ILHA SOLTEIRA - SP, É QUASE UM PARAISO!!

ILHA  SOLTEIRA - SP,  É QUASE UM PARAISO!!
OS MEUS JARDINS E QUINTAIS EM MINHA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA !! A Minha Amada, deitada eternamente em berço esplêndido; ao som do Rio Paraná e à luz deste céu profundo!! (Crédito da Foto: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=210844 )

CORAÇÃO CIVIL

PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS CLIC EM II (Pause) NO RÁDIO ACIMA.

__________________________________________

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

30 DE SETEMBRO - DIA DA SECRETÁRIA !!

De forma merecida as secretárias têm o dia de hoje – 30 de setembro – dedicado em homenagens a ELAS !!
É através dos trabalhos e da dedicação das secretárias, que, com simpatia, carinho, firmeza, presteza; em diversos locais de trabalho, quer seja em empresas privadas, organizações, instituições, bem como nos órgãos públicos; nós temos o auxílio para muitos de nossos trabalhos, afazeres, problemas, etc. O trabalho de secretária não se resume apenas no relacionamento com as pessoas – no atendimento ao público, aos funcionários, a chefia, entre outros – vai muito além!! É uma luta constante no dia-a-dia em busca do aperfeiçoamento profissional e pessoal; para tornar-se com eficiência e excelência uma agente de mudanças, através dos seus serviços de assessoria, como agente facilitadora.

Mas em se falando no dia da secretária, você sabe o motivo pelo qual o dia 30 de setembro foi intitulado como o dia da secretária? Existe também o dia nacional da Secretária(o), porque também tem o dia internacional da secretária(o) que é comemorado na última quarta feira do mês de abril. Tudo começou quando pela primeira vez uma mulher veio a escrever em público numa máquina de escrever, chamava-se Lilian Sholes, seu pai Christopher Latham Sholes inventou um tipo de máquina. Lilian Sholes nasceu em 30 de setembro de 1850, e por ocasião do centenário do seu nascimento foi feita várias comemorações e também concursos para eleger a melhor datilógrafa. Desta forma os concursos se tornaram um sucesso se repetindo a cada ano sempre em 30 de setembro e como participavam dos concursos várias secretárias, o dia passou a ser conhecido como o dia da secretária.

Lilian Sholes

HOMENAGENS AS AMIGAS SECRETÁRIAS !!

Quero aqui neste espaço, prestar as minhas sinceras homenagens Parabenizar e agradecer a todas as secretárias que trabalham no Órgãos do Serviço Público Estadual - em especial a todas as secretárias do nosso querido Colégio Estadual Marechal Costa e Silva e as secretárias do Serviço Público Municipal – da Prefeitura Municipal de Cidade Gaúcha, PR – em todos os seus postos de trabalho: Escolas, Creches, Departamentos e Secretarias Municipal e outros locais de trabalho. Também, com carinho especial e de coração, os meus agradecimentos a Amiga Tauana Ferri Almeida, Secretária do Sindicato dos Servidores Públicos Muncipais, SINDISERV; a Amiga Maria Sônia Silva de Oliveira -- Secretária da nossa Secretaria Municipal de Saúde; e também a nossa querida Amiga Valderez Vieira Ibiapino – também da nossa Secretaria Municipal de Saúde; que, com o seu carinho e presteza e a sua forma simples de ser; nos ajuda em nossa missão do dia-a-dia. A Todas as Secretárias um feliz dia, em homenagens, no trabalho, e em vossos Lares!! Com carinho, um forte abraço fraterno e um beijo no coração!!

Crédito fotografia de Lilian Shole:

terça-feira, 29 de setembro de 2009

FLORES DO JARDIM DE MARIA !!

ABENÇOADA SÃO AS MÃOS DAS PESSOAS QUE LIDAM COM AS FLORES !!
AS FLORES SÃO OBRAS DA NATUREZA, CRIAÇÃO DE DEUS - PAI DE TODA A NATUREZA E FORÇA MAIOR QUE REGE TODO O UNIVERSO -
Maria tem esse dom natural. além de cuidar tão bem das flores que há em seus jardins, dedica-se a elas, com carinho e amor; auxiliando a estes seres naturais - as flores - a viverem e se tornarem ainda mais belas e a se sentirem também parte integrante de Nossa Família, e fazer com que a Nossa Família seja parte integrante também das famílias que há em nossos jardins !!
UM TIPO DE ORQUÍDEA QUE ENCONTREI NA CIDADE DE PRIMAVERA - SP
A MESMA FLOR DE ORQUÍDEA EM OUTRO ÂNGULO
A FLOR TEM VIDA DE APENAS UM DIA

FLOR DA LUA - UM CACTUS RARO !!

A FLOR DA LUA ABRE DURANTE A NOITE E DURA APENAS UMA NOITE. POR ISSO TEM O NOME DE FLOR DA LUA.
MARGARET MEE

Margaret Ursula Mee (Chesham, 1909 — Inglaterra, 1988) foi uma artista botânica inglesa que se especializou em plantas da Amazônia brasileira .
Ela estudou arte na "St. Martin's School of Art", no "Centre School of Art" e na "Camberwell School of Art" em
Londres, recebendo o diploma de pintura e design em 1950.
Mudou-se para o Brasil com Greville, seu segundo marido, em
1952 para ensinar arte na Escola Britânica de São Paulo, tornando-se uma artista de botânica pelo Instituto de Botânica de São Paulo em 1958, explorando a floresta tropical e mais especificamente o estado do Amazonas, a partir de 1964, pintando as plantas que viu e colecionando algumas para posterior ilustração. Criou quatrocentas pranchas de ilustrações em guache, quarentas sketchbooks e quinze diários.
Mee morreu na Inglaterra em
1988 em um acidente de automóvel. Em sua honra foi fundada a "Margaret Mee Amazon Trust", organização para educação e para a pesquisa e conservação da flora amazonenses, promovendo intercâmbio para estudantes de botânica e ilustradores de plantas brasileiros que desejam estudar no Reino Unido ou conduzir pesquisa de campo no Brasil.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Margaret_Mee

FLOR DA LUA
Maravilha da Natureza o Selenicereus grandiflorus (ou wittii) é um tipo de cactus que só floresce à noite. Suas flores são enormes, lindas e perfumadas, e duram somente uma noite, daí um de seus nomes populares ser Flor da Lua. Mas também é conhecida como Cactus Noturno, Rainha da Noite, Flor da Noite.
Margaret Mee nasceu na Inglaterra, e a partir de 1947 passou a se dedicar à arte. Em 1952, com 43 anos de idade, chegou ao Brasil, indo morar em São Paulo e a rica mata atlântica, principalmente as bromélias, tiveram papel muito importante no amadurecimento da pintura de Mee.Em 1956, a inglesa conheceu a Amazônia e ficou encantada com a beleza da floresta. Nas 15 viagens que fez à região, Mee desenhou muitas espécies, algumas ainda desconhecidas.No último ano de sua vida, Mee foi à floresta amazônica em busca de um raro cacto, o Selenicereus wittii ‐ conhecido como ’flor da Lua’ pelas flores brancas que desabrocham apenas à noite.

FONTE:
http://floradaserra.blogspot.com/2009/01/flor-da-lua.html

ROSA VERMELHA EM CACHOS

DICA DE SAUDE

ALHO COM AZEITE DE OLIVA
ALHO COM AZEITE DE OLIVA

Resultados conhecidos:
Desaparecem as dores de articulações;
Limpeza das artérias devido a presença dos ácidos graxos insaturados do azeite;
Dissolve sangue pisado em derrame ocular, trombos.
Protege contra gripes e infecções;
Melhorar poder das cordas vocais;
Limpa pulmões.


Como preparar:
Um dente de alho para cada 20 quilos de peso.
Esmagar os dentes alho cru, e colocá-los dentro do azeite de Oliva extra-virgem (um ou duas colheres da sopa) por um prazo mínimo de 30 minutos.
Pode-se colocar a mistura no alimento habitual, ou em caldos quentes.


Como usar:
O tratamento é feito à noite, pois sobrevém uma sonolência e depois sono profundo e reparador.
Esse tratamento deve ser feito durante 4 meses seguidos.
Depois desse período descansa uma semana por cada mês.
Outros a serem complementados por aqueles que fizerem esse tratamento com fé.
Deve ser combinado com outros tipos de alimentos saudáveis.
FONTE:
http://www.orientacoesmedicas.com.br/default.asp

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

M Ú S I C A

ZÉLIA DUNCAN

A GRANDE - SUPER - MAGNÍFICA ZÉLIA !!

NÃO VÁ AINDA - UMA DAS CANÇÕES QUE EU GOSTO DE ZÉLIA DUNCAN
.

28 DE SETEMBRO - DIA DA LEI DO VENTRE LIVRE

LEI DO VENTRE LIVRE

FOTOGRAFIA DO DOCUMENTO DE PROMULGAÇÃO DA LEI DO VENTRE LIVRE

Crédito: http://200anos.fazenda.gov.br/linha-do-tempo/1800-1899/linha-do-tempo/1800-1899/Lei_Aurea.jpg

Dia da Lei do Ventre Livre

Em 28 de Setembro de 1871 é promulgada no Brasil a Lei do Ventre Livre, concedendo a condição de livre aos filhos de mulher escrava que nascerem desde a data da lei. Tratou-se apenas de um tímido avanço nas conquistas em direcção à abolição da escravatura no Brasil.Em 1871, o Visconde do Rio Branco é convidado a formar um novo gabinete. Ele escreve várias cartas a políticos do Partido Conservador, propondo-lhes fazer parte de seu gabinete sob a condição de aprovarem quatro reformas prioritárias: o sistema eleitoral, a administração da justiça, aguarda nacional e o elemento servil. Estas quatro questões compõem o contexto político social em que se encontrava o Brasil. Dentro do projeto que abordava a questão escravista, foi criada a Lei Rio Branco, mais conhecida como Lei do Ventre Livre; este projecto de lei, aprovado em 28 de Setembro de 1871, estabelecia a liberdade para os filhos de escravas nascidos depois desta data. Os senhores enfrentavam o problema do progressivo envelhecimento da população escrava, que não poderia mais ser renovada. Apesar de persistir, a escravidão perdia forças.A proposta de lei que mais tarde daria lugar à Lei nº 2040, a Lei do Ventre Livre, muito sumariamente consistia:

Artigo 1º. Os filhos da mulher escrava, que nascerem no Império desde a data desta lei, serão considerados de condição livre.

§ 1º. Os ditos filhos menores ficarão em poder e sob a autoridade dos senhores de suas mães, os quaes terão a obrigação de crial-os e tratal-os até a idade de oito annos completos.Chegando o filho da escrava a esta idade, o senhor da mãe terá a opção ou de receber do Estado a indemnisação de 600$000, ou de utilisar-se dos serviços do menor até a idade de 21 annos completos.No primeiro caso o Governo receberá o menor e lhe dará destino, em conformidade da presente lei.A indemnisação pecuniaria acima fixada será paga em títulos de renda com o juro annual de 6%, os quaes se considerarão extinctos no fim de 30 annos. A declaração do senhor deverá ser feita dentro de 30 dias, a contar daquelle em que o menor chegar á idade de oito annos; e, se a não fiser então, ficará entendido que opta pelo arbitrio de utilisar-se dos serviços do mesmo menor.

§ 2º. Qualquer desses menores poderá remir-se do onus de servir, mediante prévia indemnisação pecuniaria, que por si ou por outrem offereça ao senhor de sua mãe, procedendo-se à avaliação dos serviços pelo tempo que lhe restar a preencher, se não houver acordo sobre o quantum da mesma indenização.

PARA LER A LEI NA ÍNTEGRA ACESSE O LINK ABAIXO:
http://www.dhnet.org.br/direitos/anthistbr/imperio/ventrelivre.htm

domingo, 27 de setembro de 2009

N O S T A L G I A

O tema NOSTALGIA será postado nos dias de domingo.
Tenho para mim, que os dias de domingo - O primeiro dia da semana, destinado ao descanso e à oração - é também o dia da semana, no qual relembramos e revivemos muitas passagens em nossas vidas. Lembranças que guardamos na memória e no coração, com muitas saudades. Creio que a forma nostálgica para a qual todos nós nos transportamos em alguns momentos da vida, é também os alicerces que nos ajudam a construirmos as nossas vidas; a planejar o nosso futuro e também a repassarmos para as pessoas a quem amamos; os momentos felizes em que já pudemos vivenciar, durante esta dádiva concedida a nós por DEUS - A NOSSA VIDA !!
UMA DAS MINHAS BOAS LEMBRANÇAS NA VIDA FOI PARA MIM UM GRANDE HERÓI - TARZAN - DESDE OS TEMPOS DE GAROTO, DESDE OS MEUS 8 ANOS DE IDADE. TALVEZ, CREIO EU, QUE A LENDA DE TARZAN, FOI O QUE ME AJUDOU A APRENDER E A SENTIR O AMOR QUE EU TENHO PELA NATUREZA . . .
TARZAN - O REI DAS SELVAS
BONS TEMPOS AQUELES DOS FILMES DE TARZAN NAS MATINÊS DOS DIAS DE DOMINGO !!CHITA - BOY - TARZAN - JANE
JOHNNY WEISSMULLER
O MELHOR ATOR INTÉRPRETE DE TARZAN



EDGAR RICE BURROUGHS
AUTOR DA ESTÓRIA DE TARZAN DOS MACACOS - EM 1912.

Tarzan é um personagem de ficção criado pelo escritor estadunidense Edgar Rice Burroughs no romance Tarzan of the Apes (Tarzan dos macacos), de 1912. O personagem apareceu em mais vinte e quatro livros e em diversos contos avulsos. Outros escritores também escreveram obras com o herói: Barton Werper, Fritz Leiber, Philip José Farmer etc.
Nascido em 1912, fruto da imaginação e da inspiração do escritor norte-americano Edgar Rice Burroughs (1875-1950), "Tarzan" é talvez o maior mito do século XX e a mais duradoura referência da moderna cultura popular. Com efeito, não será exagero considerar "Tarzan" o mais célebre herói de ficção do século passado, ultrapassando em popularidade outros heróis igualmente famosos, tais como "Tintin", "Astérix", "Rato Mickey", "Super Homem", "Flash Gordon", "Mandrake", "Fantasma", "Príncipe Valente", entre muitos outros.
"Tarzan" conseguiu, de fato, o feito extraordinário de estender o seu domínio a áreas tão diversificadas como a literatura, o cinema, a televisão, o rádio, a banda desenhada, os desenhos animados ou os jogos de vídeo. Ironicamente e de forma paradoxal, constata-se que se, por um lado, é ao cinema que a figura do "Rei da Selva" deve a sua fama universal e imortalidade, por outro lado, foi essa mesma "Sétima Arte" que mais distorceu o espírito inicial da criação do genial Edgar Rice Burroughs.

Foi na edição de Outubro de 1912 da revista mensal "The All-Story" que começou a ser publicada uma espécie de fábula moderna intitulada "Tarzan of the Apes" ("Tarzan dos Macacos"), assinada pelo escritor Norman Bean, pseudónimo usado, inicialmente, por Edgar Rice Burroughs. Perante o êxito alcançado pela narrativa - que contava as atribulações e peripécias vividas pelo filho de um lorde inglês (Greystoke) que é educado por gorilas e chimpanzés na floresta equatorial africana - tanto o público leitor como o editor pediram a Burroughs que acrescentasse mais episódios e prolongasse as histórias por mais uns tempos.
A história de "Tarzan" inicia-se quando, na sequência de um naufrágio, o casal aristocrático inglês, Lord Greystoke, esposa e filho conseguem chegar a uma praia, na costa africana. Os seus pais morrem pouco tempo depois e deixam orfão o pequeno branco indefeso, que é recolhido e protegido por "Kala", uma grande fêmea gorila que o livra de uma morte certa. Criado no seio dos símios superiores na mais completa liberdade, o jovem "Tarzan" vai, progressivamente, adquirindo uma notável robustez e agilidades físicas e aprende, inclusivamente, a linguagem dos animais.
Mais tarde, "Tarzan" conhece uma moça chamada "Jane", que se torna a sua inseparável companheira de muitas aventuras pelos quatro cantos do planeta, penetrando em mundos fantásticos, como, por exemplo, quando descem ao centro da Terra ou visitam civilizações míticas perdidas na alvorada dos tempos.
Entretanto, "Tarzan" adquire um profundo sentido de humanidade e de justiça, pondo-se ao serviço dos indefesos e de causas nobres, combatendo tribos selvagens e homens brancos gananciosos e desonestos. Quando um dia, "Tarzan" descobre as suas próprias origens, regressa a Inglaterra e a Londres para uma curta estadia, mas rapidamente chega à conclusão de que o mundo dito civilizado e os costumes burgueses não são feitos para ele e decide, assim, regressar definitivamente à selva africana. Edgar Rice Burroughs destacou-se, sobretudo, pela sua inteligência intuitiva, possuindo uma grande inspiração criativa e imaginação, aliando a estas qualidades, um extraordinário dom de contar histórias e de criar climas de suspense. A África que utiliza para pano de fundo das suas narrativas e aventuras nada tem que ver com o continente real, pois trata-se de uma África "fantasma", "imaginária" e "irreal", habitada por povos estranhos, descendentes de antigos fenícios, romanos ou cruzados.
Russ Manning foi outro importante artista de banda desenhada que se ocupou da série "Tarzan" e foi, inclusivamente, de todos os autores, aquele que se manteve mais fiel ao espírito da obra de Edgar Rice Burroughs, tendo começado a desenhar "Tarzan" a partir do fim da década de 60, quer nas pranchas diárias, quer nas páginas dominicais.
Apesar de, desde 1929 até aos nossos dias, terem passado diversos autores e artistas pela série "Tarzan", nunca a figura do "Rei da Selva" foi tão exaltada e glorificada como pelo génio de três grandes mestres: Harold Foster, Burne Hogarth e Russ Manning. Na verdade, fica-se a dever, sobretudo, a estes três artistas norte-americanos uma das mais portentosas criações da banda desenhada mundial, que, além de dar outra dimensão ao mito criado por Edgar Rice Burroughs, renovou por completo a técnica, a estética e a temática das "histórias aos quadradinhos".

Os livros Dezoito livros de Tarzan foram publicados no Brasil pela Cia. Editora Nacional a partir de 1933, na lendária coleção Terramarear. As traduções foram feitas por importantes escritores, como Monteiro Lobato, Godofredo Rangel, Manuel Bandeira e outros. Na década de 1970, a Editora Record relançou desses oito volumes, com capas de Burne Hogarth. Já em Portugal, a editora Portugal Press, de Lisboa, editou a obra completa do herói.

O ESCRITOR AUTOR DE TARZAN - Edgar Rice Burroughs - QUANDO ERA CRIANÇA.

CAPA DE GIBI - RON ELY E MANUEL PADILHA (BOY)
UMA DE MINHAS COLEÇÕES NOS TEMPOS DE CRIANÇA E ADOLESCENTE !!
ATORES QUE INTERPRETARAM TARZAN NOS FILMES:
GORDON SCOTT

CHRISTOPHER LAMBERT

MIKE HENRY

RON ELY
FOI O TARZAN DAS TARDES NA TV

JOHNNY WEISSMULLER - TARZAN - JANE - BOY

MILES 0' KEEFFE


WOLF LARSON

LEX BARKER

BUSTER CRABBE



ASSISTA A TRÊS TRAILLER'S DOS FILMES DE TARZAN !!
Créditos das fotografias:

sábado, 26 de setembro de 2009

POESIA

FESTIVAL DE CALOUROS - 1995 - GINÁSIO DE ESPORTES TANCREDO NEVES
2º COLOCADO - MÚSICA " UM ÍNDIO " (CAETANO VELOSO)


Música

Há uma música em mim
Ela é bem assim,
Canto nos compassos do meu respirar
E nas batidas do meu coração,
A música é minha oração.

Quando eu canto me encanto,
Elevo e me transcendo em vôos de pássaros;
Me acalma, anima minha alma,
Forma-se em mim os quatro elementos:
Terra, água, fogo e ar. .

Na canção junto todos
E tudo o que eu gosto
Num só palco:
As estrelas do firmamento.
É neste universo que eu me oriento.

Com o canto que canto, o amor me conduz;
Em meus amigos e irmãos
Sou lembrado com o coração,
Me faço presente, eternamente,
Sou toda essa gente – Seres de Luz !

Nos braços do violão
E nos acordes da canção
Meus caminhos eu traço
Por infinitos compassos
Arte e dom que Deus me deu, a canção sou eu.

Canto como quem comunga o pão,
Canto como oração,
Canto minha vida
Por todas as entradas e saídas,
Em batalhas felizes ou sofridas.

É bálsamo, me satisfaz,
Eu te mereço, e te agradeço
Com a mais perfeita paz,
Porque vós sois gentes lindas
E tens nome doce – Música !


Val Minillo.

HOMENAGEM:
Dedico esta poesia aos amigos músicos – Seres de Luz – que através do ofício e da arte da música, põem o pão à mesa em Vossos Lares; levando também através da dedicação, a alegria ao público – ao povo !!
Pelos bons momentos que pude viver, conviver, e mesmo que, em breves momentos com alguns amigos; dedico a todos, com carinho, esta singela homenagem; a todo vocês AMIGOS: Biel - Tavinho Limma - Oswaldo Zanqueta – Zé Alexandre – Eudes Fraga – Zebeto Corrêa – Bilora – João Aluá – Antonio Carlos Vercesi – Moní Corrêa – Denis Ferrerira – Alan Ferreira – Osni Ribeiro – Kleber Silveira – Dante Ramon Ledesma.

CULTURA

O SOL !!

IMAGEM GARIMPADA NA INTERNET

Sol - (do latim Sol).
O Sol é o objeto mais prominente em nosso sistema solar. É o maior objeto e contém aproximadamente 98% da massa total do sistema solar. É a estrela central do nosso sistema planetário solar. Atualmente, sabe-se que em torno dele gravitam pelo menos oito planetas, quatro planetas anões, 1.600 asteróides, 138 satélites e um grande número de cometas. Sua massa é 333.000 vezes a da Terra e o seu volume 1.400.000 vezes o volume do nosso planeta. A distância do nosso planeta ao Sol é de cerca de 150 milhões de quilômetros ou 1 unidade astronômica (UA). A luz solar demora 8 minutos e 18 segundos para chegar à Terra.

Estrutura solar
O Sol, tal como as restantes
estrelas, é uma esfera de plasma que se encontra em equilíbrio hidrostático entre as duas forças principais que agem dentro dele: para fora a pressão termodinâmica, produto das altas temperaturas internas, e para dentro a força gravitacional. A estrutura solar pode ser dividida em duas grandes regiões: o Interior e a Atmosfera, entre elas se encontra uma fina camada, que pode ser considerada a superfície, chamada Fotosfera.

Interior solar
O interior solar possui três regiões bem diferentes: o núcleo, que é onde se produzem as reações nucleares que transformam a massa em energia através da fusão nuclear. Acima desta achamos a região radioativa e por último a região convectiva. Nenhuma destas regiões pode ser observada de forma direta já que a radiação é completamente absorvida (e reemitida) e o conhecimento que temos delas é através de modelos teóricos ou observações indiretas, principalmente por meio da heliosismologia.

Superfície e atmosfera solar
Por cima da região convectiva encontramos a fotosfera. A luz irradiada pela fotosfera não é completamente atenuada pelas camadas superiores e portanto se converte na região mais funda que podemos observar do Sol. Na fotosfera, a emissão acontece em todas as bandas do espectro luminoso produzindo a luz branca característica do Sol ao olho nu. A região encontra-se a uma temperatura média de 5.775 K (ou 5.502 oC) e tem uma densidade de 1014 a 1015 partículas por cm³.

As camadas superiores à fotosfera são chamadas de atmosfera solar. A primeira, logo acima da fotosfera, é a cromosfera, cuja temperatura varia dos 6.000 K até os 30.000 K, com uma espessura de uns 2.300 km, embora existe muita controvérsia a respeito.

A camada mais externa chama-se coroa, e sua temperatura vai de 1 milhão até vários milhões de graus kelvin. Em contrapartida a densidade da coroa é muito baixa, sendo de 1010 cm−3 em sua base e diminuindo em direção oposta ao centro do Sol. A coroa não possui limite superior, pode-se dizer que ela se estende pelo Sistema Solar inteiro. Entre a cromosfera e a coroa há uma estreita faixa chamada região de transição. Um dos grandes problemas da física solar é explicar que mecanismo consegue aumentar a temperatura da atmosfera solar dos perto de 5.500 K da fotosfera para o milhão de graus da Coroa.

Ciclo solar
O ciclo solar tem muitos efeitos importantes, que influenciam nosso planeta. Estudos de heliosismologia executados a partir de sondas espaciais permitiram observar certas "vibrações solares", cuja freqüência cresce com o aumento da atividade solar, acompanhando o ciclo de 11 anos de erupções, a cada 22 anos existe a manifestação do chamado hemisfério dominador, além da movimentação das estruturas magnéticas em direção aos pólos, que resulta em dois ciclos de 18 anos com incremento da atividade geomagnética da Terra e da oscilação da temperatura do plasma ionosférico na estratosfera de nosso planeta.

Ionosfera
A ionosfera se localiza entre 60 e 400 km de altitude, é composta de íons, plasma ionosférico, e, devido à sua composição, reflete ondas de rádio até aproximadamente 30 MHz.

Fotosfera
A fotosfera do Sol é uma camada com 100 km de espessura e aparência granulada; isso é chamado de granulação fotosférica. Os grânulos são, na realidade, os topos de células de convecção que trazem o plasma quente desde o interior solar, tem em torno de 1000 km de diâmetro. Outras formações notáveis da fotosfera são as manchas solares, regiões mais frias que parencem mais escuras que seus arredores mais quentes e mais brilhantes.As manchas solares são associadas a intensos campos magnéticos ou perturbações desses campos. O total de manchas solares e da atividade relacionada varia entre um mínimo e um máximo num ciclo de onze anos.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

MEMBROS DA FAMÍLIA !!

UMA NOVA FAMÍLIA ESTÁ SE FORMANDO EM NOSSO LAR !!

A NOSSA JABUTICABEIRA ESTÁ NOS PRESENTEANDO NOVAMENTE COM OS SEUS FRUTOS!! ESTA É A TERCEIRA VEZ QUE ELA ESTÁ PROVENDO OS SEUS FRUTOS. PARECE-ME, QUE DESTA VEZ SERÃO MUITAS AS JABUTICABAS PARA SABOREARMOS; E ENQUANTO SABOREARMOS OS SEUS FRUTOS, TAMBÉM CONVERSAREMOS COM ELA. DA PRIMEIRA VEZ QUE ELA NOS PROVEU OS FRUTOS, FORAM TALVEZ UMAS DEZ JABUTICABAS. NA SEGUNDA VEZ, CREIO QUE FORAM ENTRE UMA A DUAS CENTENAS. IREMOS SEMPRE AGRADECER A DEUS PELOS FRUTOS QUE NOS CONCEDE EM NOSSO JARDIM; NOS JARDINS DE NOSSO LAR.

NO DIA DE ONTEM - QUINTA-FEIRA, 24 DE SETEMBRO; UMA SURPRESA SE FEZ ACONTECER, QUANDO FUI COLHER ALGUMAS JABUTICABAS; ENTÃO A MINHA FILHA CAÇULA - A SARA - ANUNCIOU, ME PERGUNTANDO: "PAI, VOCÊ VIU O NINHO NO PÉ DE JABUTICABAS ?!". ENTÃO, EU DISSE A ELA QUE NÃO VI O NINHO!! A SARA ME DISSE: "É UM NINHO DE POMBINHA". EU RESPONDI A ELA QUE POMBINHA NÃO FAZ NINHOS EM ÁRVORES ASSIM TÃO BAIXINHAS!! FUI CONSTATAR. . . ENTÃO, EU DISSE A ELA: "É UMA ROLINHA. ELA TEM DOIS OVINHOS!!"

AO FINAL DE MAIS UM DIA, EM MINHA ORAÇÃO ANTES DO NOSSO REPOUSO; AGRADECI A DEUS POR MAIS ESTA BENÇÃO - POR ESTA FAMÍLIA - QUE ESTÁ NOS PRESENTEANDO, COM A SUA MORADA TER SIDO ESCOLHIDA EM NOSSO LAR!!

SEJA SEMPRE BEM VINDA IRMÃ ROLINHA E SEUS FILHOTES, AGORA E SEMPRE EM NOSSO LAR!!

LEMBRO-ME, QUE NO DIA EM QUE CHEGUEI A ESTA CIDADE - FOI EM JANEIRO DE 1991 - O PRIMEIRO AMIGO QUE FIZ POR AQUI, FOI UM FILHOTE DE PARDAL; O QUAL, EU ENCONTREI COM A ASA QUEBRADA. POR UNS 15 DIAS CUIDEI DO PEQUENINO ATÉ QUE PUDESSE ALÇAR VÔO. . .

O LAR DA SENHORA ROLINHA, COM OS SEUS DOIS FUTUROS FILHOTES !!

CUIDADOS COM O NINHO E OS OVINHOS.
QUASE IMPERCEPTÍVEL !!

BOA MORADA !!

ROLINHA:

Família: Columbidae Espécie: Columbina talpacoti
Comprimento: 17 cm. Presente em todo o Brasil, e também do México à Bolívia, Paraguai e Argentina. Na Amazônia é encontrada apenas localmente, estando ausente de áreas com extensas florestas. É a mais conhecida das pombinhas brasileiras, sendo comum em áreas abertas, campos, plantações e áreas urbanas. Alimenta-se de grãos e sementes no chão. Vive solitária, aos pares ou em grupos de tamanhos variáveis. Quando assustada, voa por distâncias curtas, executando um som com as asas.
Faz um ninho raso, localizado a 1 m de altura ou mais, em meio a arbustos. Nas cidades, costuma fazer ninho sobre vigas, debaixo de telhas, em coberturas de edifícios ou galpões. Põe 2 ovos brancos. O macho é marrom-ferrugíneo com a cabeça cinza-azulada; a fêmea é inteiramente marrom-clara. Conhecida também como rola-caldo-de-feijão, rolinha-comum, rola-cabocla

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

FAMÍLIA MINILLO - ONDE TUDO COMEÇOU

CREIO EU, QUE NO BRASIL, A NOSSA FAMÍLIA - MINILLO - INICIOU-SE ATRAVÉS DESTE CASAL:

SENHORA ROSA CALABRESI MINILLO: italiana, natural de Santelmo; nascida a 06 de janeiro de 1885. Casou-se com João Minillo, italiano, nascido em Campobasso a 13/05/1877. Filha de Miguel Calabresi e Anna Difonso. Tem 9 filhos maiores de 18 anos. Todos brasileiros. Doméstica, residente à Rua Buarque de Macedo, 318. Chegou ao Brasil em 1894, desembarcando em Santos do navio “Umberto I”.

NÃO HÁ REGISTRO DA FOTOGRAFIA DA SENHORA ROSA CALABRESI MINILLO.

JOÃO MINILLO - MEU BISAVÔ

SENHOR JOÃO MINILLO: italiano, natural de Madrige; nascido a 13 de maio de 1877. Viúvo de Rosa Calabrezi Minillo. Filho de Miguel Minillo e de Estela Bruneta. Pedreiro, residente em Piraju, à Rua Buarque de Macedo, 318. Não tem filhos menores de 18 anos. Chegou ao Brasil em 24 de junho de 1894, desembarcando em Santos, do vapor “Sulferino”.

DE CORAÇÃO OS MEUS AGRADECIMENTOS AO AMIGO LUIZ GUSTAVO SCHWERZ DE LUCENA - PELA AJUDA NA OBTENÇÃO DA FOTOGRAFIA DE MEU BISAVÔ.GRANDE ABRAÇO GUGA !!

FOTO DA CIDADE DE PIRAJU - SP - POR SATÉLITE - GOOGLE

VISTA AÉREA DE PIRAJU - SP - RIO PARANAPANEMA

VISTA AÉREA DE PIRAJU - SP - RIO PARANAPANEMA

VISTA AÉREA DE PIRAJU - SP - RIO PARANAPANEMA

O SÍMBOLO DA CIDADE DE PIRAJU - NA ENTRADA DE ACESSO A CIDADE.
A PALAVRA PIRAJU - TEM ORIGEM NA LÍNGUA TUPI - SIGNIFICA: PEIXE AMARELO.

IGREJA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO
ONDE OS MEUS PAIS SE CASARAM !!
ONDE EU FUI BATIZADO !!

EU E MARIA - CACHOEIRA EM PIRAJU

AOS FAMILIARES QUE POSSUEM OU ENCONTREM OS DADOS SOBRE A NOSSA FAMÍLIA E QUEIRAM DISPONIBILIZÁ-LOS - POR GENTILEZA - ENTREM EM CONTATO.