O HOMEM É O CULPADO POR ESSE DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL


QUAL É A ALIMENTAÇÃO DO CARAMUJO AFRICANO ?
A espécie tem um apetite muito voraz. Alimenta-se de aproximadamente 500 espécies de vegetais especialmente hortaliças, mas na falta dessa alimentação pode devorar tudo que encontrar pela frente: papel, papelão, jornal, restos de madeira, reboco de parede, fezes de animais, plantações agrícolas, pomares, grãos armazenados, etc.
CARAMUJO ALIMENTANDO-SE DE OUTRO CARAMUJO DA PRÓPRIA ESPÉCIE - CANIBALISMO.

COMO SE PROLIFERA O CARAMUJO ?
A praga não tem grande mobilidade. O deslocamento se dá por vários meios de condução da espécie viva ou de ovos. Exemplos: sola de calçados, pneus de veículos, transporte de materiais contaminados, tais como: madeira, materiais de construção, lixo, entulho, águas pluviais, etc. Alguns moradores catam os caramujos e jogam na rua. Os caramujos são esmagados e suas larvas e ovos acabam sendo transportados para outros locais conforme acima. Outra forma errada é a colocação dos caramujos em bueiros. A enxurrada irá levar esses animais para todas as regiões, não só da cidade, mas também para a área rural.
QUAIS OS RISCOS À SAUDE ?

VERME NEMATÓIDE ANGIOSTRONGYLUS - QUE PODE CAUSAR A DOENÇA ANGIOSTRONGILÍASE ABDOMINAL
O nematóide pode estar no muco, uma espécie de gosma, que o animal deixa por onde passa. Em contato com essa substancia pode-se contrair a contaminação. Para se prevenir da infecção deve-se proteger bem as mãos ao lidar com a praga, e jamais permitir que crianças manipulem os caramujos, ou mesmo as conchas; após a morte do animal. Essas conchas também não devem ser usadas como artesanato.
Outros cuidados a serem tomados são em relação às verduras e legumes.

COMO FAZER O COMBATE AO CARAMUJO ?A forma principal de combate e controle da praga é a limpeza de quintais e terrenos vazios. Em locais limpos o caramujo não se desenvolve.
Nos períodos de chuvas, grande umidade e calor, especialmente à noite, os caramujos saem das tocas e esconderijos para se alimentar e aproveitar o ambiente. Neste momento é a oportunidade apropriada de efetuar a CATAÇÃO MANUAL, que é a forma mais efetiva de eliminação dos animais adultos.

Para realizar a catação manual dos caramujos, proteja as mãos com luvas apropriadas – de látex; ou com sacos plásticos. Colocar um pouco de cal virgem em uma vasilha – balde ou lata, que só deverá ser utilizada para essa finalidade. Coletar os caramujos e colocar na vasilha com o cal, revirando os caramujos de vez em quando.
Nos períodos de chuvas, grande umidade e calor, especialmente à noite, os caramujos saem das tocas e esconderijos para se alimentar e aproveitar o ambiente. Neste momento é a oportunidade apropriada de efetuar a CATAÇÃO MANUAL, que é a forma mais efetiva de eliminação dos animais adultos.

QUINTAIS E TERRENOS SUJOS POSSUEM MAIOR PROBABILIDADES DE INFESTAÇÃO E PROLIFERAÇÃO DO CARAMUJO AFRICANO.

COMO FAZER A CATAÇÃO MANUAL ?
Os períodos ideais para a catação é no período noturno, ou ao amanhecer em dias úmidos, após as chuvas. A catação deve ser realizada somente por pessoas adultas.

Após vistoriar todo o quintal, jardins e áreas das residências e propriedades, principalmente em meio de plantas e não estiver mais encontrando os caramujos; encerrar a catação.
Em seguida escavar um buraco com medidas aproximadas de 30 cm largura x 30 cm comprimento x 30 cm de profundidade, esparramar cal no fundo do buraco; e em seguida coloque os caramujos.
Em seguida, com uma pá (a qual só deverá ser utilizada para esse fim), ou com um pedaço de madeira com tamanho aproximado de 1,50 metro, quebrar as conchas dos caramujos; cuidando e protegendo os olhos para evitar acidentes.
É interessante que após esse processo de quebrar os caramujos, os mesmos sejam também queimados; sempre com atenção e protegendo-se de forma segura, para não ocorrer incêndios ou as pessoas não se queimarem; e também não respirar a fumaça da queima dos caramujos. NÃO PERMITA CRIANÇAS NAS PROXIMIDADES.
Após queimar os caramujos, despeje novamente uma certa quantidade de cal sobre eles, e finalizando enterre os caramujos exterminados.
Em seguida escavar um buraco com medidas aproximadas de 30 cm largura x 30 cm comprimento x 30 cm de profundidade, esparramar cal no fundo do buraco; e em seguida coloque os caramujos.



COMO FAZER ARMADILHAS PARA COLETAR OS CARAMUJOS ?
Realize as catações; mesmo que não ocorram os períodos de chuvas. Molhe bem o quintal e as áreas da residência durante a noite; e esparrame sacos velhos de sisal, ou de tecidos de algodão, ou jornais molhados pelo terreno. Ao amanhecer o dia, os caramujos irão procurar abrigo sob os sacos e jornais; então, é só recolher os caramujos.
COMO PROTEGER O SEU QUINTAL ?


NO ANO DE 2006 – ESTAS ERAM AS QUADRAS COM INFESTAÇÃO DE CARAMUJOS AFRICANOS.

Direitos Autorais: Dr. Roberto S. Hauth – Engenheiro Civil.
Devido o alto grau de ocorrências de infestação de caramujos africanos em Cidade Gaúcha – PR; em meados de 2006, com a coordenação do Secretário Municipal de Saúde – Antonio Ciríaco; e participação de todas as Agentes Comunitárias de Saúde, Equipe de Combate e Prevenção à Dengue, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária; foram realizados os trabalhos de pesquisas, levantamentos de áreas infestadas em nossa cidade; e a elaboração de formas educativas e de conscientizações; notificações dos moradores. Posteriormente, foram realizadas reuniões e palestras de formas intensificadas em 2007. Com as conscientizações realizadas; observou-se que durante o ano de 2008 e até meados de 2009, as ocorrências dos caramujos diminuíram de forma considerável. Com a falta de cuidados; ao final do ano de 2009 os caramujos voltaram e infestaram de forma preocupante grande parte de nossa cidade, repetindo-se tais ocorrências também no início deste ano de 2010.
IMPORTANTE:
Não utilize SAL para o combate ao caramujo.
Não utilize SAL para o combate ao caramujo.
O SAL NÃO É EFICIENTE; POIS, ALÉM DE SALINIZAR O SOLO MATANDO AS PROPRIEDADES ORGÂNICAS E BIOLÓGICAS DO SOLO; O PROBLEMA É QUE O SAL ATRAI TAMBÉM OUTROS ROEDORES, COMO O RATO, O GAMBÁ ENTRE OUTROS ANIMAIS, QUE SENTEM O CHEIRO DO SAL A GRANDE DISTÂNCIA.
INTERESSANTE:
Um bom aliado nessa batalha é o nosso grande amigo – O SAPO !!
Um bom aliado nessa batalha é o nosso grande amigo – O SAPO !!
Como importante ser vivo integrante da cadeia alimentar, o sapo, além de fazer o controle de populações de insetos, lesmas, larvas, aranhas, escorpiões; também se alimenta dos filhotes pequenos de caramujos.
PARA ENTENDER MELHOR:
COM AS FORMAS E AÇÕES DE CATAÇÃO E EXTERMÍNIO DOS CARAMUJOS, OS RESULTADOS DE CONTROLE E DA POSSÍVEL ERRADICAÇÃO NAS RESIDÊNCIAS; SOMENTE SERÃO ALCANÇADOS NA MEDIDA EM QUE SEJA PERCEBIDO A DIMINUIÇÃO DO APARECIMENTO DOS MESMOS, BEM COMO A DIMINUIÇÃO DO TAMANHO DOS CARAMUJOS ENCONTRADOS; POIS, O CARAMUJO SÓ INICIA A POSTURA DOS OVOS PARA A SUA PROLIFERAÇÃO A PARTIR DOS SEIS MESES DE IDADE.
REPASSE ESTAS INFORMAÇÕES - CONSCIENTIZE AS PESSOAS QUE ESTÃO ENFRENTANDO ESSE PROBLEMA AMBIENTAL.
O exemplar do caramujo na primeira foto inicial deste artigo (abaixo do título), foi encontrado em nossa Cidade. Media em sua concha: 11 cm altura x 22 cm de comprimento - com peso de 520 gramas. Pelas suas características, estimamos a sua idade em aproximadamente igual a 9 anos.
Cuidei deste exemplar por quase um mês, enquanto estávamos preparando as pesquisas e o material; que foram apresentados em palestras pelo Senhor Antonio Ciríaco - o nosso Secretário Muninicipal de Saúde em Cidade Gaúcha; cujas palestras foram ministradas à população no ano de 2007. Por fim, foi preciso exterminá-lo; pois, apesar de vários contatos com instituições que poderiam se interessar pelo caramujo, para pesquisar o mesmo, pelo tamanho, peso e idade aproximada do espécime; não houveram interessados.