ILHA SOLTEIRA - SP, É QUASE UM PARAISO!!

ILHA  SOLTEIRA - SP,  É QUASE UM PARAISO!!
OS MEUS JARDINS E QUINTAIS EM MINHA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA !! A Minha Amada, deitada eternamente em berço esplêndido; ao som do Rio Paraná e à luz deste céu profundo!! (Crédito da Foto: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=210844 )

CORAÇÃO CIVIL

PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS CLIC EM II (Pause) NO RÁDIO ACIMA.

__________________________________________

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

09 DE OUTUBRO - 42 ANOS SEM CHE GUEVARA. . . A AMÉRICA LATINA PODERIA SER MELHOR - E A TERRA TAMBÉM!!

"HAY QUE ENDURECERSE, PERO SIN PERDER LA TERNURA JAMÁS."


ERNESTO GUEVARA AO CENTRO, COM IRMÃOS E PRIMOS

ERNESTO GUEVARA DE LA SERNA - UM CIDADÃO DO MUNDO.


FOI NOS TEMPOS DE COLÉGIO, 1973 - QUANDO EU TINHA ENTÃO 14 ANOS. AS NOTÍCIAS VINHAM DE TODAS AS FORMAS SOBRE ESTE CIDADÃO DO MUNDO, QUE HAVIA SIDO MORTO HÁ APENAS CINCO ANOS - NAQUELA ÉPOCA. EM PLENA DITADURA MILITAR NO BRASIL - TEMPOS DIFÍCEIS EM MINHA CIDADE - ILHA SOLTEIRA - SP; UMA CIDADE MODELO, DE PRIMEIRO MUNDO, COM 100% DE TODOS OS TIPOS DE INFRAESTRUTURA, EM TUDO, DE SANEAMENTO A EDUCAÇÃO; PORÉM, UMA CIDADE ADMINISTRADA POR PARTE DE MILITARES REFORMADOS, OU NÃO, PERTENCENTES AO EXÉRCITO BRASILEIRO; ALGUNS MEMBROS DE NOSSA JUVENTUDE, OU PROFESSORES, ARRISCAVAM-SE EM FALAR, OU VESTIR UMA CAMISETA COM A ESTAMPA DO CHE. HAVIAM ALGUNS QUE, DE UMA FORMA OU DE OUTRA, TINHA CONSIGO, NA CARTEIRA, OU AFIXADO EM ALGUM CADERNO ESCOLAR ALGUMA IMAGEM OU FOTO DE ERNESTO GUEVARA. NAQUELA ÉPOCA, SER COMO FOI O CHE, ERA TALVEZ NÃO UM IDEAL; MAS, UM SONHO!! MESMO COM O MEDO LATENTE DE SOFRER TORTURAS NA PELE; QUE EXCELENTE SERIA, SE FOSSE, NÃO UM SONHO; MAS SIM UM IDEAL - SERMOS REVOLUCIONÁRIOS!! ÉRAMOS JOVENS DEMAIS PARA ENTENDER E COMPREENDER O ANSEIO DESTE CIDADÃO DO MUNDO, ATÉ HOJE TÃO PRESENTE COMO ELE - O CHE - É, EM TODA PARTE DO MUNDO.

CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE ERNESTO GUEVARA DE LA SERNA
ERNESTO GUEVARA - AINDA QUANDO ERA UM BEBÊ
EM FAMÍLIA COM A ESPOSA E OS FILHOS

EM FAMÍLIA COM OS FILHOS
COM O FILHO CAMILO

COM A FILHA HILDITA E O COMANDANTE ANTONIO NUÑES JIMÉNEZ
A FOTO MAIS FAMOSA DE CHE GUEVARA
EM BRASÍLA, COM O PRESIDENTE JÂNIO QUADROS; PARA RECEBER A CONDECORAÇÃO COM A ORDEM NACIONAL DO CRUZEIRO DO SUL.

HÁ NARRATIVAS DE QUE A CONDECORAÇÃO ACONTECEU:

E NARRATIVAS QUE NÃO ACONTECEU:


OS MOMENTOS FINAIS DE CHE GUEVARA

". . . Inúmeras consultas se sucedem entre os captores e as autoridades militares, principalmente com o coronel Joaquim Zenteno Anaya, que comanda a oitava divisão do Exército, e mantém contatos telefônicos com La Paz. Na manhã de 9 de outubro, as consultas chegam a um fim: Che será executado nesta mesma manhã, no lugar onde se encontra prisioneiro.

Está sentado no chão, as costas apoiadas contra a parede. Ofega debilmente e distingue com dificuldade, devido à má iluminação, a entrada de duas pessoas.

O capitão Prado aproxima-se por detrás e dispara-lhe uma rajada de metralhadora no pescoço, de cima para baixo. Quatro balas atingem o alvo. O coronel Selnich aproxima-se e dispara uma única vez sua pistola de nove milímetros. A bala atravessa o coração e o pulmão. É o tiro de misericórdia. Está morto.

Quando tentam retirá-lo do lugar do crime, os dois verdugos não conseguiram ocultar um estremecimento de terror: Che Guevara tinha os olhos muito abertos e serenos e um sorriso que para eles significava desdém e, para o resto do mundo, simplismente amor." O trecho acima da narrativa dos momentos finais de Ernesto Guevara faz parte do livro - In Meu Amigo CHE - de Ricardo Rojo - Traço Editora -São Paulo - 1983. Este trecho está também no livro (O Pensamento vivo de Che Guevara - p. 108. Martin Claret Editores - Cordenação Editorial de Martin Claret. Impresso no verão de 1987 - São Paulo - Brasil).

MOMENTOS FINAIS ANTES DE SER MORTO
... ... ...
O CORPO DE CHE POSTO EM MACA, PARA SER LEVADO AOS REGISTROS FOTOGRÁFICOS E EM FILMES.
OS REGISTROS FOTOGRÁFICOS E EM FILMES.

". . .Che Guevara tinha os olhos muito abertos e serenos e um sorriso que para eles significava desdém e, para o resto do mundo, simplismente amor."


REGISTROS DO FICHAMENTO DE CHE GUEVARA APÓS A SUA MORTE
Por ordem da CIA, as mãos de Chê foram cortadas e guardadas como prova de sua morte.

UM POUCO SOBRE A BIOGRAFIA DE CHE GUEVARA

Nascido em 14 de junho de 1928 na cidade de Rosário, Guevara foi o primeiro dos cincos filhos do casal Ernesto Lynch e Celia de la Serna y Llosa. Sua mãe foi a principal responsável por sua formação porque, mesmo sendo católica, mantinha em casa um ambiente de esquerda e sempre estava cercada por mulheres politizadas.

Desde pequeno, Ernestito - como era chamado - sofria ataques de asma e por essa razão, aos 12 anos, se mudou com a família para as serras de Córdoba, onde morou perto de uma favela. A discriminação para com os mais pobres era comum à classe média argentina, porém Che não se importava e fez várias amizades com os favelados. Estudou grande parte do ensino fundamental em casa com sua mãe. Na biblioteca de sua casa - que reunia cerca de 3000 livros - havia obras de Marx, Engels e Lenin, com os quais se familiarizou em sua adolescência.

Em 1947, Ernesto entra na Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires, motivado em primeiro lugar por sua própria doença, desenvolvendo logo um especial interesse pela lepra.
Em 1952, realiza uma longa jornada pela América do Sul com o melhor amigo, Alberto Granado, percorrendo 10.000 km em uma moto Norton 500, apelidada de 'La Poderosa'. Observam, se interessam por tudo, analisam a realidade com olho crítico e pensamento profundo. Os oito meses dessa viagem marcam a ruptura de Guevara com os laços nacionalistas e dela se origina um diário. Aliás, escrever diários torna-se um hábito para o argentino, cultivado até a sua morte.
No Peru, trabalhou com leprosos e resolveu se tornar um especialista no tratamento da doença. Che saiu dessa viagem chocado com a pobreza e a injustiça social que encontrou ao longo do caminho e se identificou com a luta dos camponeses por uma vida melhor. Mais tarde voltou à Argentina onde completou seus estudos em medicina. Foi convocado para o exército, porém, no momento estava incompatibilizado com a ideologia peronista. Não admitia ter de defender um governo autoritário. Portanto, no dia da inspeção médica, tomou um banho gelado antes de sair de casa e na hora do exame teve um ataque de asma. Foi considerado inapto e dispensado.

Já envolvido com a política, em 1953 viajou para a Bolívia e depois seguiu para Guatemala com seu novo amigo Ricardo Rojo. Foi lá que Guevara conheceu sua futura esposa, a peruana Hilda Gadea Acosta e Ñico Lopez, que, futuramente, o apresentaria a Raúl Castro no México.

Na Guatemala, Arbenz Guzmán, o presidente esquerdista moderado, comandava uma ousada reforma agrária. Porém, os EUA, descontentes com tal ato que tiraria terras improdutivas de suas empresas concedendo-as aos famintos camponeses, planejou um golpe bem sucedido colocando no governo uma ditadura militar manipulada pelos yankees. Che ficou inconformado com a facilidade norte-americana de dominar o país e com a apatia dos guatemaltecos. A partir desse momento, se convenceu da necessidade de tomar a iniciativa contra o cruel imperialismo.

Com o clima tenso na Guatemala e perseguido pela ditadura, Che foi para o México. Alguns relatos dizem que corria risco de vida no território guatemalteco, mas essa ida ao México já estava planejada. Lá lecionava em uma universidade e trabalhava no Hospital Geral da Cidade do México, onde reencontrou Ñico Lopez, que o levou para conhecer Raúl Castro. Raúl, que se encontrava refugiado no México após a fracassada revolução em Cuba em 1953, se tornou rapidamente amigo de Che. Depois, Raúl apresentou Che a seu irmão mais velho Fidel que, do mesmo modo, tornou-se amigo instantaneamente. Tiveram a famosa conversa de uma noite inteira onde debateram sobre política mundial e, ao final, estava acertada a participação de Che no grupo revolucionário que tentaria tomar o poder em Cuba.

A partir desse momento começaram a treinar táticas de guerrilha e operações de fuga e ataque. Em 25 de novembro de 1956 os revolucionários desembarcam em Cuba e se refugiam na Sierra Maestra, de onde comandam o exército rebelde na bem-sucedida guerrilha que derrubou o governo de Fulgêncio Batista. Depois da vitória, em 1959, Che torna-se cidadão cubano e vira o segundo homem mais poderoso de Cuba. Marxista-leninista convicto, é apontado por especialistas como o responsável pela adesão de Fidel ao bloco soviético e pelo confronto do novo governo com os Estados Unidos.

Guevara queria levar o comunismo a toda a América Latina e acreditava apaixonadamente na necessidade do apoio cubano aos movimentos guerrilheiros da região e também da África. Da revolução em Cuba até sua morte, amargou três mal-sucedidas expedições guerrilheiras. A primeira na Argentina, em 1964, quando seu grupo foi descoberto e a maioria morta ou capturada. A segunda, um ano depois de fugir da Argentina, no antigo Congo Belga, mais tarde Zaire e atualmente República Democrática do Congo. E por fim na Bolívia, onde acabaria executado.

Sem a barba e a boina tradicionais, disfarçado de economista uruguaio, Che Guevara entrou na Bolívia em novembro de 1966. A ele se juntaram 50 guerrilheiros cubanos, bolivianos, argentinos e peruanos, numa base num deserto do Sudeste do país. Seu plano era treinar guerrilheiros de vários países para começar uma revolução continental.

Guevara foi capturado em 8 de outubro de 1967. Passou a noite numa escola de La Higuera, a 50 quilômetros de Vallegrande, e, no dia seguinte, por ordem do presidente da Bolívia, general René Barrientos, foi executado com nove tiros numa escola na aldeia de La Higuera, no centro-sul da Bolívia, no dia seguinte à sua captura pelos rangers do Exército boliviano, treinados pelos Estados Unidos.

Sua morte, no dia 9 de outubro de 1967, aos 39 anos, interrompeu o sonho de estender a Revolução Cubana à América Latina, mas não impediu que seus ideais continuassem a gozar de popularidade entre as esquerdas.

Os boatos que cercaram a execução de Che Guevara levantaram dúvidas sobre a identidade do guerrilheiro. A confusão culminou no desaparecimento dos seus restos mortais, encontrados apenas em 1997, quando o mundo recordava os trinta anos de sua morte, sob o terreno do aeroporto de Vallegrande. O corpo estava sem as mãos, amputadas para reconhecimento poucos dias depois da morte, e contrabandeadas para Cuba.

Em 17 de outubro de 1997, Che foi enterrado com pompas na cidade cubana de Santa Clara (onde liderou uma batalha decisiva para a derrubada de Batista), com a presença da família e de Fidel. Embora seus ideais sejam românticos aos olhos de um mundo globalizado, ele se transformou num ícone na história das revoluções do século XX e num exemplo de coerência política. Sua morte determinou o nascimento de um mito, até hoje símbolo de resistência para os países latino-americanos.

V I D E O S


DANTE RAMON LEDESMA - MEMÓRIAS DEL CHE
O MÚSICO DANTE RAMON LEDESMA, ARGENTINO DE NASCIMENTO, RADICADO NO RIO GRANDE DO SUL; ALÉM DE CANTAR EM SUA ARTE MUSICAL OS MOTIVOS E COSTUMES NATIVISTAS DO RIO GRANDE, TAMBÉM O FOLCLORE DAS AMÉRICAS CENTRAL E DO SUL, ENTRE OUTROS CANTOS DE VÁRIAS NACIONALIDADES, NUANCES E MATIZES; É UM DOS ARTISTAS E INTELECTUAIS QUE EM NOSSO PAÍS, INTEGRAM-SE ENTRE OS PALADINOS, E, ATRAVÉS DA SUA ARTE MUSICAL, E EM SUAS PALESTRAS; LUTA, DEFENDE, DIVULGA E PROPAGA A JUSTIÇA SOCIAL, IGUALDADE, FRATERNIDADE; E OS ANSEIOS DO NOSSO POVO BRASILEIRO; SOBRETUTO DA CLASSE POBRE DE NOSSO PAÍS.
PARA ADQUIRIR CD'S E DVD'S DE DANTE RAMON LEDESMA - ACESSE O SITE:
http://www.usadiscos.com.br/site/content/busca.php?artista=6
PARA CONTRATAR DANTE RAMON LEDESMA PARA SHOWS E PALESTRAS; ENTRE CONTATO COM: MAX PRODUÇÕES - FONE 0 XX 51 3466 8252 OU CELULAR: O XX 51 9917 2021
PARA CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE DANTE RAMON LEDESMA, LEIA UMA BREVE BIOGRAFIA NO LINK ABAIXO DA WIKIPÉDIA - A ENCICLOPÉDIA LIVRE:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dante_Ramon_Ledesma

CLIP SOBRE CHE GUEVARA COM FUNDO MUSICAL DE MEMÓRIAS DEL CHE - DE DANTE RAMON LEDESMA
OBSERVAÇÕES: AS FOTOS SOBRE CHE GUEVARA FORAM GARIMPADAS NA INTERNET
UM SITE SOBRE CHE GUEVARA, ONDE ENCONTRA-SE VÁRIOS LINKS COM REFERÊNCIA A DEZENAS DE SITES SOBRE CHE GUEVARA:
http://www.sancristobal.cult.cu/sitios/Che/Index.HTM
AO INÍCIO DESTA POSTAGEM, LEMBRO-ME, AS PRIMEIRAS FORMAS EM QUE PASSEI A CONHECER A HISTÓRIA DESTE REVOLUCIONÁRIO - O CHE!!

Nenhum comentário: