ILHA SOLTEIRA - SP, É QUASE UM PARAISO!!

ILHA  SOLTEIRA - SP,  É QUASE UM PARAISO!!
OS MEUS JARDINS E QUINTAIS EM MINHA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA !! A Minha Amada, deitada eternamente em berço esplêndido; ao som do Rio Paraná e à luz deste céu profundo!! (Crédito da Foto: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=210844 )

CORAÇÃO CIVIL

PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS CLIC EM II (Pause) NO RÁDIO ACIMA.

__________________________________________

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

DIA DA NÃO-VIOLÊNCIA

30 DE JANEIRO
DIA DA NÃO-VIOLÊNCIA

30 de janeiro é o dia mundial da não-violência. A data ficou sendo uma homenagem ao líder indiano Mahatma Gandhi. Líder pacifista indiano. Principal personalidade da independência da Índia. Seu nome verdadeiro era Mohandas Karamchand Gandhi que nasceu em 1869 e morreu em 1948, ganhou o apelido de Mahatma que significa “grande alma”. Formou-se em direito em Londres e, em 1891, voltou para a Índia a fim de praticar a advocacia.

Dois anos depois, vai para a África do Sul, também colônia britânica, onde inicia o movimento pacifista, lutando pelos direitos dos hindus. Volta à Índia em 1914 e difunde seu movimento, cujo método principal é a resistência passiva. Nega colaboração com o domínio britânico e prega a não violência como forma de luta.

Em 1922, organiza uma greve contra o aumento de impostos, na qual uma multidão queima um posto policial. Detido, declara-se culpado e é condenado à seis anos, mas sai da prisão em 1924. Gandhi lutou pela libertação de seu país das mãos do governo britânico. Os quatro principais pensamentos de Gandhi eram a verdade, o amor, a não-violência e a não-cooperação, aos quais se poderá ainda acrescentar a desobediência civil. Para muitos estudiosos Gandhi havia descoberto o princípio na não-violência observando a vida de Cristo, ledo engano, pois Cristo declarão que não veio abolir a lei, e sim cumpri-la.

Gandhi foi morto no dia 30 de janeiro de 1948 pouco depois da Índia ter conquistada a independência.Hoje, o princípio da não-violência ainda é viável? Como cristãos, devemos lutar por ele? Realmente existiu alguma influencia cristã nas ações de Gandhi?

De acordo com Romanos 13.1-2 “Todos devem respeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aquele que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos”.

Nós, filhos de Deus , podemos ser idealistas sem ser rebeldes. Tenho certeza que uma pessoa pode mudar a história de uma nação ou até o mundo. Ao exemplo de Gandhi e outros como Martin Luther King Jr, e Martinho Lutero, podemos mudar a história de muitas pessoas.

Todos tinham um ideal, um sonho e lutaram por eles até que uma dia puderam ver que a luta não foi em vão, mas com um propósito. Se não fosse a rebeldia de Martinho Lutero, hoje não existiria os protestantes ou os evangélicos, se não fosse por Martin Luther King, hoje os americanos negros e as classes menos favorecidas como os latinos não conquistariam os mesmos direitos dos brancos ou americanos natos, se não fosse por Gandhi talvez a estaria Índia até hoje sob o domínio britânico. Gandhi viveu em uma época conturbada, aonde a Índia vivia sobre o domínio da Inglaterra e de seus próprios conflitos internos, luta entre hindus e mulçumanos.

Os ingleses, sendo representantes de uma cultura cristã, dominavam e oprimiam o povo em nome do que eles chamavam uma Ìndia mais segura, mais ocidental.

Gandhi já tinha criado uma situação de desconforto na África do Sul ao lutar contra a discriminação racial antes de voltar para a Índia e reforçar o desejo pela independência.
A Índia conseguiu liberdade e foi dividida, sendo criado o Paquistão para os mulçumanos. Até hoje o sistema de castas continua oprimindo e matando por lá. Gandhi contribuiu para que houvesse transformação, e com certeza alguns princípios cristãos o influenciaram.

Se ao olharmos para a vida desse homem e concluirmos que sua vida e sua doutrina não foram 100% Cristo, mas conseguiu mudanças significativas, o que diremos de nós, os do Caminho?

Devemos orar para que nós cristãos, irmãos na fé não nos tornemos a casta evangélica mundial, aprisionando Deus em nossos conceitos que não condizem com o verdadeiro caráter e propósito de Jesus Cristo – “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado sera salvo, mas os que não crer sera condenado” – Marcos 16.15
© Copyright 2003 by Refletir.com

GANDHI - O SIMBOLO DA NÃO-VIOLÊNCIA

Mohandas Karamchand Gandhi - Porbandar, 2 de Outubro de 1869 — Nova Déli, 30 de Janeiro de 1948. - "A minha vida é um Todo indivisível, e todos os meus atos convergem uns nos outros; e todos eles nascem do insaciável amor que tenho para com toda a humanidade."
MARTIN LUTHER KING JR. - um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis (para negros e mulheres, principalmente) nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo. Se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. Seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho".

FRANCISCO ALVES MENDES FILHO - CHICO MENDES. Um líder brasileiro assassinado. A sua luta e participação em movimentos de defesa da floresta amazônica e do desenvolvimento sustentável aos povos da floresta (primava pela não-violência) o tornou conhecido internacionalmente. Apesar das saudades eternas, Chico Mendes é muito presente!!

MARTIN LUTERO - CRIADOR DO PROTESTANTISMO. Um homem a serviço de DEUS. Opôs se a Igreja e ao papado romano, em seu comércio pela venda de indulgências. Na época a Igreja praticava os maiores atos de terrorismo sob os preceitos da Inquisição.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

DEUS - ÉTICA - NATUREZA


PARA REFLEXÕES !!

Reserva de Tambopata Candamo - Peru. FOTO © Thomas Marent

DEUS – ÉTICA – NATUREZA

DEUS
Princípio supremo superior a natureza, Criador do Universo e sobre o qual exerce controle absoluto.
 
ÉTICA

Deveres do homem para com DEUS e a sociedade. Ciência da moral. Virtude caracterizada pela orientação dos atos pessoais segundo os valores do bem e da decência pública, da decência humana.

NATUREZA

Entre todos os conceitos que se possa ter sobre a natureza (Filha perfeita de Deus), acredito que o mais valoroso, imensurável e perfeito sobre a história da natureza, está em seu princípio; no início de sua vida, durante e após a criação. Todas as perguntas e respostas, todo princípio, meios e fins; a razão de tudo o que existe e do que possa vir a existir faz parte da própria natureza; pois, esta Filha perfeita de Deus, sob o conceito cristão, foi gerada e criada por Deus – como descreve o Livro de Gênesis, na Bíblia Sagrada: “A criação dos Céus e da Terra e tudo o que neles há” – Capítulo 1, versículos 1 a 31; Capítulo 2, versículos 1 a 25.

A natureza é “Todos os seres que constituem o Universo”. Assim, em minhas orações, quando ao iniciar meu diálogo com Deus, pedindo licença para manifestar-me perante Ele; com respeito – o Eu físico, o Meu Espírito e a Minha Alma – dizemos: “Senhor Deus, Pai de toda a natureza, Criador dos Céus e da Terra, Força Maior que rege todo o Universo”. Concluo então comigo mesmo, em meus princípios cristãos, estar em conformidade com a seqüência definida pela Bíblia, sobre o significado sublime e sagrado quanto à natureza: “Todos os seres que constituem o Universo. Força ativa que estabeleceu e conserva a ordem natural de tudo quanto existe.” Então, concluo em mim que Deus e a natureza são um só, pois, a natureza vem de Deus. Portanto, acredito que em toda a essência, toda grandeza, beleza infinita e imensurável, a natureza é Deus, pois, é parte Dele, por Ele criada e regida.


Natureza é um conjunto, no qual engloba desde um microscópico ser vivo, e as partículas subatômicas (as partículas elementares da matéria), até todos os conjuntos de galáxias existentes no Universo; ou seja, em sentido natural de sua essência, envolve todo o ambiente existente que não teve intervenção ou influência antrópica; que, com tão grandeza imensurável, foge a percepção da compreensão humana até para com o próprio sentido da simples palavra. Desde os primórdios de existência da vida, todos os estágios naturais seguiram os processos para chegar aos dias de hoje; de evoluções a evoluções, sucessões a sucessões; a natureza vai se construindo e se transformando ao longo da sua história infinita, nunca tendo que adaptar-se a nada; pois, tudo o que existe e está constituída a natureza, ou que dela dependa (e em especial, em todos os processos de simbioses necessárias e vitais aos seres vivos), é que têm que se adaptarem a ela.

Imaginar que pelos ecossistemas existentes sobre a crosta terrestre (constituída a biosfera), já existiram e existem bilhões de formas, tipos de vidas e seres vivos (em todos os seus biociclos), e desde a formação do Planeta Terra aos dias de hoje; onde várias ciências naturais, que analisam, estudam e tentam decifrar todo este processo de construção vital chamado natureza, entre os variados estágios, citando apenas alguns como: a Era Glacial; a própria evolução humana; as ações do homem em suas conquistas dos oceanos e dos continentes; e recentemente, pouco a pouco, iniciando a sua atual conquista do espaço e do universo; para o qual, o próprio homem começa a deixar o seu rastro de involução, poluindo-o com o lixo e resíduos fabricados aqui na Terra. Imaginar a todo este complexo evolutivo do homem, sem que ele esteja agindo em harmonia com a natureza, e consigo próprio; faz crer que a evolução humana tornou-se involução.

A História da humanidade nos mostra que o homem, como ser incluído na natureza; propriamente, a partir do momento de sua evolução (humana), em detrimento a natureza, começa a explorar os recursos naturais renováveis e não renováveis necessários ao seu bem estar e à sua vida; porém, de forma desenfreada e de consciência nula; assim como, a grande maioria da população humana sequer imagina ou entende o simples significado do termo “desenvolvimento sustentável” pelos erros de educações ministradas ao ser humano (desde a sua infância), em todos os níveis (da instituição familiar, religiosas, ensinos públicos e privados, e os seguimentos e comunidades sociais aos quais os indivíduos estão inseridos). É sentido e constatado, que a cada etapa de exploração de tais recursos, a cada fase em que o homem avança em suas explorações, mais ele degrada e polui os ecossistemas diversos contidos na biota terrestre; em cada região habitada, e por consequência, também nas regiões não habitadas; em uma destruição, na qual, nos últimos cem anos é alarmante. No século XX foram drasticamente alarmantes as ações humanas em destruições de ecossistemas importantes na Terra. Apenas na primeira década deste novo século, no Brasil, estas degradações e destruições atingem em velocidade avassaladora todos os biomas brasileiros, em especial o cerrado e o pantanal; além da flagrante desertificação dos campos sulinos (pampas); bem como, não há como precisar se a Amazônia ainda possui todas as suas 23 eco-regiões, que incluem florestas, campos e outras formações; sem mencionar as degradações por intervenções humanas nos outros importantes biomas em nossa nação. Com todos os tipos de empenhos, lutas, processos educacionais, programas internacionais, legislações, mobilizações, etc. e tal; para buscar alternativas no intento em frear a devastação do homem sobre a natureza, o que parece é que não há mais “a luz no fim do túnel” e o que está tentando se fazer, é claramente amenizar um pouco os impactos causados pelo homem, ou aumentar um pouco mais o seu tempo de vida e permanência na face da Terra. Mas, é perceptível no íntimo de cada ser humano, que há sim, tempo e mudanças necessárias, imprescindíveis, com atitudes éticas naturais de salvarmos o nosso destino; o destino de todos os seres vivos ainda presentes na vida atual, deste momento em nossa história; e em especial preservarmos o mundo para todos os homens, e a todos os seres viventes que virão após nós – TODAS AS NOSSAS POSTERIDADES – homens, e todas as formas de vida que habitam a Terra. Afinal, nós “homens” não somos donos de nada! Estamos de passagem e tomamos emprestados de nossos filhos e netos este planeta, para tornarmos possíveis as nossas vidas...

É necessário e imprescindível termos atitudes, até para conosco mesmo. Saber cuidar, é um valor que, aprendemos por consciência e essência, a necessidade em nos corrigirmos pessoalmente; pois, quando pensamos: o que e como estamos vivendo esta nossa dádiva divina concedida por DEUS – a vida – construída e permitida a cada um de nós; em reflexão, por mais que entendemos estarmos vivendo atitudes ecologicamente e humanamente corretas; encontraremos dentro do nosso íntimo Ser, algumas ações que entenderemos estarmos pecando contra a nossa própria saúde, contra a nossa vida, contra o ecossistema que existe dentro de nosso próprio corpo físico (por consequência adoecendo o espírito e a alma), e contra o ecossistema no qual estamos inseridos, já a partir do próprio nicho familiar (o habitat – o próprio lar); e por conseqüência pecando contra a ética da vida, contra a natureza e contra DEUS.

Atualmente, o desafio maior pela vida, relacionado à expectativa de forma ética da manutenção equilibrada da existência humana; para que esteja contida na construção da natureza em transformação contínua, e em harmonia com o universo; é o esforço dos cientistas ligados as ciências naturais e em especial ambientalistas, e das pessoas lideranças, como dispõe na Bíblia Sagrada “Os Homens de Boa Vontade” em ações de pesquisas, estudos, proposições de correções, recuperação, manutenção e proteção à vida existente no Planeta Terra; e em especial para ensinarem de forma consciente e com a plenitude de essência, aos que virão após nós; para que eles sigam os exemplos de atitudes e repassem esses ensinamentos e valores, aos que talvez, possam vir após eles (e de forma ideal, esta educação deve ser iniciada e professada pelos pais durante a gestação dos próprios filhos no ventre materno!!).

Assim, como inimagináveis formas de vidas já estiveram presentes nesta “velha esfera – a nossa boa Terra” e foram extintas as suas existências; também a existência humana poderá, talvez, em breve espaço de tempo, ser extinta; e milhares de outras espécies de vidas animais e vegetais deixarão de existir por nossa culpa. O nosso planeta já passou por diversas transformações e passará por outras; e irá se harmonizar em sua natureza divina (onde DEUS seu Criador age continuamente); entretanto, a raça humana, devido a sua fome voraz em tragar a Terra, violando a própria Lei Natural de trogo-auto-egocrático (tudo traga e tudo é tragado – a mútua alimentação recíproca dos organismos). Eticamente falando, não há compreensão de como entender o homem querendo explorar, desvendar e conhecer os segredos e a natureza do universo, se ele nem bem conhece direito o seu próprio quintal! Não há como imaginar um dia, os animais observando os homens tentando sobreviverem aqui na Terra.

É PRECISO E URGENTE APRENDERMOS, E ENSINARMOS EM ESPECIAL A TODOS. SOMOS TODOS PARTE DESTA OBRA DE DEUS. É NOSSO DEVER SABER CUIDAR COM DESVELO PELA OBRA DA CRIAÇÃO.
 
Val Minillo. 27 de janeiro de 2010.

 
"Não quero ver um dia se manifestando.
pela paz no mundo - os animais.
Como eu reagiria a este louco dia,
Eles manifetando-se pela vida
E nós apenas sobrevivendo, sobrevivendo..."

VICTOR HEREDIA
 

ALGUNS ELEMENTOS PARTES INTEGRANTES DA NATUREZA:

O NOSSO SOL - ESTRELA DE QUINTA GRANDEZA
FOTO REGISTRADA PELA APOLO 17 A NOSSA CASA - O NOSSO LAR!! NATUREZA ABUNDANTE QUE O HOMEM ESTÁ DESTRUINDO
CRÉDITOS - WIKIMEDIA FOUNDATION
MACHU PICHU, A CIDADE PERDIDA - A EXTINTA CIVILIZAÇÃO DOS INCAS.
PAISAGEM NATURAL EM MONTANHAS GELADAS - AO FUNDO A NOSSA LUA !!

Amanita muscaria - possui propriedades psicoativas e alucinógenas, cujo componente ativo é o ácido ibotênico. A Amanita era utilizada há cerca de 1.700 a 1.100 anos AC em bebida sagrada dos Vedas,
BEIJA-FLOR. QUANTA DIVERSIDADE!!
Família Trochilidae e respectivos 108 gêneros, onde se classificam as 322 espécies conhecidas de beija-flor. A alimentação dos beija-flores é baseada em néctar (cerca de 90%). As espécies menores podem bater as asas 70 a 80 vezes por segundo.

TARTARUGAS GIGANTES DAS ILHAS GALÁPAGOS.

EXEMPLO DE HARMONIA ENTRE MÃE E PROLE !!

EXEMPLO DE SIMBIOSE DE COMENSALISMO.

OUTRO EXEMPLO DE HARMONIA EM SIMBIOSE DE COMENSALISMO.

TODA RELAÇÃO DE AUXÍLIO É SEMPRE POSSÍVEL NAS FORMAS DE PRESERVAÇÃO DA VIDA, DESDE QUE NÃO INTERFIRA NA FORMA NATURAL DA CADEIA ALIMENTAR !!

CRÉDITO FONTE: http://blog.cancaonova.com/fotosquefalam/

O AMOR A CRIAÇÃO NATURAL DE DEUS É EXERCÍCIO DE FRATERNIDADE !!

Onça-pintada (Panthera onca). O felídeo mais lindo do Continente americano - Simbolo da Fauna brasileira. Ameaçado de extinção.


A MORTE DOS NOSSOS MANANCIAIS HÍDRICOS.

PRECISAMOS RECICLARMOS E REUTILIZARMOS OS NOSSOS .RESÍDUOS

VISÃO EM ÓRBITA MENOR - O LIXO DEIXADO NO ESPAÇO PELOS AVANÇOS NAS "CONQUISTAS" PELO HOMEM...

VISÃO EM ÓRBITA MAIOR - O LIXO DEIXADO NO ESPAÇO PELOS AVANÇOS NAS "CONQUISTAS" PELO HOMEM...

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

MARIA BETHÂNIA

MARIA BETHÂNIA

PLANÍCIE DE PRATA - O SOL DE SANTO AMARO

Existem canções que marcam a nossa vida. A música tem uma trajetória importante desde o nosso nascimento até a nossa passagem para outro plano.

Lembro-me vagamente talvez em meus primeiros quatro anos de vida, quando comecei a me perceber como gente; que, as primeiras melodias agradáveis aos ouvidos eram as canções de ninar, cantadas por Meu Pai e Minha Mãe.

Depois, foram as primeiras canções cantadas e assoviadas que eu ouvia em Meu Lar, através de Meu Pai, que gostava de cantar uma canção assim: “Dominique, nique, nique, sempre alegre esperando alguém que possa amar. O seu príncipe encantado, seu eterno namorado Que não cansa de esperar...” e outras várias canções que Ele e a Minha Mãe cantavam de Altemar Dutra, Nelson Ned, Moacir Franco...

Mas, independente de todas as escolas, seguimentos, variações e artes musicais que durante a nossa vida temos a oportunidade de ouvir, assistir, participar, envolver-se; além de outros tantos verbos que se possam realizar e conjugar no sentido musical; há canções que marcam pela beleza do seu significado, sua história, sua intenção, pela sua forma de criação e a que seja dedicada também como homenagem.

Quero com esses breves comentários, mencionar a belíssima interpretação de Maria Bethânia em seu DVD Tempo, Tempo, Tempo, Tempo – de 2005; onde canta as canções – “Planície de Prata” de Almir Sater e Paulo Simões; e ”O Céu de Santo Amaro” de Flávio Venturini. Nesta interpretação, Bethânia faz-me molhar os olhos com imensa ternura; e também me arrepiar os poros em meu corpo, pois, assim como entendo que Ela quando canta, lembra em si os seus lugares e as suas raízes; o mesmo acontece a mim; pois, lembro-me do Vale do Rio Paraná – em meu lugar – Ilha Solteira – na divisa entre os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul – quando em noites de lua cheia, ao observar o Rio Paraná em seu leito, a visão daquela “planície de prata” reluzindo o brilho da lua cheia, que após “nascida” no lado do Estado de São Paulo; já brilhava no lado do Estado do Mato Grosso do Sul, refletindo nas águas o brilho do luar, como um presente e uma forma de agradecimento pela minha contemplação a Ela - "A minha namorada" - como eu a costumava chamar!! Quanto a canção “O Céu de Santoi Amaro” eu me lembro quando ainda criança o Meu Pai me ensinou a olhar o céu durante as noites, ensinando-me um pouco sobre os segredos do firmamento; algo muito pouco praticado nos dias de hoje entre pais e filhos...

ASSISTAM A INTERPRETAÇÃO DE MARIA BETHÂNIA!! ESPERO QUE GOSTEM!!

CRÉDITO FONTE: Lyknaopode

http://www.youtube.com/watch?v=KlX59SIEoUU

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

MÚSICA

A MÚSICA !!

Creio que a música surgiu quando DEUS criou os pássaros!!

Também, assim como aconteceu comigo, a música nasceu em mim através dos primeiros assovios; primeiro apenas com os lábios, depois com o auxílio dos dedos. Mas, creio que todas essa inspiração em aprender a assoviar, em meus primeiros anos de infância; foi através das minhas audições as músicas assoviadas por meu saudoso Pai. Era algo sublime, fascinante vê-lo assoviar e cantar várias canções. Assim a música chegou e nasceu em mim!!

Em minha infância (6 anos), sempre fui um moleque travesso, levado, mateiro, de caminhar descalço e pés no chão, embrenhado pelas matas virgens do Mato Grosso!! Me atraía e me fazia virar do avesso de tanta alegria e felicidade, observar os pássaros, desde os minúsculos aos maiores, em seus cantos entre as matas. E o momento mágico era subir em árvores e apanhar os frutos nativos, me fartar deles e em seguida descansar, esperando em absoluto silêncio a chegada de pássaros, sem mover um músculo - que dava até para sentir o pulsar do coração e o som das respirações. Essas lembranças são instigantes, pois, lembro-me, que quando eu percebia a chegada dos pássaros, a adrenalina fluia, um frio intenso tomava conta de todo o meu ventre, um suor frio pelo corpo, o coração disparava e era um tambor tocando nos ouvidos as batidas do coração; e o controle de todo esse estado de êxtase era o saber respirar - inspirando lentamente até encher o máximo os pulmões e expirar também lentamente, esvaziando por completo os pulmões. A natureza dos pássaros é fascinante!! Alguns não percebiam, pois chegavam muito próximos a mim, e outros nem se aproximavam devido notarem a minha presença, no primeiro instante; pois, as vezes num leve vacilar meu com o movimento dos globos oculares, eu já era descoberto!!

Confesso que o meu pássaro preferido em seu cantar e também em sua beleza, continua sendo até hoje o Sabiá-laranjeira!! Aí está ele - o pássaro altaneiro!!


Confesso que entre tantas lembranças, foi também através do canto do Sabiá-laranjeira, que fluiram as inspirações para compor a poesia abaixo:


Música

Há uma música em mim
Ela é bem assim,
Canto nos compassos do meu respirar
E nas batidas do meu coração,
A música é minha oração.


Quando eu canto me encanto,
Elevo e me transcendo em vôos de pássaros;
Me acalma, anima minha alma,
Forma-se em mim os quatro elementos:
Terra, água, fogo e ar.


Na canção junto todos
E tudo o que eu gosto
Num só palco:
As estrelas do firmamento.
É neste universo que eu me oriento.


Com o canto que canto, o amor me conduz;
Em meus amigos e irmãos
Sou lembrado com o coração,
Me faço presente, eternamente,
Sou toda essa gente – Seres de Luz !


Nos braços do violão
E nos acordes da canção
Meus caminhos eu traço
Por infinitos compassos
Arte e dom que Deus me deu, a canção sou eu.


Canto como quem comunga o pão,
Canto como oração,
Canto minha vida
Por todas as entradas e saídas,
Em batalhas felizes ou sofridas.


É bálsamo, me satisfaz,
Eu te mereço, e te agradeço
Com a mais perfeita paz,
Porque vós sois gentes lindas
E tens nome doce – Música !



Val Minillo.


HOMENAGEM:

Dedico esta poesia aos amigos músicos – Seres de Luz – que através do ofício e da arte da música, põem o pão à mesa em Vossos Lares; levando também através da dedicação, a alegria ao público – ao povo!!

Pelos bons momentos que pude viver, conviver, e mesmo que, em breves momentos com alguns amigos; dedico a todos, com carinho, esta singela homenagem; a todo vocês AMIGOS: Biel - Tavinho Limma - Oswaldo Zanqueta – Zé Alexandre – Eudes Fraga – Zebeto Corrêa – Bilora – João Aluá – Antonio Carlos Vercesi – Moní Corrêa – Denis Ferrerira – Alan Ferreira – Osni Ribeiro – Kleber Silveira – Dante Ramon Ledesma.

sábado, 23 de janeiro de 2010

A "CARTA" DO CACIQUE SEATTLE

A NOSSA CASA !!

". . . Boa terra, velha esfera, que nos leva aonde for. Pro futuro, quem nos dera, que te dessem mais valor." (´Música "Mês de maio" Almir Sater).


INICIANDO AQUI ATRAVÉS DESTA POSTAGEM, MAIS UM TÓPICO - MEIO AMBIENTE - NO BLOG.

ESTE TÓPICO COM O NOME - MEIO AMBIENTE - INICIA-SE TAMBÉM COMO UMA HOMENAGEM AO CACIQUE SEATTLE, LÍDER DOS ÍNDIOS DUWAMISH E SUQUAMISH. O CACIQUE SEATTLE, ASSIM COMO OS ÍNDIOS AMERICANOS POSSUÍAM UMA GRANDE AFINIDADE ESPIRITUAL COM A NATUREZA, E ERAM SURPRENDENTEMENTE CUIDADOSOS COM O BEM ESTAR AMBIENTAL. EMBORA A PALAVRA ECOLÓGICA SEJA UMA PALAVRA NOVA; A CONSCIÊNCIA DE ECOLOGIA DOS ÍNDIOS TRANSCENDE MUITAS ERAS DE EXISTÊNCIA DA VIDA NA TERRA

A "CARTA" DO CACIQUE SEATTLE

Em 1854, o presidente dos Estados Unidos – Franklin Pierce - propôs comprar uma grande área de terra dos índios peles-vermelhas, prometendo uma reserva para que nela eles pudessem viver. A resposta do Cacique Seattle é tida como uma profunda declaração de amor ao Meio Ambiente, brotada do coração puro e simples de um índio cheio de reconhecimento à Natureza por tudo de bom que ela dá ao homem.

Franklin Pierce

Os índios Duwamish habitavam a região onde atualmente se encontra o Estado de Washington - no extremo Noroeste dos Estados Unidos, fazendo divisa com o Canadá. E a famosa "carta" parece ter sido, na verdade, um texto publicado em um jornal local baseado na inspirada reflexão que o Cacique Seattle fez para sua tribo, reunida naquele deslumbrante cenário natural, sobre as relações do homem com a Natureza, em resposta à proposta presidencial, de compra de terra, trazida pessoalmente pelo recém-chegado encarregado de assuntos indígenas do governo norte-americano.

O primeiro registro conhecido sobre a fala do Cacique Seattle parece ser um artigo publicado pelo Dr. Henry Smith, no Jornal Seattle Sunday Star, em 1887. O Dr.Smith teria estado presente quando do pronunciamento do Grande Cacique, tendo o texto do artigo se baseado nas anotações que seu autor teria feito na ocasião do discurso.

A tradução do pronunciamento do Cacique Seatle, é de uma das mais famosas versões divulgadas durante a década de 70. A foto do Grande Cacique Seattle (1787-1866) é de autoria de E.M.Sammis: seu original encontra-se na “Special Collection” da Universidade de Washington, sob o nº NA 1511.

A única fotografia conhecida do Chefe Seattle, tirada em 1860 por E.M.Sammis
Chefe Seattle - (Nascido em 1787 — Faleceu em 7 de junho de 1866), foi líder das tribos Suquamish e Duwamish – por volta de 1810. Quando os colonos começaram a se mover para a área da baía de Elliott em 1850, Chefe Sealth ficou amigável para os recém-chegados e exortou o povo a fazer o mesmo. Uma personalidade muito conhecida entre seu povo, ele lutou por uma forma de acomodar os colonos brancos, criando uma relação pessoal com o Doutor David Swinson “Doc” Maynard, , um dos pais fundadores da cidade de Seattle – em Washington, que ganhou este nome em homenagem a ele; mas é dito que se sentia desconfortável com seu nome sendo usado dessa forma.

O pronunciamento do cacique Seattle

(Discurso pronunciado após a fala do encarregado de negócios indígenas do governo norte-americano haver dado a entender que desejava adquirir as terras de sua tribo Duwamish).

" O grande chefe de Washington mandou dizer que desejava comprar a nossa terra, o grande chefe assegurou-nos também de sua amizade e benevolência. Isto é gentil de sua parte, pois sabemos que ele não precisa de nossa amizade.

Vamos, porém, pensar em sua oferta, pois sabemos que se não o fizermos, o homem branco virá com armas e tomará nossa terra. O grande chefe de Washington pode confiar no que o Chefe Seattle diz com a mesma certeza com que nossos irmãos brancos podem confiar na alteração das estações do ano.

Minhas palavras são como as estrelas que nunca empalidecem.

Como podes comprar ou vender o céu, o calor da terra? Tal idéia nos é estranha. Se não somos donos da pureza do ar ou do resplendor da água, como então podes comprá-los? Cada torrão desta terra é sagrado para meu povo, cada folha reluzente de pinheiro, cada praia arenosa, cada véu de neblina na floresta escura, cada clareira e inseto a zumbir são sagrados nas tradições e na consciência do meu povo. A seiva que circula nas árvores carrega consigo as recordações do homem vermelho.

O homem branco esquece a sua terra natal, quando - depois de morto - vai vagar por entre as estrelas. Os nossos mortos nunca esquecem esta formosa terra, pois ela é a mãe do homem vermelho. Somos parte da terra e ela é parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs; o cervo, o cavalo, a grande águia - são nossos irmãos. As cristas rochosas, os sumos da campina, o calor que emana do corpo de um mustang, e o homem - todos pertencem à mesma família.

Portanto, quando o grande chefe de Washington manda dizer que deseja comprar nossa terra, ele exige muito de nós. O grande chefe manda dizer que irá reservar para nós um lugar em que possamos viver confortavelmente. Ele será nosso pai e nós seremos seus filhos. Portanto, vamos considerar a tua oferta de comprar nossa terra. Mas não vai ser fácil, porque esta terra é para nós sagrada.

Esta água brilhante que corre nos rios e regatos não é apenas água, mas sim o sangue de nossos ancestrais. Se te vendermos a terra, terás de te lembrar que ela é sagrada e terás de ensinar a teus filhos que é sagrada e que cada reflexo espectral na água límpida dos lagos conta os eventos e as recordações da vida de meu povo. O rumorejar d'água é a voz do pai de meu pai. Os rios são nossos irmãos, eles apagam nossa sede. Os rios transportam nossas canoas e alimentam nossos filhos. Se te vendermos nossa terra, terás de te lembrar e ensinar a teus filhos que os rios são irmãos nossos e teus, e terás de dispensar aos rios a afabilidade que darias a um irmão.

Sabemos que o homem branco não compreende o nosso modo de viver. Para ele um lote de terra é igual a outro, porque ele é um forasteiro que chega na calada da noite e tira da terra tudo o que necessita. A terra não é sua irmã, mas sim sua inimiga, e depois de a conquistar, ele vai embora, deixa para trás os túmulos de seus antepassados, e nem se importa. Arrebata a terra das mãos de seus filhos e não se importa. Ficam esquecidos a sepultura de seu pai e o direito de seus filhos à herança. Ele trata sua mãe - a terra - e seu irmão - o céu - como coisas que podem ser compradas, saqueadas, vendidas como ovelha ou miçanga cintilante. Sua voracidade arruinará a terra, deixando para trás apenas um deserto.

Não sei. Nossos modos diferem dos teus. A vista de tuas cidades causa tormento aos olhos do homem vermelho. Mas talvez isto seja assim por ser o homem vermelho um selvagem que de nada entende.

Não há sequer um lugar calmo nas cidades do homem branco. Não há lugar onde se possa ouvir o desabrochar da folhagem na primavera ou o tinir das assa de um inseto. Mas talvez assim seja por ser eu um selvagem que nada compreende; o barulho parece apenas insultar os ouvidos. E que vida é aquela se um homem não pode ouvir a voz solitária do curiango ou, de noite, a conversa dos sapos em volta de um brejo? Sou um homem vermelho e nada compreendo. O índio prefere o suave sussurro do vento a sobrevoar a superfície de uma lagoa e o cheiro do próprio vento, purificado por uma chuva do meio-dia, ou recendendo a pinheiro.

O ar é precioso para o homem vermelho, porque todas as criaturas respiram em comum - os animais, as árvores, o homem.

O homem branco parece não perceber o ar que respira. Como um moribundo em prolongada agonia, ele é insensível ao ar fétido. Mas se te vendermos nossa terra, terás de te lembrar que o ar é precioso para nós, que o ar reparte seu espírito com toda a vida que ele sustenta. O vento que deu ao nosso bisavô o seu primeiro sopro de vida, também recebe o seu último suspiro. E se te vendermos nossa terra, deverás mantê-la reservada, feita santuário, como um lugar em que o próprio homem branco possa ir saborear o vento, adoçado com a fragrância das flores campestres.

Assim pois, vamos considerar tua oferta para comprar nossa terra. Se decidirmos aceitar, farei uma condição: o homem branco deve tratar os animais desta terra como se fossem seus irmãos.

Sou um selvagem e desconheço que possa ser de outro jeito. Tenho visto milhares de bisões apodrecendo na pradaria, abandonados pelo homem branco que os abatia a tiros disparados do trem em movimento. Sou um selvagem e não compreendo como um fumegante cavalo de ferro possa ser mais importante do que o bisão que (nós - os índios) matamos apenas para o sustento de nossa vida.
FONTE FOTO: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=81


O que é o homem sem os animais? Se todos os animais acabassem, o homem morreria de uma grande solidão de espírito. Porque tudo quanto acontece aos animais, logo acontece ao homem. Tudo está relacionado entre si.

Deves ensinar a teus filhos que o chão debaixo de seus pés são as cinzas de nossos antepassados; para que tenham respeito ao país, conta a teus filhos que a riqueza da terra são as vidas da parentela nossa. Ensina a teus filhos o que temos ensinado aos nossos: que a terra é nossa mãe. Tudo quanto fere a terra - fere os filhos da terra. Se os homens cospem no chão, cospem sobre eles próprios.

De uma coisa sabemos. A terra não pertence ao homem: é o homem que pertence à terra, disso temos certeza. Todas as coisas estão interligadas, como o sangue que une uma família. Tudo está relacionado entre si. Tudo quanto agride a terra, agride os filhos da terra. Não foi o homem quem teceu a trama da vida: ele é meramente um fio da mesma. Tudo o que ele fizer à trama, a si próprio fará.

Os nossos filhos viram seus pais humilhados na derrota. Os nossos guerreiros sucumbem sob o peso da vergonha. E depois da derrota passam o tempo em ócio, envenenando seu corpo com alimentos adocicados e bebidas ardentes. Não tem grande importância onde passaremos os nossos últimos dias - eles não são muitos. Mais algumas horas, mesmos uns invernos, e nenhum dos filhos das grandes tribos que viveram nesta terra ou que têm vagueado em pequenos bandos pelos bosques, sobrará, para chorar sobre os túmulos de um povo que um dia foi tão poderoso e cheio de confiança como o nosso.

Nem o homem branco, cujo Deus com ele passeia e conversa como amigo para amigo, pode ser isento do destino comum. Poderíamos ser irmãos, apesar de tudo. Vamos ver, de uma coisa sabemos que o homem branco venha, talvez, um dia descobrir: nosso Deus é o mesmo Deus. Talvez julgues, agora, que o podes possuir do mesmo jeito como desejas possuir nossa terra; mas não podes. Ele é Deus da humanidade inteira e é igual sua piedade para com o homem vermelho e o homem branco. Esta terra é querida por ele, e causar dano à terra é cumular de desprezo o seu criador. Os brancos também vão acabar; talvez mais cedo do que todas as outras raças. Continuas poluindo a tua cama e hás de morrer uma noite, sufocado em teus próprios desejos.

Porém, ao perecerem, vocês brilharão com fulgor, abrasados, pela força de Deus que os trouxe a este país e, por algum desígnio especial, lhes deu o domínio sobre esta terra e sobre o homem vermelho. Esse destino é para nós um mistério, pois não podemos imaginar como será, quando todos os bisões forem massacrados, os cavalos bravios domados, as brenhas das florestas carregadas de odor de muita gente e a vista das velhas colinas empanada por fios que falam. Onde ficará o emaranhado da mata? Terá acabado. Onde estará a águia? Irá acabar. Restará dar adeus à andorinha e à caça; será o fim da vida e o começo da luta para sobreviver.

Compreenderíamos, talvez, se conhecêssemos com que sonha o homem branco, se soubéssemos quais as esperanças que transmite a seus filhos nas longas noites de inverno, quais as visões do futuro que oferece às suas mentes para que possam formar desejos para o dia de amanhã. Somos, porém, selvagens. Os sonhos do homem branco são para nós ocultos, e por serem ocultos, temos de escolher nosso próprio caminho. Se consentirmos, será para garantir as reservas que nos prometestes. Lá, talvez, possamos viver o nossos últimos dias conforme desejamos. Depois que o último homem vermelho tiver partido e a sua lembrança não passar da sombra de uma nuvem a pairar acima das pradarias, a alma do meu povo continuará vivendo nestas floresta e praias, porque nós a amamos como ama um recém-nascido o bater do coração de sua mãe.

Se te vendermos a nossa terra, ama-a como nós a amávamos. Preteje-a como nós a protegíamos. Nunca esqueças de como era esta terra quando dela tomaste posse: E com toda a tua força o teu poder e todo o teu coração - conserva-a para teus filhos e ama-a como Deus nos ama a todos. De uma coisa sabemos: o nosso Deus é o mesmo Deus, esta terra é por ele amada. Nem mesmo o homem branco pode evitar o nosso destino comum. "

ÍNDIO NORTE AMERICANO




ARTESANATO INDÍGENA

DEUS CUIDARÁ DE QUEM CUIDAR DA TERRA !!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

BENÇÃOS DA NATUREZA

Na Sua sua imensurável sabedoria, Deus criou os animais para auxiliar o homem em suas tarefas, tanto quanto para lhe prover algumas necessidades.

FOTO DISPOSTA NA INTERNET, OBTIDA ATRAVÉS DE MENSAGEM RECEBIDA EM POWER POINT.

FORMATAÇÃO POR jairowildgen2@hotmail.com

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

CIDADÃ DO MUNDO:

DIANA FRANCES SPENCER - LADI DI

Diana, Princesa de Gales (nascida Diana Frances Spencer; Sandringham, 1 de julho de 1961 —Paris, 31 de agosto de1997) foi a primeira esposa de Charles, Principe de Gales, filho mais velho e herdeiro aparente da Rainha Elizabeth II. Seus dois filhos, os príncipes William e Harry, são respectivamente o segundo e o terceiro na linha de sucessão aos tronos do Reino Unido, do Canadá, da Austrália, da Nova Zelandiae de outros doze países da Commonwealth * ( *Comunidade das Nações (em inglês: Commonwealth of Nations) é uma associação de territórios autônomos, mas dependentes do Reino Unido, criada em 1931 e formada atualmente por 54 nações, a maioria das quais independentes, mas incluindo algumas que ainda mantêm laços políticos com a antiga potência colnial britânica.
PARA MAIORES E MELHORES DETALHES SOBRE A Comunidade das Nações, ACESSE o link:

Fruto do casamento do Príncipe Carlos e da Princesa Diana nasceram dois rapazes. O Príncipe William que nasceu a 21 de Junho de 1982 e o Príncipe Harry que nasceu a 15 de Setembro de 1984. O Príncipe William é o segundo na linha de sucessão aos tronos britânicos e de outros 15 países da Commonwealth.
Após o seu casamento com o Príncipe de Gales em 1981, Lady Di tornou-se uma das mulheres mais famosas do mundo: um ícone da moda, um ideal de beleza e elegância feminina, admirada por seu trabalho de caridade, em especial por seu envolvimento no combate à AIDS e na campanha internacional contra as minas terrestres. O casamento foi inicialmente feliz, mas terminou em 1996, após vários escândalos tanto por parte de Charles como de Diana.
A sua trágica e inesperada morte num acidente de carro, em Paris, foi seguida de um grande luto público pelo Reino Unido e, em menor escala, pelo mundo. Seu funeral, em setembro de 1997, foi assistido globalmente por cerca de 2,5 bilhões de pessoas.

Mesmo uma década após a sua morte, a "Princesa do Povo" (termo cunhado pelo ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair) continua sendo uma das celebridades mais constantes na imprensa, servindo de tema para milhares de livros, jornais e revistas. O seu nome é citado pelo menos 8 mil vezes por ano na imprensa britânica.

Trabalho de caridade
A Princesa Diana tornou-se bastante conhecida por apoiar projetos de caridade (tanto antes como depois de seu divórcio) e ajudava especialmente campanhas contra minas terrestres e no combate à AIDS.

AIDS
Em abril de 1987, a Princesa de Gales se tornou a primeira grande celebridade a ser fotografada tocando uma pessoa infectada com o vírus HIV. Sua contribuição para mudar a opinião pública em relação aos aidéticos foi levantada em 2001 pelo presidente americano Bill Clinton, quando este disse: “Em 1987, quando muitos acreditavam que a AIDS poderia ser contraída através do toque, a Princesa Diana sentou-se numa cama onde deitava um aidético e segurou sua mão. Ela mostrou ao mundo que as pessoas com AIDS não mereciam o isolamento, mas sim compaixão. Isso ajudou a mudar a opinião do mundo, ajudou as pessoas com AIDS, e também ajudou a salvar as pessoas em risco”.
Minas terrestres
A visita de Diana a Luanda, Angola, em janeiro de 1997, talvez tenha sido a sua aparição mais importante, trabalhando como uma voluntária VIP do Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Diana visitou sobreviventes das explosões de minas terrestres em hospitais, excursionou projetos organizados pela
HALO Trust e compareceu em aulas de conhecimento sobre minas terrestres que ameaçavam casas e vilarejos. Sempre foi uma Princesa muito ativa e empenhada em causas de caridade.


A Princesa Diana era conhecida pelo seu grande apoio a projectos de solidariedade, dando especial atenção a campanhas contra minas terrestres e no combate à Sida. Em 1987 a Princesa Diana foi a primeira celebridade a ser fotografada a tocar numa pessoa afectada pelo virús HIV. Diana nunca se deixou intimidar pelas doenças, porque acima de tudo eram pessoas que mereciam atenção e carinho

Em agosto de 1997, Diana visitou a Bósnia com o Landmine Survivors Network. A princesa tinha interesse em evitar os prejuízos que as minas causavam às pessoas, especialmente a crianças. Em janeiro de 2005, as atividades de Diana referentes a minas terrestres produziram poucos frutos. A Organização das Nações Unidas apelou para que as nações que produziam e que estocavam o maior número de minas terrestres ( China, Índia, Coréia do Norte, Rússia e Estados Unidos) assinassem o Tratado de Ottawa, proibindo sua produção e uso, contra os quais Diana lutou em campanhas.

Carol Bellamy, diretora executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), disse que minas terrestres continuam sendo "uma atração mortal para crianças, cujas inata curiosidade e necessidade de brincar freqüentemente as levam direto para o caminho do mal".

PARA SABER MAIS SOBRE Diana, Princesa de Gales, ACESSE O LINK ABAIXO:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Diana,_Princesa_de_Gales

ASSISTA AOS VÍDEOS COM HOMENAGENS A PRINCESA DIANA

ELTON JOHN, NA IGREJA DURANTE O CERIMONIAL DE DESPEDIDAS DA PRINCESA DIANA, INTERPRETA A CANÇÃO "CANDLE IN THE WIND" - VELA AO VENTO - EM HOMENAGEM A DIANA.

VÍDEO COM A MESMA CANÇÃO DE ELTON JOHN COM PASSAGENS DA VIDA DE DIANA.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

INDICAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE EXCELENTES BLOGS !!

O BLOG -

FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER...

É um excelente Blog de propriedade da SILVANA NUNES - Rio de Janeiro - Professora formada em Letras (port./literaturas), pesquisadora da cultura popular brasileira contadora de histórias e brincante.

Eu indico e recomendo a sua visita e a participação neste Blog. Belíssimos e interessantíssimos artigos, fotos que alegram em muita a Alma!!

Para acessar, basta clicar no quadro acima. Diariamente estou fazendo o meu porto seguro neste Blog da SILVANA NUNES. Cultura é sempre um alimento essencial ao nosso Ser; quanto mais aprendemos, com maior qualidade poderemos ensinar.

Acesse, participe, comente, e divulgue o Blog !!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

HOMENAGEM AOS ÍNDIOS DO BRASIL


DEDICO AQUI, A MINHA HOMENAGEM AOS ÍNDIOS DO BRASIL, ATRAVÉS DE FOTOS CONTIDAS NA EDIÇÃO DE EXEMPLAR DO JORNAL DO BRASIL - DE 19 DE ABRIL DE 1987 - E DA LETRA DA MÚSICA "ÍNDIOS" DA BANDA LEGIÃO URBANA.

EM BREVE, POSTAREI NOVAS HOMENAGENS AOS NOSSOS VERDADEIROS IRMÃOS - OS ÍNDIOS - ATRAVÉS DE POESIAS DE MINHA AUTORIA, COM MOTIVOS INDÍGENAS.

FOTOGRAFIA DE ENCARTE DE UM EXEMPLAR DO JORNAL DO BRASIL - EDIÇÃO DE 19 DE ABRIL DE 1987 - ADQUIRIDO NA CIDADE DE BRASÍLIA, NA PRIMEIRA VEZ EM QUE LÁ ESTIVE!!

ACREDITO QUE A ÍNDIA NA FOTOGRAFIA SEJA DA TRIBO DOS ÍNDIOS KUIKUROS - PARQUE DO XINGU - MATO GROSSO - DEVIDO AO DETALHE DO COLAR EM SEU PESCOÇO (UM COLAR DE ARTESANATO PRÓPRIO DOS ÍNDIOS KUIKUROS, FEITO COM CONCHAS DE CARAMUJOS SERRADOS A FACÃO).

Índios
Legião Urbana
Composição: Renato Russo

Quem me dera
Ao menos uma vez
Ter de volta todo o ouro
Que entreguei a quem
Conseguiu me convencer
Que era prova de amizade
Se alguém levasse embora
Até o que eu não tinha

Quem me dera
Ao menos uma vez
Esquecer que acreditei
Que era por brincadeira
Que se cortava sempre
Um pano-de-chão
De linho nobre e pura seda

Quem me dera
Ao menos uma vez
Explicar o que ninguém
Consegue entender
Que o que aconteceu
Ainda está por vir
E o futuro não é mais
Como era antigamente.

Quem me dera
Ao menos uma vez
Provar que quem tem mais
Do que precisa ter
Quase sempre se convence
Que não tem o bastante
Fala demais
Por não ter nada a dizer.

Quem me dera
Ao menos uma vez
Que o mais simples fosse visto
Como o mais importante
Mas nos deram espelhos
E vimos um mundo doente.

Quem me dera
Ao menos uma vez
Entender como um só Deus
Ao mesmo tempo é três
Esse mesmo Deus
Foi morto por vocês
Sua maldade, então
Deixaram Deus tão triste.

Eu quis o perigo
E até sangrei sozinho
Entenda!
Assim pude trazer
Você de volta pra mim
Quando descobri
Que é sempre só você
Que me entende
Do iní­cio ao fim.

E é só você que tem
A cura do meu vício
De insistir nessa saudade
Que eu sinto
De tudo que eu ainda não vi.

Quem me dera
Ao menos uma vez
Acreditar por um instante
Em tudo que existe
E acreditar
Que o mundo é perfeito
Que todas as pessoas
São felizes...

Quem me dera
Ao menos uma vez
Fazer com que o mundo
Saiba que seu nome
Está em tudo e mesmo assim
Ninguém lhe diz
Ao menos, obrigado.

Quem me dera
Ao menos uma vez
Como a mais bela tribo

Dos mais belos índios
Não ser atacado
Por ser inocente.

Eu quis o perigo
E até sangrei sozinho
Entenda!
Assim pude trazer

Você de volta pra mim
Quando descobri
Que é sempre só você
Que me entende
Do início ao fim.

E é só você que tem
A cura pro meu vício
De insistir nessa saudade
Que eu sinto
De tudo que eu ainda não vi.

Nos deram espelhos
E vimos um mundo doente
Tentei chorar e não consegui.


A MESMA FOTO DO ENCARTE DO JORNAL DO BRASIL; PORÉM, NA FORMA COMO ESTÁ ATUALMENTE, ENVELHECIDA - APÓS 22 ANOS - EM QUADRO.

ASSISTA AO VIDEO EDITADO COM FOTOS DE ÍNDIOS DO BRASIL E COM A CANÇÃO - ÍNDIOS - DA BANDA LEGIÃO URBANA