ILHA SOLTEIRA - SP, É QUASE UM PARAISO!!

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OS MEUS JARDINS E QUINTAIS EM MINHA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA !! A Minha Amada, deitada eternamente em berço esplêndido; ao som do Rio Paraná e à luz deste céu profundo!! (Crédito da Foto: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=210844 )

CORAÇÃO CIVIL

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domingo, 14 de março de 2010

15 DE MARÇO - DIA DA ESCOLA

"Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos." Albert Einstein.

Este artigo em comemoração ao Dia da Escola é dedicado a todos os Profissionais da Educação e funcionários de escolas e instituições de ensino, que em nosso Município de Cidade Gaúcha - PR; e em todo o nosso Brasil constroem em suas missões e no sagrado ofício da educação, as condições essenciais para um mundo melhor; através da construção do Bem Comum. Em especial, este artigo é uma homenagem que presto também, de coração e muito feliz, para todos os alunos; a todos os Profissionais da Educação e aos funcionários que já trabalharam e que atualmente trabalham no Colégio Estadual Marechal Costa e Silva – E F M – de Cidade Gaúcha – PR; uma Instituição de Ensino com qualidade e excelência.

COLÉGIO ESTADUAL MARECHAL COSTA E SILVA EFM - CIDADE GAÚCHA - PR.

O Dia da Escola é comemorado em 15 de março, mas são poucas as pessoas que possuem consciência disso. A data simboliza uma ótima oportunidade para pensar o quanto essa instituição assume um papel importante em nossas vidas.
A escola, depois da família, é o primeiro grupo social a que pertencemos. E grupos sociais são importantes para que aprendamos a interagir com pessoas, a conhecer novos comportamentos e a respeitar uns aos outros. Além do mais, a escola é fonte de conhecimento e educação, tanto formal quanto informal, é um espaço onde o aluno é o protagonista e aprende a desenvolver suas atividades, além de ser um laboratório de inclusão social, promovendo no jovem o sentido de importância da comunidade.
Durante todo o nosso crescimento, precisamos de um referencial e essa é uma das principais funções da escola. Cada fase do aluno, novas necessidades e capacidades devem ser exploradas e para isso, a escola deve dispor de uma gama de profissionais como diretor, orientadores educacionais, professores e psicólogos, e demais funcionários.
Infelizmente, a educação no Brasil ainda não está satisfatória, apesar de índices cada vez mais positivos. Há um aumento da taxa de alfabetização, aumento do número de alunos que completam o nível superior, novas escolas de ensino fundamental foram construídas e há uma queda no índice de evasão escolar.
Escola pode se referir a uma instituição de ensino ou a uma corrente de pensamento com características padronizadas que formam certas áreas do conhecimento e da produção humana. A palavra vem do grego - scholé, que significa lugar do ócio. Na Grécia Antiga, as pessoas que dispunham de condições sócio-econômicas e tempo livre, nela se reuniam para pensar e refletir. (Ver Filosofia Platão). A escola é um local de ensino onde se aprende várias matérias, entre elas estão: Matemática, Português, Ciências, História, Geografia, Educação Artística, Educação Física, e outras.
Na escola os agentes educacionais não aprendem ou ensinam somente as disciplinas escolares, mas também as formas de relação entre as pessoas. Pode-se considerar todos os participantes da instituição educacional como agentes educacionais, devido a este caráter inter-relacional dos indivíduos no cotidiano. Hoje em dia existem mais de 50 milhões de alunos espalhados por todo o Brasil; o estado com o maior numero de alunos é São Paulo.


A história da escola
Semíramis Alencar


As escolas somente se consolidaram a partir de 1600. Antes, embora existissem estabelecimentos de ensino, especialmente os religiosos, os meninos eram geralmente, encaminhados a uma profissão e as meninas ficavam em casa para o aprendizado das prendas do lar, a espera de um consorte.

Com o tempo, os conhecimentos humanos se expandiram, tornando-se complexos. As escolas se multiplicaram, para atender as classes mais afortunadas para que tais conhecimentos fossem transmitidos para a geração seguinte. Nisto, a maior parte da população continuava analfabeta.

A industrialização dos séculos XVIII e XIX ajudou a mudar este quadro. Aumentou a necessidade de se escolarizar a população, pois a complexidade do trabalho necessitava de uma mão de obra mais qualificada.

A ciência continuou avançando e trazendo benefícios a toda sociedade, então a educação, já não poderia ser restrita apenas às classes dominantes.

No século XIX, as idéias de uma escola elementar gratuita, que atendesse à todos, começou a se tornar realidade. Era o inicio de uma revolução que continuou no século XX, marcado pela implantação dos grandes sistemas educacionais.

A escola elementar tornou-se pública, gratuita e leiga, ou seja, não religiosa. Sua estrutura se divide em três níveis:

• O elementar: no qual se aprendia a ler, escrever e contar;
• O secundário: no qual outras disciplinas eram estudadas;
• Universitário ou superior.

Todavia, apesar desses progressos, o Brasil e os países latino-americanos ainda hoje não oferecem acesso pleno nem mesmo à escola elementar, devido à marginalização e as desigualdades sociais como um todo.

No Brasil ainda não temos um sistema educacional exemplar e único, tampouco nossos profissionais são preparados e constantemente avaliados e capacitados, recebendo uma remuneração que não supre nem as necessidades básicas.

Com os avanços tecnológicos, a educação latino-americana se perde em meio a novas teorias e metas inalcançáveis – se quase não se consegue instruir a população no ensino elementar, como se pode sonhar com educação digital e democratização da internet? – assim, a sociedade cai como um todo, perante os países ricos.

Enfim, ainda hoje a educação está dividida em escola para rico e escola para pobre – a particular e a pública: uma que forma e encaminha para o mercado de trabalho capitalista e a outra que seleciona e exclui, formando a mão de obra desqualificada e oprimida.
CRÉDITO FONTE: http://www.orecado.org/?p=43

Educadora Semíramis Alencar - Especialista em Docência do Ensino Superior (lato sensu), Licenciada em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar e Regência de Disciplinas Pedagógicas de Ensino Médio. Professora da séries iniciais do Ensino Fundamental e de lingua inglesa para o Ensino Médio.
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A Escola de Atenas
Afresco – A Escola de Atenas – Rafael Sanzio – Pintado entre 1509 a 1510 – 500 cm x 700 cm. (CLIC NA FOTO PARA AMPLIAR)

A obra é um afresco em que aparecem ao centro Platão e Aristóteles. Platão segura o Timeu e aponta para o alto, sendo assim identificado com o ideal, o mundo inteligível. Aristóteles segura a Ética e tem a mão na horizontal, representando o terreste, o mundo sensível.
A obra "Escola de Atenas'' é uma alegoria complexa do conhecimento filosófico profano. Mostra um grupo de filósofos de várias épocas históricas ao redor de Aristóteles e Platão, ilustrando a continuidade histórica do pensamento filosófico.
VEJA NO QUADRO ABAIXO OS NÚMEROS SOBRE AS PERSONALIDADES, E VEJA ABAIXO DA FOTO OS NOMES QUE INSPIRARAM RAFAEL PINTAR O AFRESCO "ESCOLA DE ATENAS" (CLIC NA FOTO PARA AMPIAR)
Os noeses são as personalidades em que Rafael se inspirou para pintar o rosto dos diferentes filósofos gregos. Isso é claramente uma homenagem às pessoas de seu tempo:

Conforme os nomes acima sublinhados, para ler sobre cada personalidade que inspirou Rafael Sanzio na pintura do Afresco a Escola de Atenas, basta clicar sobre o nome desejado, e então irá abrir a página da personalidade escolhida, na Enciclopédia Livre WIKIPÉDIA.



AS FOTOGRAFIAS A SEGUIR, SÃO DE PESSOAS MUITO QUERIDAS E AMADAS EM NOSSA COMUNIDADE DE CIDADE GAÚCHA - PR; AS QUAIS, COM OS SEUS TRABALHOS DE GESTORES NA DIREÇÃO DO COLÉGIO ESTADUAL MARECHAL COSTA E SILVA; SÃO TAMBÉM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, QUE, JUNTO COM TODOS OS DEMAIS PROFISSIONAIS E FUNCIONÁRIOS EM TODAS AS ÉPOCAS; ATRAVÉS DO SAGRADO OFÍCIO, DESENVOLVERAM A DIGNA MISSÃO DA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS E CIDADÃS DIGNOS PARA A CONSTRUÇÃO DO BEM COMUM, DA FRATERNIDADE E SOLIDARIEDADE, POR UM MUNDO MELHOR.

Gestão 2006 à 2011
ANTONIO DE ARAÚJO

Gestão 2004 à 2005
JOÃO ADALBERTO SANDER

Gestão 1992 à 2003
MARIA LOREMI DELLA - FLORA LOPES

Gestão 1990 à 1991
MARLI MARIA BRONDANI MOREIRA
Gestão 1988 à 1989
VALDEVIR JOSÉ DELLA - FLORA
Gestão 1983 à 1987
LÚCIA STÉDILE

Gestão 1977 à 1983
CÉLIA NERI TELLES

Gestão 1968 à 1976
OLGA DEUCHER TORMENA
CRÉDITO DAS FOTOS:
VISITE O SITE DO COLÉGIO ESTADUAL MARECHAL COSTA E SILVA DE CIDADE GAÚCHA:
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VISITE TAMBÉM O EXCELENTE BLOG - EDUCANDO O AMANHÃ - DA EDUCADORA SEMÍRAMIS ALENCAR.

2 comentários:

Unknown disse...

Esses guerreiros, lutadores e que fizeram de nós, agora fazem de nossos filhos, seres sábios e especiais, pois sem educação, NÃO SOMOS NADA!

Parabéns, devemos todos dizer: OBRIGADO PROFESSORES!

Unknown disse...

Esses guerreiros, lutadores e que fizeram de nós, agora fazem de nossos filhos, seres sábios e especiais, pois sem educação, NÃO SOMOS NADA!

Parabéns, devemos todos dizer: OBRIGADO PROFESSORES!