A educação em sua essência é por excelência a formação do homem como ser evolutivo criado por DEUS.
A situação da educação no Brasil.
Em grande parte dos estados da federação e na maioria das cidades brasileiras, a educação passa pelo descaso crônico da falta de atenção dos gestores públicos para a construção real de um sistema público educacional de qualidade. O descaso maior quanto aos problemas da área educacional, está relacionado à falta de valorização dos profissionais de educação e dos trabalhadores nos estabelecimentos de ensino. Este é um fator crônico presente de forma acentuada nas estruturas e sistemas existentes nas escolas públicas municipais. Esta ferida é ainda maior, quando aqueles(as) secretários(as) municipais de educação não têm compromisso, não manifestam respeito e não se empenham em empreender e almejar junto com a classe de educadores e trabalhadores, as conquistas necessárias a serem efetivadas. O prejuízo maior atinge os educandos e também por consequência a sociedade em todos os seus contextos.
Crédito: biodireitobioetica
Trechos do pronunciamento da Professora Amanda Gurgel em Aundiência Pública sobre o cenário atual da educação no Rio Grande do Norte:
“... Em nenhum governo, em nenhum momento que nós tivemos no nosso estado, nossa cidade, nosso país, a educação foi uma prioridade. Em nenhum momento;”
“... Estamos aceitando a condição precária da educação como uma fatalidade? Estão me colocando dentro de uma sala de aula com um giz e um quadro para salvar o Brasil? É isso? ...Sou eu a redentora do país? ...”
“... A secretária disse ainda que nós não podemos ser imediatista... e que precisamos pensar a longo prazo, mas a minha necessidade de alimentação é imediata, a minha necessidade de transporte é imediata ...”
“... Parem de associar qualidade de educação com professor dentro da sala de aula ...”
“ ... Eu não me sinto constrangida em apresentar meu contracheque nem a aluno, nem a professor, nem a nenhum dos senhores aqui, porque eu penso que o constrangimento deve vir de vocês. Sinto muito, eu lamento, mas deveriam todos estar constrangidos... “
Nenhum comentário:
Postar um comentário