ILHA SOLTEIRA - SP, É QUASE UM PARAISO!!

ILHA  SOLTEIRA - SP,  É QUASE UM PARAISO!!
OS MEUS JARDINS E QUINTAIS EM MINHA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA !! A Minha Amada, deitada eternamente em berço esplêndido; ao som do Rio Paraná e à luz deste céu profundo!! (Crédito da Foto: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=210844 )

CORAÇÃO CIVIL

PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS CLIC EM II (Pause) NO RÁDIO ACIMA.

__________________________________________

quarta-feira, 28 de julho de 2010

“O que é o governo?"


A frase abaixo e o texto "O que é o governo?"  retratam, expõem e definem exatamente em sua essência, quais são os malefícios dos governos públicos (em especial os governos municipais), adeptos de práticas e ações de perseguições políticas ao funcionalismo público, as pessoas do povo; entre outras pessoas que se colocam contra as suas idéias, formas de pensar e de agir, ou de oposições as formas erradas de gestões do bem público. Tais práticas e ações  de perseguições políticas são exemplos de gestores sem preparo, sem consciência, autoritários, totalitários e ditadores, cujas práticas de formas terroristas enojam, e nos fazem crer que são desumanos e reprováveis, não sendo possível serem comparados sequer aos animais irracionais. Não merecem respeito.       

“Quem coloca a mão em mim para me governar é um usurpador e tirano, e eu o declaro meu inimigo.”

Pierre-Joseph Proudhon


Nasceu pobre. Autodidata, aprendeu Latin, Grego, Hebreu. Era gráfico, jornalista, militante. Foi um filósofo político e econômico francês, foi membro do Parlamento Francês. É considerado um dos mais influentes escritores socialistas utópicos e organizadores. Foi amigo e inimigo de Karl Marx. Acertou muitas, errou várias.

Acreditava em autogestão, organização descentralizada, apoio mútuo. Queria fazer a revolução sem violência. É um herói. Outros o seguiriam: Bakunin, Malatesta.


"O que é o governo?

Ser governado é ser vigiado, inspecionado, espionado, dirigido, legislado, numerado, regulado, alistado, doutrinado, pregado, controlado, checado, anotado, censurado e comandado por criaturas que não possuem nem o direito, nem a sabedoria, nem a virtude para fazer tudo isso.

Ser governado é, em cada momento, em cada transação, anotado, registrado, contado, taxado, carimbado, medido, numerado, dimensionado, licenciado, autorizado, admoestado, impedido, proibido, reformado, corrigido, punido.

É, sob o pretexto da utilidade pública, e em nome do interesse público, ser colocado sob pressão, mandado, roubado, explorado, monopolizado, extorquido, enganado, apertado, assaltado; e ao menor sinal de resistência, na primeira palavra de reclamação, ser reprimido, multado, verificado, incomodado, caçado, abusado, espancado, desarmado, amarrado, estrangulado, aprisionado, julgado, condenado, fuzilado, deportado, sacrificado, vendido, traído.

E para coroar tudo, humilhado, ridicularizado, espicaçado, ultrajado, desonrado. Isto é o governo. Isto é a justiça. Isto é a moralidade”.

Pierre-Joseph Proudhon


Para saber mais sobre Proudhon acesse o link abaixo:

CRIMES AMBIENTAIS EM CIDADE GAÚCHA

Há mais de três meses (em abril / 2010) teve o início e foram realizados os cortes indiscriminados e sem critérios, e também o envenenamento de árvores. Todas as árvores pertenciam a arborização pública municipal.   

Na esquina da Rua Luiz Antonio de Moraes com a Avenida Olinto Cardoso de Lucena iniciaram-se os crimes:

Por solicitação dos moradores da residência, duas árvores foram decepadas, e

e outras 12 árvores foram cortadas. Todas as árvores Sibipirunas foram plantadas em 1986 - Há 24 anos! A Autorização Oficial era apenas para a PODA DAS ÁRVORES.

No Estádio Municipal, oito árvores Sibipirunas foram envenenadas.

As árvores foram perfuradas com furadeira e injetado veneno para as  secarem e morrerem. As árvores foram plantadas em 1990 - há 20 anos.

Na Pré - Escola Municipal Pequeno Príncipe, duas árvores mangueiras com mais de 30 anos foram cortadas.

Além das árvores cortadas, os corrimãos foram também danificados.


No domingo dia 01 de agosto, estarei postando artigo aqui no Blog, sobre o andamento das apurações dos crimes, inclusive os descasos por parte do vice prefeito e da secretária municipal de educação.

Os fatos dos crimes estão sob Inquérito na Delegacia de Polícia local. Na forma da Lei tenho colaborado e solicitado colaborações para a verificação dos fatos.

Estarei procurando novamente a prestação de informações junto a Secretaria Municipal de Educação, ao Poder Executivo Municipal na pessoa do Vice prefeito o qual tem auxiliado, em termos, na solução dos fatos; bem como também a Delegacia de Polícia e o Ministério Público local.

Posteriormente, estarei informando os fatos e solicitando colaborações a instâncias superiores do Governo Estadual, Governo Federal e Autarquia do Governo Federal.

Creio, que as colaborações serão as melhores possíveis; e a solução aos fatos sejam inclusive exemplos para estabelecermos uma política pública eficaz relacionada a arborização pública municipal em Cidade Gaúcha.

AGUARDEM E DIVULGUEM.

sábado, 24 de julho de 2010

ANIVERSÁRIO DE CIDADE GAÚCHA.

25 de julho - Este é o dia do Aniversário de Cidade Gaúcha!!

Neste 25 de julho de 2010 Cidade Gaúcha comemora 50 Anos!!

Vista aérea de Cidade Gaúha - Paraná (Programa Google Earth).

Etimologia
Cidade: Origina-se do latim “civitas -atis” e designa complexo demográfico formado social e economicamente, por uma concentração populacional não agrícola. (AGC, ABHF).
Gaúcha: Feminino de “gaúcho”. O termo “gaúcho” vem do quíchua “waychu”, adaptado ao espanhol platino “gaúcho”, que designa habitante do campo, oriundo de indígenas, portugueses e espanhóis – o natural do Estado do Rio Grande do Sul, dos pampas. (ABHF, AGC).

Cidade Gaúcha é um município brasileiro do estado do Paraná. Sua população estimada em 2009 era de 11.079 habitantes (IBGE)

Gentílico:   cidade-gauchense ou citadino
Cidade Gaúcha, surgiu do movimento colonizador em busca de terras para o plantio do café. Os primeiros compradores de lotes eram em sua maioria provenientes de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, fato ao qual se deve o nome da cidade. A primeira derrubada da floresta nesta região data de fevereiro de 1951. No início de sua colonização a principal atividade econômica era o café a qual foi dando espaço às grandes áreas de pasto deixando a atividade agrícola em segundo plano e cedendo espaço a pecuária. Criado através da Lei Estadual n° 4.245 de 25 de julho de 1960, e instalado oficialmente em 15 de novembro de 1961, foi desmembrado de Rondon e Cruzeiro do Oeste.

O município, no noroeste do Estado do Paraná, surgiu do movimento colonizador em busca de terras para o plantio do café, devido ao ciclo da cafeicultura. Os primeiros compradores de lotes eram em sua maioria provenientes de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, fato ao qual se deve o nome da cidade. A primeira derrubada da floresta nesta região data de fevereiro de 1951. No início de sua colonização a principal atividade econômica era o café que, com a crise no Brasil, foi dando espaço às grandes áreas de pasto deixando a atividade agrícola relacionada a cafeicultura em segundo plano e cedendo espaço e sendo substituído por outras atividades agrícolas e pecuária.

Segundo FERREIRA (1999), a área que hoje pertencente ao Município de Cidade Gaúcha, pertencia inicialmente ao Município de Peabiru e posteriormente foi elevado a Distrito Administrativo do Município de Rondon. Conforme dito anteriormente, e de acordo com historiadores, a primeira derrubada da floresta nesta região data de fevereiro de 1951, liderada por Lauro Ranulfo Muller. Em 1952, a Imobiliária Ypiranga de Boralli & Held planejou e executou a colonização do local, que com o intuito de atrair famílias da região Sul do Brasil, denominou o município de Cidade Gaúcha. Com Lei Municipal nº 12, de 25 de abril de 1955, criou-se o Distrito Administrativo de Cidade Gaúcha no município de Rondon. Na seqüência, com a Lei Estadual nº 4.245, de 25 de julho de 1960, foi criado o Município de Cidade Gaúcha – data em que é comemorado o dia do aniversário da cidade – cujo território foi desmembrado dos municípios de Rondon e Cruzeiro do Oeste, tendo sua instalação em 15 de novembro de 1961. A primeira eleição municipal realizou-se em outubro de 1961, elegendo para prefeito o Sr. Lauro Ranulfo Muller (1961/65), depois assumiram: Mário Ribeiro Borges (1966/68); Gentil Geraldi (1968/69); Moacir Motta (1970/72); novamente Gentil Geraldi (1973/76); Nelson Enumo (1977/82); Gilberto Pedro Aita (1983/88); Antonio Milton de Oliveira Lucena (1989/92); Ideval Santos Ferrarini (1993/96); Gilberto Pedro Aita (1997/2000); Antonio Milton de Oliveira Lucena (2001/2003), que com seu falecimento assumiu o seu vice, Ideval Santos Ferrarini (2003/2004); ...  ...

Geografia

O município de Cidade Gaúcha possui área total de 403,866 km² sendo apenas 0,94% área urbana (3,808 km²) e o restante, área rural (IBGE, 2004). O município é um dos 61 municípios que compõem a Mesorregião Noroeste do estado do Paraná (figura abaixo), estando localizado à 586 km da capital Curitiba. É membro da Associação dos Municípios da Região de Entre Rios – AMERIOS – fundada em 1970.

Clima

O clima da região em que está situado o município de Cidade Gaúcha é classificado como Sub-Tropical Úmido Mesotérmico, com verões quentes, geadas pouco freqüentes, sem estação seca definida e com chuvas com tendência de concentração nos meses de verão. As temperaturas médias registradas nos meses mais quentes do ano no município são entre 27°C e 29°C, e as dos meses mais frios entre 14°C e 16°C.


Outros documentos e informações sobre Cidade Gaúcha

CADERNO ESTATÍSTICO DO MUNICÍPIO DE CIDADE GAÚCHA – PR (GERADO EM ABRIL DE 2010).  Clic no link abaixo:

http://www.ipardes.gov.br/cadernos/Montapdf.php?Municipio=87820

DADOS BÁSICOS SOBRE CIDADE GAÚCHA – IBGE.
Clic no link abaixo:

http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=410560

OUTROS DADOS SOBRE A FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA DE CIDADE GAÚCHA.
Clic no link abaixo:

http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/parana/cidadegaucha.pdf


Algumas fotos antigas de Cidade Gaúcha!!

Estes registros fotográficos são registros fantásticos da história de nossa Cidade Gaúcha. Eu encontrei esse material na coleçãos de fotos, através do Flick do Frei Wilmar Santin. Ao final estão os links para visualizar as fotos.

Quando acessar o site, clic sobre as fotos para ampliá-las.

(Atenção: As fotos possuem direitos autorais e não podem ser feito cópias ou usadas sem o prévio consentimentodo autor e proprietário).

Links: 

segunda-feira, 19 de julho de 2010

19 DE JULHO - DIA DA CARIDADE

19 DE JULHO - DIA DA CARIDADE

“A todos os que sofrem e estão sós, dai sempre um sorriso de alegria. Não lhes proporciones apenas os vossos cuidados, mas também o vosso coração”. 
(Madre Teresa de Calcutá)

Exemplo de caridade!!

Caridade é um sentimento ou uma ação altruísta de ajudar o próximo sem buscar qualquer tipo de recompensa. O amor que move a vontade à busca efetiva do bem de outrem e procura identificar-se com o amor de Deus. Amor ao próximo; bondade; benevolência; compaixão.

Na religião Cristã

Caridade é uma das virtudes teologais e uma das sete virtudes. Tem o mesmo significado que o Ágape.

É um sentimento que pode ter dois sentidos, o sentimento para si mesmo, e ao próximo.

O Cristianismo afirma que a caridade é o "amar ao próximo como a si mesmo". E afirma que se uma pessoa não se amar adulterando e mentindo a si mesma sobre as coisas que a rodeia, defendendo somente o seu ponto de vista sem pensar no ponto de vista divino, pode estar "amando" o seu próximo, mas da sua maneira, pois quanto mais buscar o esclarecimento divino sobre como amar a si mesma, maior poderá ser o amor desta pessoa pelo seu próximo.

E afirma que nos dias atuais muitos estão buscando a Cristo, mas da sua "maneira", não procurando arrepender de suas ações, pois em si mesmos não acham culpa alguma, pois defendem os seus próprios pontos de vista. Esquecem-se que o salário de pecado é a morte, e quem não se ama (caridade) peca, pois quem exerce a caridade, não peca, pois acaba amando à Deus mais do que a si mesma, ouvindo assim a sua voz e colocando em prática a Verdade que recebe. Dizendo, que quem ama a Cristo, confirma também o Senhorio de Cristo sobre a si mesma, abandonando tudo por Ele, pois um Servo abandona tudo pelo seu Senhor, vivendo somente para ele.

Aliás, Jesus Cristo ordenou: "Amar a Deus sobre todas as coisas", isto para os cristãos constitui a parte fundamental da caridade.

Quem tem o amor, prova, não somente com palavras mas sim com ações. Abrindo mão dos costumes dos gentios por amar a Deus sobre todas as coisas, seguindo a sua voz e os seus mandamentos.

Resumindo e usando as palavras do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, "a caridade é a virtude teologal pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos por amor de Deus. Jesus faz dela o mandamento novo, a plenitude da lei. A caridade é «o vínculo da perfeição» (Col 3,14) e o fundamento das outras virtudes, que ela anima, inspira e ordena: sem ela «não sou nada» e «nada me aproveita» (1 Cor 13,1-3)".

São Paulo disse que, de todas as virtudes, "o maior destas é o amor" (ou caridade). O Amor é também visto como uma "dádiva de si mesmo" e "o oposto de usar".

Madre Teresa de Calcutá  e  João Paulo II

Irmãos em Cristo, na Fé, no Amor e na Caridade.

A caridade é o exercício do Amor!

sábado, 17 de julho de 2010

17 DE JULHO - DIA DE PROTEÇÃO ÀS FLORESTAS

DIA DE PROTEÇÃO ÀS  FLORESTAS

Preservar florestas é sinônimo de proteger a vida.


Florestas têm sido ameaçadas em todo o mundo, pela degradação incontrolada. Isto acontece por terem seu uso desviado para necessidades crescentes do próprio homem e pela falta de um gerenciamento ambiental adequado. As florestas são o ecossistema mais rico em espécies animais e vegetais. A sua destruição causa erosão dos solos, degradação das áreas de bacias hidrográficas, perdas na vida animal (quando o seu habitat é destruído, os animais morrem) e perda de biodiversidade.

Agora podemos perceber como o dia 17 de julho - Dia de Proteção às Florestas - é fundamental para que possamos lembrar da importância de conservarmos nossas florestas: aumentar a proteção, manter os múltiplos papéis e funções de todos os tipos de florestas, reabilitar o que está degradado. Isto é, preservar a vida no planeta.


Nossa situação é única

Em termos de diversidade biológica, o Brasil tem uma situação ímpar no mundo. Calcula-se que cerca de um terço da biodiversidade mundial esteja em nosso país, em ecossistemas únicos como a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, os cerrados, áreas úmidas e ambientes marinhos, entre outros.

Só a Amazônia, o maior dos biomas (o bioma é o conjunto dos seres vivos de determinada área) da América do Sul, é metade das florestas tropicais do mundo, com valores altíssimos em termos de biodiversidade, além do enorme potencial genético.

E a Mata Atlântica, desmatada desde os primórdios da colonização do país em ciclos econômicos agrícolas (as plantações de cana-de-açúcar e de café) ocupada pelo estabelecimento histórico de vilas e cidades acompanhando o litoral, teve o mais alto grau de desmatamento e consequentemente o mais alto grau de perda dos habitats originais. Hoje, o que restou (menos de 8% de sua área primitiva), está fragmentado, sendo melhor a situação na parte costeira da Mata Atlântica (onde o relevo acidentado ajudou na conservação), principalmente em São Paulo, e pior no interior (onde o relevo de planaltos favoreceu a ocupação).

Quando uma floresta deixa de existir, perdemos fauna e flora e isso pode provocar, ainda, o desequilíbrio da cadeia alimentar. Com as espécies carnívoras diminuindo, cresce o número de herbívoros, que podem vir a extinguir mais tipos de vegetais.

A perda da cobertura vegetal causa a degradação do solo e, consequentemente, a desertificação. A destruição das florestas afeta, também, o clima, já que elas têm importante papel na manutenção da temperatura, nos ventos e no ciclo das chuvas.

Mundo verde

Segundo relatório do Instituto WorldWatch, uma das organizações não-governamentais de mais credibilidade no mundo (www.worldwatch.org), dois terços das florestas originais do planeta já foram derrubados. Embora iniciativas bem intencionadas tenham surgido nos últimos dez anos, as serras vêm agindo com muito mais velocidade. As principais causas de abate são:

- queimadas de extensas áreas para a prática de agricultura e pecuária
- expansão dos centros urbanos
- construção de estradas
- comercialização de madeira
- extrativismo de inúmeras espécies de interesse econômico

O mesmo instituto aponta como uma das soluções para conter a derrubada de árvores em todo o planeta uma total reestruturação nos direitos de propriedade sobre as florestas, na política de preços sobre produtos derivados das florestas (sabe-se que indústrias farmacêuticas, sozinhas, têm um lucro estimado em 100 bilhões de dólares anuais somente com venda de remédios fabricados com componentes derivados das florestas) e o aumento do poder político sobre o destino das florestas.


O gráfico ao lado mostra o panorama do desmatamento no mundo:
 
IBGE Teen

Para enriquecer seus conhecimentos sobre florestas e dar uma "mãozinha" nas aulas de geografia, confira a seguir os tipos de florestas, suas características e onde podem ser encontrados. (para ampliar o quadro clic sobre ele).

IBGE Teen

Conservando unidades.


A Lei Federal no 4.771/65, (Que o congresso está tentando revogar, creio eu claramente que seja para o benefício dos imperialistas e especialistas em “PLANTAR BOIS” – Parênteses e grifo meu), que instituiu o Código Florestal brasileiro, em seu artigo primeiro, define as florestas como bens de interesse comum a todos os habitantes do país.

Outra iniciativa para proteção das florestas foi a criação das Unidades de Conservação. Essas unidades compõem espaços territoriais, onde se tem por objetivo a preservação da flora, da fauna e das belezas naturais, além do meio ambiente como um todo. Por causa dos múltiplos objetivos é necessário que existam diversos tipos de unidades de conservação, gerenciadas de maneiras diferenciadas. O estabelecimento de unidades de conservação diferenciadas busca evitar o empobrecimento genético no país, resguardando o maior número possível de espécies animais e vegetais.

Unidades de Conservação de uso indireto: aí a exploração ou o aproveitamento dos recursos naturais são totalmente restritos, admitindo-se apenas o aproveitamento indireto dos seus benefícios. São identificados como Unidades de Proteção Integral (Parque Nacional, Reserva Biológica e Estação Ecológica).

Unidades de Conservação de uso direto: onde a exploração e o aproveitamento econômico direto são permitidos, de forma planejada e regulamentada. São as Unidades de Uso Sustentável (Áreas de Proteção Ambiental, Floresta Nacional e Reserva Extrativista).

De forma generalizada, a finalidade das Unidades consiste em:

- preservar bancos genéticos, de fauna e flora;
- acompanhar as alterações que aconteçam;
- proteger os recursos hídricos;
- proteger paisagens de relativa beleza cênica e com valor cultural, histórico e arqueológico, a fim de permitir estudos e turismo;
- conduzir a educação ambiental, de cunho turístico e escolar;
- proporcionar condições para o desenvolvimento de pesquisas;
- proteger áreas de particulares, com relevância faunística ou florística;
- proteger áreas que venham a ter, futuramente, uma utilização racional do uso do solo.

De fato, essa área de parques, estações e reservas, que parece imensa (por causa do tamanho do país) e que somada corresponde a cerca de 16 milhões de hectares, é menos de 2% do território nacional. Ainda está abaixo, em percentual, da média mundial de 6% preservados. A maioria dessas áreas também ainda não está completamente implementada, sofre todo o tipo de problemas e não está tendo o seu papel cumprido à risca, de proteger mananciais e espécies ameaçadas, de serem locais para a pesquisa científica, de incentivarem e permitirem o contato direto com a natureza.


O Brasil, assim como outros países da América do Sul (Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela), demarcaram vastas regiões como terras indígenas, reconhecendo o direito à terra dos povos nativos que vêm habitando e conservando florestas desde tempos muito antigos. No Site do IBGE neste link: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/home.html
você encontra o Mapa das Terras e Parques Indígenas brasileiros. O Anuário Estatístico do Brasil, do IBGE, tem informações completas sobre unidades de conservação e terras indígenas, com indicação da área total e dos municípios abrangidos.

Crédito formatação: um_peregrino

Desmatamento da Amazônia: ouvindo a população local.

O WWF-Brasil realizou, em conjunto com o Instituto Superior de Estudos da Religião (Iser), uma pesquisa diferente sobre a Floresta Amazônica: desta vez, a palavra foi da população local e o que ficou evidente foi a preocupação com a preservação da floresta, antes de qualquer outro interesse, como empregos ou melhores salários.

Quase 70% afirmaram que o progresso da região não é mais importante do que a conservação da natureza. Para 46% dos entrevistados, a prioridade da região amazônica diz respeito ao uso sustentável dos recursos naturais, através da preservação da floresta e do ecoturismo, por exemplo. Além disto, mais da metade da população ouvida alegou não estar disposta a ter mais poluição em troca de mais empregos.

A idéia de desenvolvimento sustentável ainda não é dominada, mas quem tem noção do que é parece simpatizar com o conceito. A população, apesar de ser favorável à construção de estradas e hidrovias, por exemplo, preferiria se estas atividades fossem realizadas de maneira planejada, para reduzir os impactos ambientais.

Segundo os pesquisados, os maiores problemas ambientais da região amazônica são o desmatamento e as queimadas, embora haja ainda regiões em que a falta de saneamento básico seja preocupante. Os madeireiros parecem ser os inimigos da floresta, pois 57% não acham necessário cortar madeira para a Amazônia se desenvolver.

Os moradores locais também observam as mudanças negativas na floresta, como a diminuição das árvores e a redução no número de aves, mamíferos, peixes e tartarugas.

FOTO © Thomas Marent

Informações rápidas

De acordo com a ONU:

- As pessoas utilizam de 39 a 50%, ou talvez mais, da produção biológica do planeta, através de atividades como a agricultura e extração vegetal, por exemplo.
- O mundo já perdeu metade de suas florestas.
- Nos últimos 40 anos, a área per capita de floresta caiu mais de 50%: a média global anterior era de 1,2 hectares por pessoa e agora chegou a 0,6 hectares. Fatores que influenciam estes números: aumento populacional e, sem dúvida, o desmatamento das florestas.
- As perdas florestais são mais significativas na Ásia, seguida pela África e pela América Latina.
- Os países desenvolvidos são os que mais contribuem para o reflorestamento.
- As florestas tropicais representam 50% da biodiversidade do mundo.
- Contagem regressiva: se a destruição das florestas permanecer no ritmo que se encontra, dentro de cerca de 50 anos não teremos mais florestas tropicais originais.
- As perdas florestais na América Latina e Caribe merecem atenção. Esta área tem cerca de metade de sua extensão coberta por florestas naturais, mas em cinco anos (de 1990 a 1995) houve uma perda de 3% desta cobertura.

Entre 1988 e 1997, o Brasil perdeu 15 milhões de hectares de área florestal, principalmente por causa de desmatamentos para fins agrícolas.


Navegando por entre as florestas

Aí vão algumas dicas de sites para você saber mais sobre florestas:

Centro Nacional de Pesquisa de Florestas - CNPF

Link: http://www.cnpf.embrapa.br/

Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná - UFPR

Link: http://www.floresta.ufpr.br/

Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis

Link: http://www.ibama.gov.br/


FONTE: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/florestas/home.html

quarta-feira, 14 de julho de 2010

14 de JULHO - DIA DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO

 Liberdade de expressão


Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões,idéias e pensamentos. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral.

A maioria dos ideais políticos modernos como justiça, a liberdade, o governo constitucional, surgiu na Grécia antiga. Foram os gregos os pioneiros a lançar as sementes da idéia democrática, que, conservadas pelos filósofos da idade média, frutificaram na modernidade.

Com efeito, apenas integrantes de um demos (município), dirigido por um demarca participavam da política. Daí a expressão democracia, que significa governo de demos. Outro ponto a ser considerado que o grande número de escravos existentes em Atenas permitia que o tempo do cidadão dedicado a política fosse quase integral.

Aristóteles, costumava afirmar que todo e qualquer trabalho manual devia ser executado por escravos, de forma que os cidadãos pudessem dispor de seu tempo para as atividades políticas.

Os escravos gregos realizavam serviços manuais e eram tratados de forma benigna, podendo alcançar sua libertação em face de bons serviços prestados aos seus proprietários. O próprio Estado podia ter escravos, os quais exerciam funções menos significativas.

Convém esclarecer que a noção de Estado tida hoje não existia na Grécia Antiga. Sequer existia a noção da diferença entre Estado e Sociedade, até porque a sociedade era o próprio Estado.

Ágora de Atenas - Stoa de Zeus e Templo de Apolo Patroos (Vista Lateral Direita).
Image from National Archaeological Museum of Athens

Ainda, a democracia ateniense era a democracia direta. Os cidadãos reuniam-se em Assembléia, na Ágora (praça pública), para deliberar sobre os assuntos mais diversos. Na Ágora, todos podiam expressar seus pensamentos (liberdade de expressão). O direito à voz era de todos os cidadãos. Os cidadãos, aqueles que podiam participar da vida política da Polis restrigiam-se a um pequeno grupo de pessoas, mais precisamente, aos homens livres. Mulheres, escravos, prisioneiros e estrangeiros não podiam participar da vida política.

Por um outro lado, a existência da escravidão em Atenas era o que permitia ao homem livre ocupar-se somente da vida política. Isso implica dizer que a democracia grega existia graças à escravidão.

O homem grego com uma forte consciência política, via no Estado sua razão de existir, por isso sentia necessidade de integrar-se na vida política.

Crédito: Lucas Grossi


No Brasil

No Brasil, desde a Constituição do Império havia a garantia da liberdade de expressão, o que foi preservado ate a Constituição de 1937. Já no período conhecido como Estado Novo durante o governo do presidente Vargas, o principio constitucional da liberdade de pensamento desapareceu. Foi adotada a censura como meio de impedir a publicação ou a reprodução de determinadas informações. A censura nasceu reprimindo a liberdade de expressão. Com o período da redemocratização, a Constituição de 1946 foi responsável por colocar e assegurar, no novo ordenamento jurídico, a manifestação do pensamento. O texto constitucional dispunha a livre manifestação do pensamento, sem dependências da censura, salvo quanto a espetáculos e diversões publicas, respondendo cada um, por abusos cometidos, conforme disposição legal.


Quando Getulio Vargas ocupou o poder novamente, ele se preocupou em editar a lei da imprensa (Lei 2083 de 1953) com a devida regulamentação dos crimes de imprensa. Em seu bojo, a lei trouxe vários defeitos, como a exacerbada repressão a liberdade de imprensa.


A Constituição de 1967, já outorgada nos governos militares, não aboliu o principio da liberdade de pensamento, mas impôs uma delimitação que restringia sua aplicação, condicionando-os aos parâmetros da ordem publica e dos bons costumes.


O ordenamento jurídico de 1967 restringiu ainda a liberdade a livre manifestação do pensamento ao impor sansões jurídicas a todo aquele que abusasse do direito individual como o objetivo de opor-se ao governo. Essa disposição ficou explicita nos artigos:


Constituição Federal de 1967, artigo 150 parágrafo 8.


Carta de Magna de 1967, artigo 151.


O direito a liberdade de expressão e caracterizado como direito da personalidade, integrante do estatuto do ser humano, fundamental para a concretização do princípio da dignidade da pessoa humana e determinada, para quem o incorpora, especificas funções. Ele e garantia individual e protege a sociedade contra o arbítrio e as soluções de força.


Vale ressaltar que, quando se restringe a liberdade de um indivíduo, não somente o direito deste e atingido, mas também o de toda a comunidade de receber e debater as informações, Caracteriza-se, assim que a liberdade de expressão atinge o indivíduo e a interação da sociedade.


Na atual Constituição Federal, promulgada em 5 de outubro de 1988, varias inovações foram conferidas em relação a liberdade de manifestação do pensamento, dando maior amplitude no rol de direitos e garantias individuais. Em todas as suas formas, a liberdade de expressão e um direito fundamental e intransferível, inerente a todas a pessoas, e um requisito para a existência de uma sociedade democrática.

Constituição brasileira de 1988


Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:


V - o pluralismo político


Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:



IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;



VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;



IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença

Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.


§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

Liberdade de Expressão e a Democracia

A liberdade de expressão, sobretudo sobre política e questões públicas é o suporte vital de qualquer democracia. Os governos democráticos não controlam o conteúdo da maior parte dos discursos escritos ou verbais. Assim, geralmente as democracias têm muitas vozes exprimindo idéias e opiniões diferentes e até contrárias.

Segundo os teóricos da democracia, um debate livre e aberto resulta geralmente que seja considerada a melhor opção e tem mais probabilidades de evitar erros graves.

A democracia depende de uma sociedade civil educada e bem informada cujo acesso à informação lhe permite participar tão plenamente quanto possível na vida pública da sua sociedade e criticar funcionários do governo ou políticas insensatas e tirânicas. Os cidadãos e os seus representantes eleitos reconhecem que a democracia depende de acesso mais amplo possível a idéias, dados e opiniões não sujeitos a censura.

A liberdade de expressão é um direito fundamental consagrado na Constituição Federal de 1988, no capítulo que trata dos Direitos e Garantias fundamentais e funciona como um verdadeiro termômetro no Estado Democrático. Quando a liberdade de expressão começa a ser cerceada em determinado Estado, a tendência é que este se torne autoritário. A liberdade de expressão serve como instrumento decisivo de controle de atividade governamental e do próprio exercício do poder. O princípio democrático tem um elemento indissociável que é a liberdade de expressão, em contraposição a esse elemento, existe a censura que representa a supressão do Estado democrático. A divergência de idéias e o direito de expressar opiniões não podem ser restringidos para que a verdadeira democracia possa ser vivenciada.

Esta postagem em comemoraçao ao Dia da Liberdade de Expressão, dedico a Memória de Pierre-Joseph Proudhon.


Pierre-Joseph Proudhon, nasceu em Besançon, 15 de Janeiro de 1809 — Faleceu em Passy, 19 de Janeiro de 1865. Foi um tipógrafo, filósofo político e econômico francês, foi membro do Parlamento Francês. É considerado um dos mais influentes teóricos e escritores do anarquismo, sendo também o primeiro a se auto-proclamar anarquista, até então um termo considerado pejorativo entre os revolucionários. Foi ainda em vida chamado de socialista utópico por Marx e seus seguidores, rótulo sobre o qual jamais se reconheceu. Após a revolução de 1848 passou a se denominar federalista.
Proudhon foi também tipógrafo aprendendo por conta própria o idioma Latim para imprimir melhor livros nesta língua. Sua afirmação mais conhecida é que a Propriedade é Roubo! Está presente em seu primeiro e maior trabalho, O que é a Propriedade?

                                                                       
Proudhon e suas filhas em uma tarde de primavera, retratados por seu amigo, o pintor e futuro communard, Gustave Courbet, no ano de 1865.

Esta postagem é também uma forma de repúdio e contestação contra os SINDICATOS PELEGOS e seus dirigentes, sejam eles quem forem, em qualquer grau de importância e jurisdição, pois são instrumentos de opressão contra o povo,contra os direitos fundamentais, contra DEUS; e só prestam desserviços ao Brasil.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

FAÇAMOS !!

PARA REFLEXÕES


“Faça primeiro o necessário, depois o possível e verá que pode fazer o impossível.”  Francisco de Assis

domingo, 4 de julho de 2010

BILORA

Bilora


Em 2005, convidado pelo Amigo Biel de Ilha Solteira - SP, fui ao FEMUP - Festival de Música e Poesia de Paranavaí - para prestigiar este maravilhoso evento e também poder reencontar e rever bons e velhos amigos. Foi neste festival que eu pude conhecer um grande violeiro, o qual, eu o conhecia apenas pela sua participação no Festival da Música Brasileira, do ano de 2000, promovido pela Rede Globo de Televisão; além também, de comentários de alguns músicos amigos, que participam de circuitos de festivais de música popular brasileira em todo o país; os quais sempre comentavam sobre o violeiro BILORA. Um rapaz de jeito simples, sincero, humilde e muito feliz!

Em dois dias de convívio no Festival FEMUP em 2005; a maior satisfação que pude ter nesse encontro com todos aqueles amigos, foi compreender que Bilora é alguém que possui em si e em sua alma, em seu Íntimo Ser, a benção iluminada das raízes da arte de seu povo, de sua terra e de suas orígens. Bilora é um Ser Iluminado, que sempre traz alegria, transformando em felicidade todos os ambientes em que se faz presente.  

Sorriso nos lábios e no semblante. Um moço chamado Bilora - Alma de Minas Gerais - Brasil.

Valmir Ribeiro de Carvalho, Bilora, nasceu em Santa Helena de Minas, Vale do Mucuri, divisa com o sul da Bahia, a poucos quilômetros da aldeia dos índios Maxakali. Ali viveu até os 28 anos em convívio com a cultura popular do lugar, como: batuques, folia de reis, cantigas de roda, festas juninas, etc. Atualmente reside em Contagem, MG.

É músico-violeiro-compositor. Tem três discos gravados: De Viola e Coração (1998), Tempo das Águas (2002) e o mais recente "Nas Entrelinhas".

Formado em Letras pela FENORD, Teófilo Otoni, atuou por 10 anos como professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e por 3 anos como instrutor de Oficina de Música em cidades do interior de Minas Gerais.


Ganhador de vários prêmios em festivais da canção pelo Brasil, como:

Canta Minas- 95 (Organizado pela Rede Globo Minas);

Em cidades, como: Catalão-GO, Colatina, Santa Teresa, Pinheiro- ES, Americana, Pereira Barreto, Limeira-SP, Volta Redonda- RJ, etc.

Em 2002 foi premiado no Circuito Paulista de Festivais na capital de São Paulo que reuniu os premiados do ano no interior do estado.

Em 2004 foi premiado em Toledo e Ponta Grossa - PR com a música "Calango na Cidade" e recebeu o prêmio de Aclamação Popular em Pereira Barreto, SP, com a música "Peleja de Zé Coco do Riachão com o Capeta Famoso". Em Ilha Solteira - SP - recebeu o prêmio de Melhor Letra com a música "O Evangelho Segundo George Bush".

A música "Calango na Cidade" já totalizou 30 premiações, inclusive, o Primeiro Lugar em Avaré, SP, em setembro de 2005 e primeiro lugar em Ibotirama, Bahia, agosto de 2006.

O prêmio mais notável foi o 3º lugar com a música "Tempo das Águas" no Festival da Música Brasileira de 2000, organizado pela Rede Globo.


No ano de 2005 foi um dos selecionados no Festival de Música da TV Cultura, com a música "Sertão Urbano".

Tem músicas gravadas por vários artistas, como: Pereira da Viola, Titane, Amauri Falabella, Álisson Menezes, Coral Vozes das Veredas - de Veredinha - Vale do Jequitinhonha - MG, Orquestra de Viola de Londrina, PR, Tau Brasil, etc.

Premiações em 2008: 1º lugar em Itapina, ES (Festival de Viola), Colatina, ES (Festival de MPB) e São Mateus, ES; 3º lugar e Melhor Arranjo em Grajaú, MA; Aclamação Popular em Ilha Solteira, SP; 3º lugar em Paranavaí, PR.

(Fonte: www.bilora.com.br)

Tempo das Águas
Festival da Música Brasileira de 2000 (Rede Globo).

CRÉDITO: Biloravioleiro
FONTE:
http://www.youtube.com/watch?v=AxkWxC7Kk5k

Calango na Cidade
Gravação no Programa Arrumação de Saulo Laranjeira, Rede Minas, em Julho de 2007.

Crédito: Biloravioleiro
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=9I_9sf8KGUk


Acesse e visite o Site do cantor e compositor Bilora. Clic no Link abaixo:

www.bilora.com.br