ILHA SOLTEIRA - SP, É QUASE UM PARAISO!!

ILHA  SOLTEIRA - SP,  É QUASE UM PARAISO!!
OS MEUS JARDINS E QUINTAIS EM MINHA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA !! A Minha Amada, deitada eternamente em berço esplêndido; ao som do Rio Paraná e à luz deste céu profundo!! (Crédito da Foto: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=210844 )

CORAÇÃO CIVIL

PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS CLIC EM II (Pause) NO RÁDIO ACIMA.

__________________________________________

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Chico Mendes

22 DE DEZEMBRO

21 ANOS SEM CHICO MENDES. . .

CHICO MENDES VIVE!!

Chico Mendes 

Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como "Chico Mendes" (Xapuri, 15 de dezembro de 1944 —Xapuri, 22 de dezembro de 1988), foi um seringueiro, sindicalista e ativista ambiental brasileiro. Sua intensa luta pela preservação da Amazônia o tornou muito conhecido internacionalmente e foi a causa de seu assassinato.

Biografia
Ainda criança, começou seu aprendizado do ofício deseringueiro, acompanhando o pai em excursões pela mata. Só aprendeu a ler aos 20 anos de idade, já que na maioria dos seringais não havia escolas, nem os proprietários de terras tinham intenção de criá-las em suas propriedades.

Iniciou a vida de líder sindical em1975, como secretário geral do recém-fundado Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia. A partir de 1976 participou ativamente das lutas dos seringueiros para impedir o desmatamento através dos "empates" - manifestações pacíficas em que os seringueiros protegem as árvores com seus próprios corpos. Organizava também várias ações em defesa da posse da terra pelos habitantes nativos.

Em 1977 participou da fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, e foi eleito vereador pelo MDB local. Recebe então as primeiras ameaças de morte, por parte dos fazendeiros, e começa a ter problemas com seu próprio partido, que não se identificava com suas lutas.

Em 1979 Chico Mendes reúne lideranças sindicais, populares e religiosas na Câmara Municipal, transformando-a em um grande foro de debates. Acusado de subversão, é submetido a duros interrogatórios. Sem apoio, não consegue registrar a denúncia de tortura que sofrera em dezembro daquele ano.

Chico Mendes foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e um dos seus dirigentes no Acre, tendo participado de comícios com Lula na região. Em 1980 foi enquadrado na Lei de Segurança Nacional a pedido de fazendeiros da região, que procuraram envolvê-lo no assassinato de um capataz de fazenda, possivelmente relacionado ao assassinato do presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Brasiléia, Wilson Sousa Pinheiro.

Em 1981 Chico Mendes assume a direção do Sindicato de Xapuri, do qual foi presidente até sua morte. Candidato a deputado estadual pelo PT nas eleições de 1982, não consegue se eleger.
Acusado de incitar posseiros à violência, foi julgado pelo Tribunal Militar de Manaus, e absolvido por falta de provas, em 1984.

Liderou o 1º. Encontro Nacional dos Seringueiros, em outubro de 1985, durante o qual foi criado o Conselho Nacional de Seringueiros (CNS), que se tornou a principal referência da categoria. Sob sua liderança a luta dos seringueiros pela preservação do seu modo de vida adquiriu grande repercussão nacional e internacional. A proposta da "União dos Povos da Floresta" em defesa da Floresta Amazônica busca unir os interesses dos indígenas, seringueiros, castanheiros, pequenos pescadores, quebradeiras de coco babaçu e populações ribeirinhas, através da criação de reservas extrativistas. Essas reservas preservam as áreas indígenas e a floresta, além de ser um instrumento da reforma agrária desejada pelos seringueiros.

Em 1987, Chico Mendes recebeu a visita de alguns membros da ONU, em Xapuri, que puderam ver de perto a devastação da floresta e a expulsão dos seringueiros causadas por projetos financiados por bancos internacionais. Dois meses depois leva estas denúncias ao Senado norte-americano e à reunião de um banco financiador, o BID. Os financiamentos a esses projetos são logo suspensos. Na ocasião, Chico Mendes foi acusado por fazendeiros e políticos locais de "prejudicar o progresso", o que aparentemente não convence a opinião pública internacional. Alguns meses depois, Mendes recebe vários prêmios internacionais, destacando-se o Global 500, oferecido pela ONU, por sua luta em defesa do meio ambiente.

Ao longo de 1988 participa da implantação das primeiras reservas extrativistas criadas no Estado do Acre. Ameaçado e perseguido por ações organizadas após a instalação da UDR no Estado, Mendes percorre o Brasil, participando de seminários, palestras e congressos onde denuncia a ação predatória contra a floresta e as violências dos fazendeiros contra os trabalhadores da região.

Após a desapropriação do Seringal Cachoeira, em Xapuri, propriedade de Darly Alves da Silva, agravam-se as ameaças de morte contra Chico Mendes que por várias vezes denuncia publicamente os nomes de seus prováveis responsáveis. Deixa claro às autoridades policiais e governamentais que corre risco de vida e que necessita de garantias. No 3º Congresso Nacional da CUT, volta a denunciar sua situação, similar à de vários outros líderes de trabalhadores rurais em todo o país. Atribui a responsabilidade pela violência à UDR. A tese que apresenta em nome do Sindicato de Xapuri, Em Defesa dos Povos da Floresta, é aprovada por aclamação pelos quase seis mil delegados presentes. Ao término do Congresso, Mendes é eleito suplente da direção nacional da CUT. Assumiria também a presidência do Conselho Nacional dos Seringueiros a partir do 2º Encontro Nacional da categoria, marcado para março de 1989, porém não sobreviveu até aquela data.

O assassinato de Chico Mendes
Em 22 de dezembro de 1988, exatamente uma semana após completar 44 anos, Chico Mendes foi assassinado com tiros de escopeta no peito na porta dos fundos de sua casa, quando saía de casa para tomar banho. Chico anunciou que seria morto em função de sua intensa luta pela preservação da Amazônia, e buscou proteção, mas autoridades e a imprensa não deram atenção. Casado com Ilzamar Mendes (2ª esposa), deixou dois filhos, Sandino e Elenira, na época com dois e quatro anos de idade, respectivamente. Em 1992 foi reconhecida através de exames de DNA uma terceira filha.

Após o assassinato de Chico Mendes mais de trinta entidades sindicalistas, religiosas, políticas, de direitos humanos e ambientalistas se juntaram para formar o "Comitê Chico Mendes". Eles exigiam providencias e através de articulação nacional e internacional pressionaram os órgãos oficiais para que o crime fosse punido. Em dezembro de 1990, a justiça brasileira condenou os fazendeiros Darly Alves da Silva e Darcy Alves Ferreira, responsáveis por sua morte, a 19 anos de prisão. Darly fugiu em fevereiro de 1993 e escondeu-se num assentamento do INCRA, no interior do Pará, chegando mesmo a obter financiamento público do Banco da Amazônia sob falsa identidade. Só foi recapturado em junho de 1996. A falsidade ideológica rendeu-lhe uma segunda condenação: mais dois anos e 8 meses de prisão.

FONTE:
A CASA DE CHICO MENDES

A MAIOR UTOPIA SONHADA POR CHICO MENDES

CHICO MENDES É TÃO PRESENTE!!

EM ATUAÇÃO NO SINDICATO

CARTAZ COM PROPAGANDA DE POLÍTICA PARTIDÁRIA

ILZAMAR MENDES E CHICO MENDES

CHICO MENDES, A FILHA ELENIRA E ILZAMAR MENDES GESTANTE DO FILHO SANDINO

CHICO MENDES E OS FILHOS SANDINO E ELENIRA MENDES

PAI E FILHO


A GUERREIRA ILZAMAR MENDES

ELENIRA E SANDINO COM O ATOR CÁSSIO GABUS MENDES, QUE PROTAGONIZOU O SERIADO SOBRE CHICO MENDES.

SANDINO E ELENIRA

ELENIRA MENDES - O SORRISO DE PAI E MÃE !!

FAMÍLIA E HERDEIROS DE CHICO MENDES

A CASA DE CHICO MENDES
PARA SABER MAIS SOBRE CHICO MENDES E A SUA FAMÍLIA VISITE O SITE:

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

RAUL SEIXAS

MÚSICAS
ESPECIAL - POR TODA A MINHA VIDA - REDE GLOBO DE TELEVISÃO
FICO TENTANDO IMAGINAR COMO SERIA O BRASIL COM UM PRESIDENTE TIPO RAUL DOS SANTOS SEIXAS, IMPLANTANDO A SOCIEDADE ALTERNATIVA?!
COM CERTEZA, MUSICALMENTE, CULTURALMENTE, FILOSOFICAMENTE FALANDO, ENTRE OUTROS TANTOS ADJETIVOS DO ETERNO CONTESTADOR RAUL SEIXAS; PODERÍAMOS ESTAR MUITO MELHOR, MAIS FELIZES; MAIS LIVRES "FAÇA O QUE TU QUERES, HÁ DE SER TUDO DA LEI!!"
RAUL SEIXAS
PARTE 1
PARTE 2
PARTE 3
PARTE 4
PARTE 5
PARTE 6

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

DICAS DE SAÚDE

LAVAGEM E DESINFECÇÃO DE FRUTAS,VERDURAS E LEGUMES.

Por que devemos limpar os alimentos antes de consumi-los?
Na natureza existe uma infinidade de espécies de parasitos que contaminam a água, as frutas, verduras e os legumes. Se o ser humano ingerir água ou um alimento contaminado, os parasitos irão evoluir no seu organismo e passarão a causar danos, determinando assim a ocorrência de doenças parasitárias, como a Giardíase, Amebíase, Amarelão, Lombriga e etc. Daí a importância de se tratar adequadamente a água e de se desinfetar corretamente os alimentos, especialmente aqueles que são consumidos crus (alface, agrião, espinafre, rúcula, tomate, pimentão, morango, uva, etc.). Os parasitos são sensíveis ao calor, ou seja, morrem com dez a trinta minutos de cozimento, logo, alimentos cozidos não oferecem risco de contaminação para o ser humano.
Os parasitos contidos na água e nos alimentos contaminados são microscópicos, portanto, imperceptíveis ao olho humano. Dessa forma, ao olharmos para o alimento não podemos saber se estão contaminados ou não. Daí a necessidade de desinfetá-los sempre, antes de consumi-los.
Quanto à água, recomenda-se não tomar água direto da torneira. O ideal é consumir água mineral ou água da torneira desde que seja filtrada ou fervida antes do consumo.


A simples lavagem com sabão e água já é suficiente para desinfetar os alimentos?

Não. A lavagem com água corrente e sabão contribui para a retirada mecânica dos parasitos, mas por vezes, boa parte deles permanece na superfície dos alimentos após a lavagem. Por isso, a recomendação de deixá-los de molho em soluções contendo substâncias desinfetantes, antes do consumo.

O vinagre é eficiente para fazer esta higiene?

Aprendemos com nossas mães, que por sua vez aprenderam com nossas avós, que para desinfetar os alimentos, devemos deixá-los de molho por quinze a vinte minutos em uma solução de água e vinagre. Na verdade, isto é um mito que tem se perpetuado ao longo do tempo. O vinagre que contém fermentado acético (ácido acético) obtido a partir do arroz, álcool ou vinho branco, não mata os parasitos, pois a concentração de ácido acético contida no vinagre não é suficiente para matar as formas parasitárias que contaminam os alimentos.

O ácido acético em concentrações bem mais elevadas que a do vinagre é eficiente para matar os parasitos, mas se o vinagre tivesse estas concentrações de ácido acético, seria extremamente nocivo ao ser humano e nos mataria também. Em suma, o vinagre é apenas um tempero culinário e não uma solução anti-séptica.

A água sanitária serve para desinfetar alimentos?

Com certa freqüência se usa a água sanitária, que contém hipoclorito de sódio nas concentrações de 2,0 a 2,5 %, para desinfetar os alimentos. A água sanitária é eficiente para matar os parasitos, mas existem inconvenientes se a usarmos de forma rotineira. O hipoclorito de sódio funciona como alvejante e se adere fortemente na superfície dos alimentos quando os deixamos de molho na água sanitária. Mesmo depois de enxaguar os alimentos em água corrente, o hipoclorito segue, em parte, aderido na superfície destes alimentos. A ingestão freqüente desta substância pode ser nociva à nossa saúde, logo, o seu uso eventual é saudável, mas não devemos usá-la no dia a dia, sob pena de termos efeitos maléficos à saúde com o passar do tempo.

Qual seria então, a forma correta e benéfica à nossa saúde, para desinfetar os alimentos que são consumidos crus?

Inicialmente, os alimentos devem ser lavados com sabão e em água corrente. Posteriormente, devem ser mergulhados por quinze minutos em uma das seguintes soluções:

- 0,3 gramas de permanganato de potássio (vendido em farmácias) para três litros de água

- três gotas de iodo (vendido em farmácias) para cada litro de água

- soluções desinfetantes contendo hipoclorito de sódio em baixas concentrações (vendidas em supermercados ou farmácias)Em seguida, enxaguar os alimentos em água corrente para retirar estas soluções.

Caso exista alguém com problemas de Tireóide na família, recomenda-se não usar o iodo por ser prejudicial a estas pessoas.Desta forma, você estará fazendo a higiene adequada dos seus alimentos, se protegendo de infecção pelos parasitos e garantindo boa saúde para você e seus familiares.


terça-feira, 8 de dezembro de 2009

08 DE DEZEMBRO - DIA DA FAMÍLIA.

A SAGRADA FAMÍLIA

CRÉDITO FONTE: http://www.fatima.com.br/img/devocao/nsa_sagrada_familia.jpg


Esta data foi instituída em 1963. Segundo o texto do Decreto nº 52.748, na família ideal existe amor, confiança, cooperação, respeito, obediência, compreensão e tolerância. A partir dela, adotamos valores e formamos nossa identidade. Existem famílias de vários tamanhos, com diversos costumes e até aquelas que incluem pessoas que nem são parentes. Mas, de qualquer maneira, a família é a forma mais básica de organização da sociedade.
Na Idade Média, as crianças não costumavam receber atenção e carinho. O pai era considerado superior aos outros membros da família e os casamentos eram arranjados de acordo com interesses financeiros. Mas o romantismo europeu do século XVIII modificou este modelo. A privacidade passou a ser mais valorizada, assim como a formação pessoal, moral e espiritual das crianças. A afetividade tornou-se o principal laço entre cônjuges, pais e filhos.
A emancipação das mulheres, no século XX, acarretou novas transformações. Hoje, muitas famílias são sustentadas e chefiadas por elas. Há também diversas famílias monoparentais, em que os filhos são criados só pelo pai ou só pela mãe. Além disso, com o aumento dos divórcios, é comum a convivência na mesma casa entre os filhos dos primeiros casamentos e o novo marido da mãe ou a nova mulher do pai. No Brasil, a taxa de fecundidade tem diminuído e as famílias estão cada vez menores. Outra novidade é que, diante do aumento do número de idosos, muitas crianças são cuidadas e sustentadas pela avó ou pelo avô.


A família é o primeiro grupo a que pertencemos, é a primeira sociedade em que somos incluídos. É a partir dela que adotamos nossos padrões e que formamos nossa identidade. Apesar disso, os modelos de família mudaram bastante ao longo do tempo. Na Idade Média, as famílias eram extensas e as crianças de sete anos já eram tratadas como adultos: as meninas aprendiam os afazeres domésticos e os meninos, algum ofício profissional. A função da família era assegurar a transmissão da vida, dos bens e dos nomes, o que não implicava naturalmente em educação e envolvimento afetivo.
No Brasil, na época da colonização também não era diferente. A família era extensa e os casamentos eram arranjados conforme interesses. O papel de cada membro da família era diferente do que é hoje. O pai, antigamente, tinha três funções: cuidar de sua mulher, governar os criados e cuidar para que os filhos multipliquem os bens conseguidos.
Acredita-se que o cerne da família como conhecemos hoje, tenha nascido a partir do amor romântico cultivado na Europa no século XVIII. Com o fortalecimento da burguesia, a família foi distanciada da sociedade e os padrões de intimidade foram estabelecidos. Aos criados foram reservados cômodos separados e iniciou-se uma maior preocupação com a formação pessoal, moral e espiritual da criança. Uma nova afetividade passou a caracterizar a família moderna. Surge então a família nuclear burguesa.
Apesar de esse ainda ser o padrão atual, podemos perceber algumas mudanças. Nem sempre os homens sustentam a casa, a mulher não se restringe mais às tarefas domésticas, que agora são partilhadas por muitos homens. Também é comum vermos crianças apenas com o pai ou com a mãe e isso deixou de ser um grande problema, como era visto no começo do século. Uma das mais recentes tendências da família talvez seja a formação de casais homossexuais, que lutam pelo reconhecimento da união civil e pela adoção de crianças.

PARA SABER MAIS SOBRE FAMÍLIA ACESSE A ENCICLOPÉDIA LIVRE WIKIPÉDIA CLICLE NO LINK ABAIXO:


A FAMÍLIA OBAMA
Michelle Obama, Barack Obama, a Filha Malia Obama em pé, e Sasha Obama ao colo do pai.

CRÉDITO FONTE DA FOTO:

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Dia da Justiça

08 DE DEZEMBRO - DIA DA JUSTIÇA.


CRÉDITO FONTE: http://www.badaueonline.com.br

O termo justiça (Do latim Iustitia, por via semi-erudita), de maneira simples, diz respeito à igualdade de todos os cidadãos. É o principio básico de um acordo que objetiva manter a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal (constitucionalidade das leis) ou na sua aplicação a casos específicos (litígio).

Sua ordem máxima, representada em Roma por uma estátua, com olhos vendados, visa seus valores máximos onde "todos são iguais perante a lei" e "todos têm iguais garantias legais", ou ainda, "todos têm iguais direitos". A justiça deve buscar a igualdade entre os cidadãos.

O Poder Judiciário no Estado moderno tem a tarefa da aplicação das leis promulgadas pelo Poder Legislativo. É boa doutrina democrática manter independentes as decisões legislativas das decisões judiciais, e vice-versa, como uma das formas de evitar o despotismo.

Segundo Aristóteles, o termo justiça denota, ao mesmo tempo, legalidade e igualdade. Assim, justo é tanto aquele que cumpre a lei (justiça em sentido estrito) quanto aquele que realiza a igualdade (justiça em sentido universal).

A justiça implica, também, em alteridade. Uma vez que justiça equivale a igualdade, e que igualdade é um conceito relacional (ou seja, diferentemente da liberdade, a igualdade sempre refere-se a um outro, como podemos constatar da falta de sentido na frase "João é igual" se comparada à frase "João é livre"), é impossível, segundo Aristóteles e Santo Tomás de Aquino praticar uma injustiça contra si mesmo. Apenas em sentido metafórico poderíamos falar em injustiça contra si, mas, nesse caso, o termo injustiça pode mais adequadamente ser substituído por um outro vício do caráter.

Justiça também é uma das quatro virtudes cardinais, e ela, segundo a doutrina da Igreja Católica, consiste "na constante e firme vontade de dar aos outros o que lhes é devido" (CCIC, n. 381).
FONTE:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Justi%C3%A7a



SOBRE O DIA DA JUSTIÇA - O PODER JUDICIÁRIO E A JUSTIÇA FEDERAL NO BRASIL
A data é comemorada desde 1940, em referência à Imaculada Conceição. Mas sua primeira celebração oficial ocorreu dez anos mais tarde, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros. A Lei 1.408, de 1951, criou este feriado forense em todo o território nacional.
O Poder Judiciário é um dos três poderes da república, junto ao Executivo e ao Legislativo. Sua função é julgar a aplicação das leis em casos concretos e zelar pela observância delas, a fim de assegurar a soberania da Justiça e a realização dos direitos e deveres.
De acordo com a Constituição, a Justiça Federal comum julga as ações em que a União, as autarquias ou as empresas públicas federais forem interessadas, e processos que tratem de crimes que o Brasil obrigou-se a coibir por convenção internacional. A Justiça Federal especializada é composta pelas Justiças do Trabalho, Eleitoral e Militar. Cabe à Justiça estadual o julgamento das ações não compreendidas na competência federal.
Como resultado da influência romana sobre o Direito brasileiro, um dos símbolos mais comuns da Justiça em nosso país é a deusa Iustitia. Seus olhos vendados indicam que é preferível ouvir a ver e representam sua imparcialidade em relação às aparências e aos bens materiais.
Fonte: Museu da Justiça (TJ/SP)
OS SÍMBOLOS DA JUSTIÇA


São imagens alégóricas que são utilizadas e difundidas como representações da Justiça ou de sua manifestação.

Espada - simboliza a força,coragem, ordem, regra e aquilo que a razão dita e a coerção para alcançar tais determinações.

Balança - simboliza a eqüidade, o equilíbrio, a ponderação, a igualdade das decisões aplicadas pela lei.

Deusa de olhos vendados - Themis - significa o desejo de nivelar o tratamento jurídico de todos por igual, sem nenhuma distinção. Tem o propósito da imparcialidade e da objetividade.

Deusa de olhos abertos e sem venda - Themis - Pode ser interpretada como a necessidade de não deixar que nenhum pormenor relevante para a aplicação da lei seja desconsiderado, avaliar o julgamento de todos os ângulos.

O Direito sem a balança para pesá-lo é força bruta e irracional.E sem a espada para obrigar sua aplicação é a fraqueza do Direito. Um deve completar o outro para que a Jutiça seja a mais justa possível. Nem sempre a idéia de justiça está ligada à sua imagem, vez que não apresenta a mesma importância de outrora.


CRÉDITO FONTE: http://juizfelipe.wordpress.com/2009/06/


HOMENAGEM:

Neste dia 08 de dezembro - Dia da Justiça, quero aqui, de coração e com imenso carinho prestar as minhas homenagens ao Magníficos e Excelentíssimos Senhores - Doutor Paulo Roberto Cavalheiro Pereira - Juiz de Direito, e ao Doutor Wilson Tomé Tropiani - Promotor de Justiça; Representantes da Justiça em nossa Cidade e Comarca de Cidade Gaúcha.
Doutor Paulo e Doutor Wilson, ambos com os seus trabalhos voltados e prestados com imensurável retidão, caráter e exemplos; de forma humana professam, lapidam e constroem a Justiça em nossa Cidade e Comarca; sempre de maneiras sublimes em suas ações voltadas a construção do Bem Comum. Os trabalhos destes cidadãos orgulham a nós - o Povo de Cidade Gaúcha.
Agradeço a Deus, ao Dr. Paulo e ao Dr. Wilson: Obrigado por Vocês existirem, serem como são e por fazerem parte de nossas vidas, da vida do nosso povo.