de quebrar os caramujos, os mesmos sejam também queimados; sempre com atenção e protegendo-se de forma segura, para não ocorrer incêndios ou as pessoas não se queimarem; e também não respirar a fumaça da queima dos caramujos. NÃO PERMITA CRIANÇAS NAS PROXIMIDADES.
Após queimar os caramujos, despeje novamente uma certa quantidade de cal sobre eles, e finalizando enterre os caramujos exterminados.
COMO FAZER ARMADILHAS PARA COLETAR OS CARAMUJOS ?
Realize as catações; mesmo que não ocorram os períodos de chuvas. Molhe bem o quintal e as áreas da residência durante a noite; e esparrame sacos velhos de sisal, ou de tecidos de algodão, ou jornais molhados pelo terreno. Ao amanhecer o dia, os caramujos irão procurar abrigo sob os sacos e jornais; então, é só recolher os caramujos.
ARMADILHAS PARA ATRAIR CARAMUJOS EM PERÍODOS SEM CHUVAS.


Faça essas formas de conscientizações aos vizinhos, para que os mesmos realizem também a catação.
COMO PROTEGER O SEU QUINTAL ?


Se houver caramujos passando sobre os muros, das residências dos vizinhos para a sua residência; em primeiro lugar mostre aos seus vizinhos, e conscientize-os sobre esse problema. Também, para evitar esse tipo de problema, faça uma calda com sabão em pó – o sabão com o preço mais inferior e barato é o melhor (Sabão Guanabara).

Coloque numa vasilha a quantidade de um copo de sabão em pó, acrescente aproximadamente três copos de água e misture bem até ficar com boa consistência. Depois, com um pincel largo, passe a calda sobre os muros, sempre misturando bem a calda. Se ocorrer chuva intensa, repetir a operação. Durante a noite, quando o caramujo subir o muro, e quando tocar a parte onde foi aplicada a calda ele irá recuar; pois, a soda do sabão queimará o corpo dele.
Para controle mais duradouro e efetivo, também devem ser eliminados os ovos, que ficam depositados nos locais de esconderijo do animal; ou sob a terra; devendo rastelar a terra, coletar os ovos e queimar, da mesma forma como é feito com o caramujo.
NO ANO DE 2006 – ESTAS ERAM AS QUADRAS COM INFESTAÇÃO DE CARAMUJOS AFRICANOS.
Planta do Município de Cidade Gaúcha.
Direitos Autorais: Dr. Roberto S. Hauth – Engenheiro Civil.
Devido o alto grau de ocorrências de infestação de caramujos africanos em Cidade Gaúcha – PR; em meados de 2006, com a coordenação do Secretário Municipal de Saúde – Antonio Ciríaco; e participação de todas as Agentes Comunitárias de Saúde, Equipe de Combate e Prevenção à Dengue, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária; foram realizados os trabalhos de pesquisas, levantamentos de áreas infestadas em nossa cidade; e a elaboração de formas educativas e de conscientizações; notificações dos moradores. Posteriormente, foram realizadas reuniões e palestras de formas intensificadas em 2007. Com as conscientizações realizadas; observou-se que durante o ano de 2008 e até meados de 2009, as ocorrências dos caramujos diminuíram de forma considerável. Com a falta de cuidados; ao final do ano de 2009 os caramujos voltaram e infestaram de forma preocupante grande parte de nossa cidade, repetindo-se tais ocorrências também no início deste ano de 2010.
IMPORTANTE:
Não utilize SAL para o combate ao caramujo.
O SAL NÃO É EFICIENTE; POIS, ALÉM DE SALINIZAR O SOLO MATANDO AS PROPRIEDADES ORGÂNICAS E BIOLÓGICAS DO SOLO; O PROBLEMA É QUE O SAL ATRAI TAMBÉM OUTROS ROEDORES, COMO O RATO, O GAMBÁ ENTRE OUTROS ANIMAIS, QUE SENTEM O CHEIRO DO SAL A GRANDE DISTÂNCIA.
INTERESSANTE:
Um bom aliado nessa batalha é o nosso grande amigo – O SAPO !!
Como importante ser vivo integrante da cadeia alimentar, o sapo, além de fazer o controle de populações de insetos, lesmas, larvas, aranhas, escorpiões; também se alimenta dos filhotes pequenos de caramujos.

PARA ENTENDER MELHOR:


COM AS FORMAS E AÇÕES DE CATAÇÃO E EXTERMÍNIO DOS CARAMUJOS, OS RESULTADOS DE CONTROLE E DA POSSÍVEL ERRADICAÇÃO NAS RESIDÊNCIAS; SOMENTE SERÃO ALCANÇADOS NA MEDIDA EM QUE SEJA PERCEBIDO A DIMINUIÇÃO DO APARECIMENTO DOS MESMOS, BEM COMO A DIMINUIÇÃO DO TAMANHO DOS CARAMUJOS ENCONTRADOS; POIS, O CARAMUJO SÓ INICIA A POSTURA DOS OVOS PARA A SUA PROLIFERAÇÃO A PARTIR DOS SEIS MESES DE IDADE.
REPASSE ESTAS INFORMAÇÕES - CONSCIENTIZE AS PESSOAS QUE ESTÃO ENFRENTANDO ESSE PROBLEMA AMBIENTAL.

O exemplar do caramujo na primeira foto inicial deste artigo (abaixo do título), foi encontrado em nossa Cidade. Media em sua concha: 11 cm altura x 22 cm de comprimento - com peso de 520 gramas. Pelas suas características, estimamos a sua idade em aproximadamente igual a 9 anos.

Cuidei deste exemplar por quase um mês, enquanto estávamos preparando as pesquisas e o material; que foram apresentados em palestras pelo Senhor Antonio Ciríaco - o nosso Secretário Muninicipal de Saúde em Cidade Gaúcha; cujas palestras foram ministradas à população no ano de 2007. Por fim, foi preciso exterminá-lo; pois, apesar de vários contatos com instituições que poderiam se interessar pelo caramujo, para pesquisar o mesmo, pelo tamanho, peso e idade aproximada do espécime; não houveram interessados.

12 comentários:

Unknown disse...

Excelente material.
Parabéns pela escolha do tema. Já havia visto uma matéria sobre o caramujo gigante na TV, mas não tinha tantas informações. Muito legal.

Anônimo disse...

Informativo muito amplo, acho que isso é muito interessante,as informações estão todas ai, agora basta o empenho de todos para tentar combater a espécie.Muito boa a matéria.

Anônimo disse...

very good!

Anônimo disse...

I’m impressed, I must say. Really not often do I encounter a blog that’s
each educative and entertaining, and let me tell you, you may have hit the
nail on the head. Your

thought is outstanding; the problem is something that not

enough persons are talking intelligently about. I'm very

completely satisfied that I stumbled throughout

this in my seek for something regarding this.

Visit my blog ... seamenow.net

Anônimo disse...

Valuable info. Fortunate me I found your web site

accidentally, and I am stunned why this accident
didn't happened earlier! I bookmarked it.

Here is my page :: http://www.biassist.ro

Anônimo disse...

Hello. Great job. I did not imagine

this. This is a splendid story. Thanks!

Here is my web blog social.schools.edu.gy

Anônimo disse...

Someone essentially help to make seriously posts I would state.

This is the first time I frequented your website page and thus
far? I amazed with the research you made to

create this particular publish incredible. Fantastic

job!

Also visit my weblog; http://Yoshnet.uz/members/sharellporter111/

Anônimo disse...

I am so happy to read this. This is the type of manual that needs
to be given and not the

accidental misinformation that's at the other blogs. Appreciate your sharing this best doc.

my web site http://developlinks.com

Anônimo disse...

Chatoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

Anônimo disse...

Hello! I could have sworn I've been to this website


before but after reading through some of the post I realized it's new to me.

Nonetheless, I'm definitely glad I found it and I'll be bookmarking and checking back

frequently!

my web-site english jobs spain english people ()

Anônimo disse...

I feel this is among the such a lot significant

info for me. And i am happy reading your article.
However wanna observation on few normal things, The

site taste is ideal, the articles is in point of
fact nice : D. Good process, cheers

Here is my website: Expat forum ()

Anônimo disse...

Attractive component to content. I simply stumbled

upon your weblog and in accession capital to assert that I get in

fact loved account your blog posts. Any way I will be
subscribing to your augment and even I fulfillment you access consistently fast.


Feel free to surf to my weblog ... http://dominicvb.bloggspace.se/